Skip to main content
Header

Reclamação – Falha Persistente do Equipamento por aquecimento excessivo

Mike Soares

Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar reclamação formal relativamente ao serviço prestado pela vossa empresa.

Após várias substituições do equipamento HFC 5.0 V1 e V2, o problema mantém-se exatamente o mesmo. Para além das temperaturas altas, tenho ficado inclusive sem serviço em diversas ocasiões, o que me causa transtornos significativos pois trabalho muito com internet.Temperaturas essas que chegam mesmo a 75 graus de processador fazendo com que o mesmo entre em modo de segurança e se desligue.

Recebi já a visita de vários técnicos ao domicílio, no quais no dia de hoje o qual reconheceram a anomalia e referiram que a solução definitiva passaria pela substituição do equipamento por um modelo superior giga Router. No entanto, a informação que dão aos referidos técnicos é colocar um modelos iguais com o mesmo problema pois já tive 3 modelo HFC V1 2 e fizeram-me fazer o upgrade para mais net para ter o V2 que por sinal tem o mesmo problema, apesar dessas indicações técnicas e as minhas queixas através do apoio da empresa tem sempre que colocar um modelo igual com o defeito já identificado, mantendo-se o problema por resolver. Indicando que é normal e pelo que tenho visto e lido é problema crónico destes routers. Normal não é um router chegar a temperaturas de 75 graus de processador temperaturas essas que são de um processador de computador, sendo assim acho melhor comprarem um cooler para arrefecimento do mesmo.

Considero inaceitável que, após múltiplas intervenções técnicas e trocas de equipamentos, continue sem uma solução eficaz e definitiva. Estou a cumprir com as minhas obrigações contratuais e exijo o mesmo profissionalismo e diligência por parte da vossa empresa. Falo com o vosso apoio ao cliente que de ajuda nada servem com despistes básico que qualquer cliente que tem anos de nos já sabe fazer sem ligar para o apoio. É inaceitável a empresa saber destas situações defeituosas e mesmo assim continuem a assobiar para o lado. Routers esse que estão a ser instalados nas residências dos novos clientes com o mesmo serviço que eu e basta ir ao site ver. É inadmissível tratar os clientes que por anos deram nome a esta empresa para serem tratados desta forma pela mesma. Preocupação da empresa novas adesões, clientes fidelizados encosta para canto, mas com tanta variedade de serviço vejo-me obrigado a entrar por este meio indo mesmo até ao fundo da questão. Nem que tenha de meter em contencioso

Solicito, assim, que seja feita a substituição do equipamento por um modelo adequado que resolva definitivamente a situação, visto que este modelo está com problemas de temperaturas. E basta ir a vários fóruns da internet que se vê essas mesmas queixas essas mesma que não aparecem aqui ao que acho estranho, ou que me seja apresentada uma solução concreta e imediata no prazo máximo de 48h que é o prazo que tem para intervenções técnicas.

Caso a situação não seja resolvida com urgência, reservarei o direito de recorrer às entidades competentes para defesa dos meus direitos enquanto consumidor. E proceder ao cancelamento do mesmo contrato mesmo estando dentro do período de fidelização.  E mais informo que esta mesma reclamação seguirá para o portal da queixa e livro de reclamações online.
Aguardo uma resposta célere.

Com os melhores cumprimentos,
Miguel Soares.

18 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 13, 2026

Boa tarde ​@Mike Soares,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, por favor, em que local se encontra instalado o router. Não existem dados que permitam concluir que se trate de uma situação transversal ao modelo de equipamento, pelo que a substituição deste por um de diferente modelo carece de alteração ao contrato. 

Indique-nos também, por favor, se nota algum tipo de anomalia na utilização do serviço de internet.

Obrigado

Mike Soares
  • Autor
  • Kilobyte
  • February 13, 2026

O router encontra-se em cima de um móbil de sala junto à tv sem qualquer obstáculo que impeça o bom funcionamento do mesmo. E os plumers não são detetados depois do mesmo se reiniciar ou seja tenho de os desligar da tomada e voltar a ligar para serem reconhecidos. Mas deve ter essas informações nos reportes que tenho feito aos colegas do apoio. Já vou no 3 router e os problemas são sempre os mesmos ou seja router desliga de forma automática e antes tenho quebra de velocidade, só me leva a direcionar para que o mesmo entra em modo de segurança por causa da temperatura excessiva do processador e se desliga sozinho isto aconteceu em todos os routers que tive até hoje e são todos iguais a estes que tenho. no que vinham cá trocar hoje que não foi feito pois o técnico disse que ia reportar internamente para pedir um router deferente deste e o que fez foi dizer que não aceitei a troca o que não corresponde a verdade. Cliente a tantos anos que sou nunca vi semelhante situação 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 14, 2026

Nenhum router da NOS tem um problema identificado de temperatura. 

