Skip to main content
Pergunta

Reclamação de cobrança indevida


Venho reclamar da solicitação do pagamento de um valor relativo a uma intervenção cujo objetivo foi repor o funcionamento do vosso serviço, ou seja, está a ser-me solicitado que pague por uma correção de uma “não conformidade” por parte da NOS.. 

 

O valor em questão é de €49,99  indicado como “Intervenções técnicas” na vossa fatura n° 202490/1934251 da data 02-07-2024.

 

Passo a expor:

 

  • Fiz várias queixas de instabilidade ao vosso serviço técnico num período de alguns meses.
  • Das várias vezes em que reportei a não conformidade aos vossos serviços de apoio técnico foram sempre seguidas as indicações dos técnicos, não tendo sido resolvido o problema e mantendo-se a instabilidade no acesso à internet.
  • Finalmente tive de pressionar para que fosse feita uma visita.
  • Na visita dos técnicos o problema foi encontrado e finalmente resolvido. Na visita os próprios técnicos estiveram durante largos minutos sem conseguir acesso à internet, que é o serviço que vos pago..

Não existindo qualquer dúvida que a responsabilidade pela causa da não conformidade me é totalmente alheia e a mesma ocorria por alguma situação relacionada com a vossa infraestrutura/instalação, não faz qualquer sentido que o serviço de correção me seja cobrado. Bem pelo contrário.

 

Não só o serviço erradamente faturado deve ser creditado mas deverei também ser ressarcido sob a forma de um crédito já que o serviço esteve interrompido durante vários períodos de tempo (e pelo qual paguei na totalidade as mensalidades) e que ainda teve como consequência adicional a necessidade de utilização de pacotes de dados móveis nos períodos em que o serviço esteve em baixo, porque as ligações estavam a usar dados móveis sem que notasse pelo sistema estar a trabalhar de forma deficiente dentro da casa. 

 

Solicito assim a vossa reapreciação do caso na expectativa que o resolvam de forma lógica e justa.

Com os melhores cumprimentos

António Flórido

8 Comentários

Reputação 7

Boa noite @António José Braz Flórido,

Por favor informe se solicitou o pedido de intervenção técnica, nesse caso o valor está correto.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia, @António José Braz Flórido

Agradecemos o seu comentário. 

No entanto, verificamos que entrou em contacto connosco a 5 de junho de 2024 com dificuldades com o serviço, no entanto, não aceitou prosseguir os tramites necessários para a identificação da dificuldade pela operadora que o atendeu, ou seja, recusou realizar os procedimentos. 

A deslocação de uma equipa técnica, a pedido do cliente sem que exista o cumprimentos dos procedimento tem um custo associado, pelo que o valor cobrado é devido. 

Obrigado,

Reputação 7

Boa tarde a todos,

Fica o alerta, para que caso pretendam agendar intervenções técnicas, coloquem primeiro a questão no Fórum NOS, caso contrário ficam à mercê de um operador que pode ter ou não objetivos.

Obrigado.

Bom dia, @António José Braz Flórido

Agradecemos o seu comentário. 

No entanto, verificamos que entrou em contacto connosco a 5 de junho de 2024 com dificuldades com o serviço, no entanto, não aceitou prosseguir os tramites necessários para a identificação da dificuldade pela operadora que o atendeu, ou seja, recusou realizar os procedimentos. 

A deslocação de uma equipa técnica, a pedido do cliente sem que exista o cumprimentos dos procedimento tem um custo associado, pelo que o valor cobrado é devido. 

Obrigado,

Boa tarde Sr. Mário,

Obrigado pelo seguimento.

Não me parece correto colocar em evidência um determinado contacto em específico sem colocar todo o contexto.

O quer se passou foi que entrei em contacto várias vezes e das várias vezes seguimos as indicações da pessoas do outro lado da linha, sem que a inconformidade fosse resolvida. não entrei em contacto uma vez, entrei em contacto pelo menos mais de três vezes, Eu liguei mais que uma vez, o meu filho fez outra chamada, a minha mulher fez outra.. e por aí fora.

O (penúltimo) contacto que menciona de dia 5 vem no seguimento de outros contactos em que foi pedido e feito o mesmo exato procedimento (anteriormente no dia 5 tínhamos feito o mesmo) e foi por essa razão que informei a senhora que era escusado voltar a fazer exatamente o mesmo que já tinha sido feito (no mesmo dia!!!)  sem resolver a questão.

Na chamada seguinte já aceitaram vir e presencialmente, finalmente resolveram a questão.

Depois de várias vezes me fazerem passar por operador sem resultado, não deveria ser necessário ser o cliente a pressionar para que um profissional (e não o cliente) viesse resolver a vossa falha de serviço.

