Skip to main content
Header

Reclamação instalação de serviços

Bom dia, venho aqui reportar uma situação que aconteceu na instalação em minha casa na passada terça-feira, o técnico que veio fazer a instalação, estava muito pouco preparado, fez a instalação à pressa e às três pancadas, colou-me um cabo preto por cima das ombreiras das portas em vez de criar buracos nos rodapés e fez questões técnicas à minha esposa que o recebeu para as quais ela não tinha o conhecimento para responder, e pressionou que precisava saber essa informação para proceder à instalação. Pressão essa que deu a entender seria porque ele queria despachar-se para ir fazer outra instalação. (As questões feitas teriam algo a ver com o local onde estaria a caixa de rede? do prédio ou algo semelhante não sei a linguagem técnica.)

Apesar de essa situação ser inoportuna, não é por essa razão que estou a fazer esta reclamação.

No decorrer da instalação, o técnico perguntou se podia passar o cabo por um buraco que estava no momento a passar a vodafone. Eu confirmei que sim, e que podia retirar o cabo da vodafone. Este buraco continha 2 cabos, o cabo do serviço da vodafone e o cabo de Rede Cat6 que estava a connectar o router no corredor a um switch no meu quarto, cabo esse que se estende por cerca de 20m. Ao retirar o cabo da vodafone, o técnico viu que o cabo coaxial da nos era mais grosso pelo que não caberia então decidiu, cortar-me o cabo de rede fazendo assim com que a internet por cabo para o meu quarto deixasse de funcionar. Ao confrontar o técnico com essa situação o mesmo recusou-se a substituir o cabo, dizendo que “só trabalhamos com cabo coaxial”.

Nunca numa instalação de serviço, tive este problema. Em todas as casa que morei sempre me colocaram o serviço e uma ligação por cabo para um dos meus equipamentos, nomeadamente o computador.

Já apresentei a queixa por telefone, e na loja. Pelo que deixo aqui fotos do trabalho efetuado pelo técnico e fico a aguardar por uma resolução.

Para além do acima mencionado, quando o técnico acabou de instalar o serviço, tendo apenas colocado a internet e tv funcionais, ou seja ligou os equipamentos, ainda não tendo colado os cabos na parede, disse que teriamos de assinar a confirmação de que tinha feito a instalação e iria proceder em seguida a colar os mesmos cabos.

Algo que para mim é novo, porque sempre numa instalação só assinei depois de estar tudo terminado e no seu lugar. Ainda assim, verifiquei a cobertura de internet, (sinal por cabo) através do meu macbook e como estava com a velocidade contratada assim como a televisão pela box funcionava (só tenho uma tv) assinámos em como tinha sido instalado o serviço.

Entretanto verifico que o router instalado dá muito pouco sinal wifi (tendo em conta que segundo o comercial teria wifi6) sendo que está constantemente a falhar, apenas tem 2 barras no nosso quarto.

Sendo que os problemas ainda não eram suficientes. O comercial ofereceu no serviço um equipamento de telefone, o qual não foi instalado pelo técnico nem fornecido em loja, porque o mesmo não colocou essa informação na adesão do contrato.

Penso que esta situação é lastimável e uma forma muito triste de começar o nosso contrato do serviço. Estamos inclusive a pensar revogar o contrato porque ainda estamos dentro do tempo para a possibilidade do mesmo.

PS: Falaram que iriam me ligar ontem com a resolução da situação e ainda não recebemos nenhum contacto.

5 Comentários

Jorge C
Super User
  • 8460 comentários
  • 13 de junho de 2024

Bom dia @André Messejana,

Lamento a situação, na minha opinião, se achava que a instalação não estava completa poderia não ter assinado a intervenção, o que lhe daria legitimidade para reclamar.

A instalação não contempla cabos de rede.

A sua instalação inclui o fornecimento e instalação do cabo necessário à rede de Cliente e uma tomada (se solicitada instalação com tomada) e acessórios de instalação, bem como a respetiva ligação na morada de instalação; (ii) o cabo será instalado à vista, salvo se o local já dispuser de infraestruturas de passagem (sendo as soluções especiais de instalação a pedido do Cliente objeto de orçamentação); (iii) às tomadas adicionais e outros equipamentos adicionais, além dos previstos nas Condições Específicas, são aplicáveis os preços e as condições de fornecimento específicos em vigor.

Como aparentemente já tem um caso aberto, sugiro que aguarde o contacto.

Obrigado.

ℹ️ NOS

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30316 comentários
  • 13 de junho de 2024

Boa tarde @André Messejana,

Agradecemos a sua partilha e lamentamos a situação que descreve.
O seu testemunho é importante para nós e vamos ajudar a analisar e acompanhar este tema.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

• 39 comentários
  • 5 de março de 2025

Boa Tarde

Sr André Messejana

1- Instalação está toda mal feita (pelas fotos)

2- Cabo de Rede a NOS (técnico) deveria lho pagar não pode estragar material próprio do cliente e poderia facilmente desligar o cabo apenas ou mesmo cortando o cabo se tiver comprimento pode ser cravado depois nas fichas mas não era preciso o cortar pq ele desliga excepto se encravado na parede e antes deveria o avisar nao é intimidar com só usamos coaxial.

Outro ponto importante um “cabo de rede” por norma não é para estar dentro de uma parede em cabos estruturados, se estiver pelo menos em conduta, este serve para interligar equipamentos, pessoas colocam mas existe cabos "CMR" (Cable Management Rating) ou "CMP" (Cable Management Plenum) que podem estar dentro parede.

3- A primeira coisa da parte da NOS deveria receber é vamos corrigir.

4- Cabe-lhe a si decidir onde quer reclamar.

5- Técnico não sabe fazer instalações de forma correta a NOS tem de se pôr em dia com este e responsabilidades disto.

6- Como referiram aqui se não concorda com forma feita instalação não deveria assinar.

Cumprimentos

Jorge C
Super User
  • 8460 comentários
  • 5 de março de 2025

Boa tarde ​@wdk

Por favor detalhe a sua questão e coloque as fotos que refere para que a comunidade ajude. 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30261 comentários
  • 5 de março de 2025

@wdk, boa tarde. 
Estamos aqui para ajudar. 
Deste modo, caso tenha alguma questão, por favor, partilhe connosco, detalhando-a. 
Obrigado, 

Comentário