Até agora, só o senhor é que se queixa disso, o que leva á conclusão, que não é problema dos routers. Se estão realmente a aquecer demasiado ( o que duvido ) pode ser algo da sua instalação elétrica.

Mike Soares
  • Autor
  • Kilobyte
  • February 14, 2026

Pronto entao o que li aqui no fórum com um cliente a reportar a mesma situação de sobre aquecimento fui eu que vi mal ou inventei lol mas como digo eu nao estou aqui para discutir sobre se existe ou não problemas com outros clientes interessa-me do meu problema é se os próprios técnicos dizem que o problema estão nos routers não entendo esta resposta!!! Mas basta pesquisar na internet e vai ver vários fóruns com essas mesmas queixas mas como disse quero o problema resolvido já fiz as devidas queixas onde de direito tinha de fazer agora é deixar andar. Se acham normal o router de 3 em 3 dias ir abaixo sozinho e depois verificar o logs do mesmo ver temperaturas de 75 graus de processador temperatura de processador de um pc acho melhor meter whatercoler. Agora se isso é normal ter um serviço que em 3 equipamentos iguais sofreram o mesmo problema com em ligações elétricas diferentes. Mas com este tipo de respostas se vê a informação que este Forum dá aos clientes mas vá a fóruns parciais e depois falamos melhor sobre este tema. Tenha uma boa noite e tente se informar melhor antes de comentar comprimentos 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 14, 2026

Obrigado pela dica mas não preciso de me informar melhor, tenho conhecimento/ teste com os routers todos e da utilização de milhares de clientes. Ninguém se está a queixar do mesmo. Por isso que já lhe trocaram o router ( só porque sim, para testar) e claro que não ficou resolvido. O problema não advém do router. Até já lhe trocaram por outro modelo e acha mesmo que tem o mesmo problema?

O meu comentário foi para lhe dar uma ajuda, de alguém que tenha algum conhecimento do que fala. Não precisa levar a mal.

Mike Soares
  • Autor
  • Kilobyte
  • February 14, 2026

Meu amigo amigo conhecimento tenho eu muito não está a falar com nenhum leigo na área alem de ser engenheiro informático sei perfeitamente que neste fórum não iam dizer mal da própria empresa obviamente só escrevi aqui mesmo para que fique registado o meu descontentamento pois se nem mesmo os técnicos que cá vieram resolveram o problema iria ser o sr que sem saber do assunto vem opinar sobre o mesmo se já testou assim tantos equipamentos sabe tão bem quanto eu que se o processador chega a temperatura de 75 graus o mesmo entra em modo de segurança e desliga e é acontece com todos os outros que cá tive na minha residência se o problema não do router e do que da tomada elétrica na volta deve ser o disjuntor  na caixa elétrica a sério a com cada desculpa Santa paciência. Verdade é que o processador chega aos 75 graus e ele desliga-se agora se o problema não é do router da ligação não é de certeza pois ele está ligado numa tomada sozinho sem qualquer equipamento ligado junto com ele e mesmo que estivesse não fazia sentido estas temperaturas de um equipamento que foi feito para estar 24 sobre 24 horas ligado se para si faz sentido então faça bem os testes que tem feito pois de certeza deve estar a fazer os testes em clientes com os routers mais finos que saíram agora esses sim não tem qualquer problema se estiver a falar nesses sim aí dou-lhe razão agora os cilíndricos tem problemas desde que eles saíram para o mercado já é do conhecimento geral daí terem feito a troca do mesmo para os mais finos mas estes em formato cilíndrico deram e sempre darão problemas mas se o ser faz testes convido-o a vir aqui a minha casa e faça estes mesmos testes que tem feito e depois falamos. Mas como digo agradeço a sua ajuda mas sei bem do que falo eu tenho a minha experiência o Sr tem a sua e respeito a sua opinião agora dizer que não existe problemas onde os mesmos técnicos da nos já o disseram que é normal nestes routers acontecer isto. Agora querem é que eu faça um upgrade para trocar para um router mais recente aconteceu com o modelo sem ser 5g e continua com o mesmo problema o do 5g só mudou o nome na volta até o processador e mesmo e nem aguenta 1g de carga mas isso o senhor que é entendido deve saber melhor doque eu certamente. Mas como digo não estou aqui para discutir se o senhor sabe mais ou menos que eu só sei que pago é um serviço que de 3 em 3 dias o router se desliga sozinho se me souber explicar isso tiro-lhe o chapéu porque tudo aponta para a sobrecarga do processador mas como digo é a minha opinião e dos técnicos que cá vieram a minha residência se calhar esses mesmos técnicos também não sabem o que dizem certo? Ou seja mal funcionamento do produto cliente reclama e reposta que tem é normal e fazer reset ao mesmo e volta tudo ao normal, se isto é normal para nos para mim como cliente não é e como sou que pago todos os meses é que sei o que é melhor para mim. E se o serviço está com defeito tem de haver solução por parte da empresa sem custos para o cliente. Se o cliente teve vários routers do mesmo modelo com o mesmo sintoma  a empresa tem de arranjar solução para os resolver se não cancelamento com justa causa passado 48h que tempo que tem para resolver anomalias em casa de clientes eu aguardo depois disso o meu advogado também tem de justificar o que ganha ao fim do mês ele depois trata do assunto. Agora não me venha com desculpa das tomadas isso até parece mal de um entendido. Mas respeito a sua opinião e lhe digo que agradeço a sua tentativa de ajuda a sério. E se de alguma forma fui indelicado com o Sr peço desculpa por isso mas quando insultam a minha inteligência fico fora de mim. Mas o Sr não tem culpa o Sr tentou ajudar e agradeço por isso a sério. E desculpe qualquer coisa uma boa noite e tudo de bom para o Sr abraços 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 14, 2026