Sr Mário.. o serviço apenas ficou a funcionar com a visita. é necessário dizer mais alguma coisa?

A NOS vende acesso internet ou o negócio passou a cobranças por serviços forçados?

Resolvam isto como deve ser sff e arrumem o vosso protocolo. Depois de indicarem o mesmo procedimento mais de e vezes sem resultado não é um problema remoto, é um problema vosso e da vossa política de suporte interna. Eu já paguei pelo que não me foi servido. em falha de serviço e dados extra.

RESOLVAM sff.

Obrigado.

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

@António José Braz Flórido, bom dia. 
Compreendemos o que nos indica. Não identificamos mais contatos sobre o mesmo tema.

Recordamos, também, que estamos disponíveis para ajudar, no entanto, para o podermos fazer é necessário compreender a situação e identificá-la com a cooperação do cliente, ou seja, há procedimentos a cumprir. Assim, e uma vez que foram recusados, há lugar ao custo conforme indicado. 

Lamentamos não conseguir ajudar. 
Obrigado,

@António José Braz Flórido, bom dia. 
Compreendemos o que nos indica. Não identificamos mais contatos sobre o mesmo tema.

Recordamos, também, que estamos disponíveis para ajudar, no entanto, para o podermos fazer é necessário compreender a situação e identificá-la com a cooperação do cliente, ou seja, há procedimentos a cumprir. Assim, e uma vez que foram recusados, há lugar ao custo conforme indicado. 

Lamentamos não conseguir ajudar. 
Obrigado,

 

Bom dia Mário,

Acho interessante não ter mais registos.

As chamadas fora feitas para o 16990 e 931699000 a partir de 2 a 3 números (do meu contrato).

Deixe-me dizer-lhe que esta memória e alcance de informação seletivos ficam muito mal.. se isto não é uma fraude parece.

O que estão a fazer é empurrar o cliente a fazer o vosso trabalho e de seguida colocá-lo numa posição em que não consegue resolver o problema sem incorrer em mais custos.

 

Ao “””não encontrar””” registos destas chamadas para as linhas de apoio, algo de muito errado se passa. ou com a empresa ou a outro nível.

 

Resolvam sff.

 

PS:

Provavelmente há mais chamadas..

 

Reputação 7
Crachá +6

Conforme indicado, sobre o mesmo tema, não detectamos, não obstante, recusando-se a realizar os tramites, @António José Braz Flórido, o valor da deslocação da equipa técnica é devido. 
Obrigado, 

Obrigado Mário,

 

Registo que apesar de vos ter facultado a lista das chamadas e já não questionarem como antes que as fiz continuam a insistir que devo pagar. Entendo que seja desafiante trabalhar a fazer o que não está correto.

 

Vou fazer-vos um desenho:

1 - A vossa empresa vende água

2  - A vossa empresa tem um problema num cano, a montante do meu contador

3 - reclamo e por várias vezes mandam-me mexer no meu contador para resolver, sem sucesso claro, porque o problema é algo que eu não posso resolver

4 - Felizmente até vendem garrafas de água á parte (dados) que vou consumindo em virtude da falha

5 - depois de N reclamações, pressiono para virem resolver o VOSSO problema

5 - vêm, mexem, solicitam pagamento.

é realmente um esquema rico..

 

E agora pergunto:

  • De quem é a responsabilidade por uma falha no serviço que me deviam estar a facultar? cortei algum cabo dentro de casa? foi algo em que eu mexi? Não.
  • Porque é que se só foi resolvido o problema com uma visita presencial e não com as instruções? Se não foi resolvido, quem está em falha? quem?
  • Porque é que o Mário não consegue ver os contactos que duraram vários minutos do excerto do extrato de chamadas que lhe enviei acima? só vêm os contactos que vos interessam?

Fico com cada vez mais dúvidas se teria mesmo um problema ou o vosso negócio passou a ser o de forçar clientes a solicitar assistências presenciais em virtude de não resolverem os problemas com o vosso serviço.

 

Não questiono que o pagamento do deslocamento de um técnico seja correto. questiono que é incorreto não me recercerem desse mesmo valor,  não descontarem o serviço não prestado e ainda lucrarem com pacotes de dados que só foram usados em virtude da vossa inconformidade, quando a responsabilidade por manter o serviço de internet até minha casa é.. vossa.

 

Pior que o problema em si, a vossa resposta ao (vosso) problema com uma lógica e visão seletivas está a ser desonesta. e é por isso que isto vai até onde tiver de ir. para que a desonestidade não dê lucro.

 

Mário, diga-me então por favor quais as opções de recurso a partir daqui.

 

Bom fim de semana

Comentário