Diga-me uma coisa só. Por norma os engenheiros informáticos utilizam algum tipo de sistema de repetidores. powerlines, sistema mesh, algo deste genero?

Mike Soares
  • Autor
  • Kilobyte
  • February 14, 2026

Sim visto que o sinal não chega a todas as partes da casa é coisa comum nos dias que correm pois os serviços cada vez ficam piores a cada dia que passa a formas de contornar isso sim existe mas se pago um serviço é para ser prestado dentro das melhores formas possível e devido ao tamanho da minha casa sim é necessário devido ao tamanho da mesma infelizmente o sinal não chega a todo o lado visto que as empresas dizem vender um serviço de fibra e no fundo nem fibra é ou melhor é até a entrada da porta porque dentro de casa entra o analógico convencional e devido a essas ligações o router não chega o sinal a todo lado por isso é necessário ter esses repartidores que a empresa tem de fornecer aos clientes para ter o serviço em toda a casa e de lei. Mas pelos vistos já são muitas questões relacionadas com a minha vida pessoal estou a falar com um colega de especialidade devia saber tão bem quanto eu como as coisas funcionam ou não? Mas escusa de estar com questões com ratoeiras eu sou engenheiro informático não sou rato mas se questionar na sua empresa pelo engenheiro Soares do Porto certamente vai saber depressa com que está a falar e vai ver que não é nenhum leigo na área mas como digo sou estou a reclamar um direito que tenho como consumidor mas pelos vistos o Sr tem mais interesse em saber da minha vida pessoal. Coisa comum neste fórum arranjar perfis falsos para tentar atacar o cliente que olha pelos seu direitos mas lá está coisa comum deste fórum mas como não sou de estar a perder o meu precioso tempo com questões sem sentido dou a minha conversa como terminada desejo muito sucesso nas suas análises aos routers e se quiser pode passar na minha casa que tenho todo gosto de lhe mostrar como se engana um leigo mas não vou publicar aqui pois não faz parte da minha pessoa denegrir uma empresa que ela mesma consegue fazer isso em tratar clientes e ex colaboradores da forma como tratam seja em fórum oficial como pelo apoio de telefone. Eu sou do tempo da tv cabo amigo sei como funcionam as coisas dentro dessas portas mas não vou alimentar mais este tema se o senhor sabe assim tanto como diz então diga qual é problema do router já que o problema não é do mesmo deve saber qual é problema e em vez de cá vir um técnico se calhar vinha cá o Sr e resolvia a situação toda não era boa ideia?

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 14, 2026

Está muito stressado. Só fiz uma pergunta, completamente normal e no seu mundo .. foi uma pergunta pessoal ?? Credo já perguntei a muita gente se utiliza assim equipamentos destes, mas ficar ofendido com a pergunta o senhor foi o primeiro 😂.

Essa do “ a empresa tem de fornecer aos clientes para ter o serviço em toda a casa e de lei” também foi engraçada porque deve ser uma lei que ninguém conhece, de outro país ou assim.

Bem voltando á pergunta inicial e que fiquei sem certezas. Então tem repetidores dados pela NOS é isso? Plumes? 

Mike Soares
  • Autor
  • Kilobyte
  • February 14, 2026

Não estou stressado até estou bem calmo por sinal mas olhe o router acabou de ir abaixo a coisa de minutos e fique sem acesso ao serviço que coisa maravilhosa mais pontos para o meu lado. Verifique os logs do router e vai ver do que falo. Quanto a lei peço que verifique esta mesma lei Comunicações Eletrónicas (Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto), que entrou em vigor em novembro de 2022, já tem um bom tempo que está em vigor por isso acho que a anacom vai gostar de saber que colaboradores da nos nem da lei portuguesa tem conhecimento. Hoje em dia só é ignorante que quer tem toda a informação no diário da república mas pode ir ao ChatGPT que facilita mais as coisas. E já agora se está a tentar ajudar verifique o que passou com a minha net por ela ir abaixo assim do nada 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 14, 2026

Consegue transcrever exatamente o texto ou tirar o print dessa afirmação? É que não encontro. Parece que está a inventar coisas

Não tenho forma mágica de verificar se a sua net foi abaixo ( ainda, estou a aprender uns feitiços).

Mike Soares
  • Autor
  • Kilobyte
  • February 14, 2026

Se o serviço que contratou apresenta anomalias, a legislação portuguesa (principalmente a 

Comunicações Eletrónicas (Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto garante-lhe proteção e o direito à conformidade. 

Aqui estão os seus principais direitos e como atuar:

1. Direitos em Caso de Defeito ou Falta de Conformidade 

Pode exigir, sucessivamente, as seguintes soluções:

• Reparação ou Nova Execução: O prestador deve corrigir o erro ou realizar o serviço novamente sem custos.
  • Redução do Preço: Se a anomalia não for total, pode exigir um desconto proporcional ao valor pago.
  • Resolução do Contrato: Direito de cancelar o contrato e receber o dinheiro de volta se a anomalia for grave ou não puder ser resolvida.
  • Indeminização: Tem direito a ser compensado por danos patrimoniais ou morais causados pelo mau serviço.  ficou mais esclarecido agora amigo. mas o meu advogado já esta a tratar do assunto agora? mas como lhe digo não estou aqui para discutir com o Sr Guimas por mim este tópico esta encerrado agora so respondo a pessoas que saibam do que falam visto que sr entendido nem de lei nacional sabe. hoje em dia só é burro quem quer, em de estar estas figuras tristes num fórum oficial de uma empresa conceituada até lhe fica mal falar do que não sabe. por isso calado era um poeta amigo Guimas e dou por terminada esta conversa. Dou paleio a quem não sabe do que fala mas tem ai descrito a lei é conhecimento geral, mas o Sr devia ter um pouco de vergonha de falar o que não sabe eu quando falo tenho provas já o Sr fala so para não estar calado. Se esta plataforma alimenta este tipo de users aqui só demonstra a qualidade da mesma. Desejo-lhe o melhor para sua vida e muito sucesso a defender o indefensável boa sorte mesmo 😂

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 14, 2026

Onde está a informação que referiu “  a empresa tem de fornecer aos clientes para ter o serviço em toda a casa “ ????

Como se vê está a inventar coisas 🤣🤣

@Mike Soares Fica-lhe muito mal falar sem saber do que fala, tem muita informação na internet, aprenda e depois escreva. Quando precisar de ajuda não seja arrogante, ouça de quem percebe, caso contrário a sua net parece que vai continuar a cair oops

Mike Soares
  • Autor
  • Kilobyte
  • February 14, 2026

de lei é o prestador prestar o serviço como diz o contrato em vigor se no meu contrato diz que tenho de ter net na casa toda acho que deve ficar mais esclarecido mas não estou aqui para debater com amadores mas quer ler a lei na totalidade va ao diário da republica pode ir deco e a própria anacom tem ela essas informações todas. mas como lhe digo fala do que não sabe os plomers foram oferecidos quando fiz o upgrade para bom 5g que esta com defeito o senhor mais uma vez calado era um poeta. A nos ou resolve a situação de meter uma box que me permita ter  serviço funcional ou então cancelamento por justa causa ponto final mas pode ir a esta pagina e ver o que empresa tem de fazer em caso de ma prestação de serviços https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/24-1996-406882 tem todas as devidas leis e as mais actuais inclusive por isso antes de vir para um fórum fazer figuras que lhe ficam mal aprenda ao menos a falar com razão não so por ouviu dizer amigo Guimas e falar de plomers que tenho gratuito por campanha técnica não por mal funcionamento de routers informe-se melhor sobre os temas. por isso não entre por campos pantanosos porque pode ficar preso no pântano como ficou agora e vem com a historia dos plumers que nada tem haver com o assunto do router mas enfim se ignorância pagasse imposto sai-lhe cara a brincadeira amigo Guimas. Não estar a confundi com a situação boa que por a empresa quer passar para prestação de sinal digital queria obrigar o cliente a pagar uma boa para tv´s antigas isso sim foi a lei que exigiu a nos uma box gratuita sem custo para o cliente e agora vai ser o mesmo visto que defeito e dos routers não de outra coisa qualquer antes de falar informe-se melhor meu amigo. já lhe disse falo com provas dadas não falo so para ficar bem visto para empresa. e trabalhei para a mesma durante anos e sei bem as praticas que a mesma opera até a data de hoje seja em faturação quer a nível técnico. Já lhe disse questione quem eu sou e depois falamos. Enquanto limite-se a sua ignorância e não diga disparates ok. e pode falar a vontade como educado que sou termino este tema consigo quando tiver algo construtivo que ajude os cliente apareça tirando isso não brinque com quem não deve fazer ok. mais uma vez muito sucesso para sua defesa e desta empresa maravilhosa que até no fórum demonstra a falta de competência que tem a gerir a mesma enfim. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 15, 2026

Boa tarde ​@Mike Soares,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Guimas sobre o tema.

De forma a esclarecer dúvidas que parecem existir, o Fórum NOS enquanto fórum, é um espaço publico de livre acesso a qualquer utilizador, como é que caso do ​@Guimas. Utilizadores do Fórum não têm um vinculo contratual com a empresa NOS pelo que não é possível aceder a logs ou qualquer informação pessoas de clientes, como sugere. O Fórum NOS é uma comunidade online onde utilizadores podem partilhar dúvidas questões e sugestões sobre produtos e serviços NOS. Saiba mais através do nosso artigo:

Relativamente à questão que nos expõe, sugerimos que faça um diagnóstico ao serviço através da my NOS.

Obrigado

Mike Soares
  • Autor
  • Kilobyte
  • February 15, 2026

Boa tarde,

Informo que os testes ao router já foram realizados por diversas vezes, razão pela qual foi solicitada a deslocação de um técnico ao local. Quando um utilizador afirma que efetuou testes ao equipamento, não o faz de forma leviana nem com base em suposições. Relatos em fórum são uma coisa; a verificação técnica com registos e logs é outra bem diferente.

Conforme referi anteriormente, toda a informação necessária encontra-se já registada junto do apoio técnico, incluindo as queixas e ocorrências associadas ao meu serviço. Até ao momento, passaram 48 horas sem qualquer contacto da vossa parte ou resolução efetiva do problema.

A situação já foi encaminhada para o departamento jurídico da minha empresa, que tratará dos procedimentos subsequentes. Na próxima segunda-feira, com a minha autorização, será efetuado contacto para cancelamento do serviço por justa causa, caso não haja resolução.

Tenho todos os registos das interações, incluindo validação por parte do vosso departamento técnico, que confirmou os mesmos logs que motivaram a deslocação do técnico ao local. O próprio técnico indicou que iria reportar internamente a necessidade de substituição do router por um modelo de geração superior, alegando problemas conhecidos no equipamento atual. Não fui eu quem solicitou essa troca; foi uma sugestão vossa.

O que pretendo é simples: um serviço estável e funcional no prazo de 48 horas. Ainda ontem o router desligou-se sem qualquer intervenção, o que me causou perda parcial de trabalho. Felizmente, consegui recuperar parte do mesmo através de backup. Trabalho na área de programação e IA, e dependo diretamente da estabilidade da ligação.

Se a empresa não consegue assegurar um serviço estável, naturalmente terei de procurar uma alternativa que o consiga. Não considero aceitável que clientes mais recentes disponham de equipamentos mais recentes e capazes (incluindo suporte estável a 1Gbps), enquanto clientes com mais anos de contrato mantêm equipamentos problemáticos. O princípio deveria ser o mesmo para todos.

Esta exposição serve apenas para deixar registo formal da situação e da ausência de solução até ao momento. Não estou interessado em disputas de conhecimento técnico em fóruns. Pretendo apenas que o serviço contratado funcione corretamente.

Aguardo resolução dentro do prazo indicado.

Com os melhores cumprimentos

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 15, 2026

Boa tarde ​@Mike Soares.

Sendo que, pelo que indica, já expos a situação junto ao apoio técnico NOS, por favor, aguarde resposta dos mesmos.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Mike Soares
  • Autor
  • Kilobyte
  • February 15, 2026

Boa tarde novamente,
O serviço continua instável e existe ainda um registo técnico incorreto que foi formalmente contestado.

Aguardar não resolve o problema. Aguardo solução concreta.

Cumprimentos,