Skip to main content

Boa tarde

Sou cliente NOS há imensos anos, sendo que muitos dos quais NOS Lado a Lado, colaborador externo.

Foi a primeira vez que isto aconteceu e é inacreditável a forma leviana como tanto em loja como através do 16990 fomos tratados.

Tenho três cartões NOS associados à minha conta, no dia 1 às 0 horas iniciou nova contagem de dados móveis (20 gb cada cartão), em casa tenho wifi que não apresentou qualquer problema, o cartão da minha filha pouco depois das 18 horas do dia 1 já tinha gasto os 20 gb de internet móvel, sendo que dormiu em casa onde tem wifi, saiu de casa pouco depois das 9 para trabalhar em part time até às 14, onde no local de trabalho tem wifi, antes das 15 já estava em casa novamente, tendo saído pelas 16h30 com a mãe e irmã para um shopping onde estiveram às compras e local onde pouco depois das 18 horas, recebeu a mensagem de dados móveis esgotados.

16990 ao fim de semana para estes assuntos não funciona, só dias úteis.

Em loja, foi referido à minha esposa, que 11 gb de dados, foram gastos em atividade entre as 17h30 e as 18h30, sendo que neste período a minha filha estava no shopping às compras com a mãe e irmã, tal como se pode verificar por imagem anexa, esses período até corresponde a um período com atividade reduzidíssima, em particular logo após as 18 horas. 

Acresce que foi referido que a outra parte dos dados móveis gastos, foram consumidos através da funcionalidade de apoio ao wifi própria de equipamento iphone, sendo sugerido que fosse desligado, não obstante conforme imagem que também anexo, tal funcionalidade, ao contrário do que foi referido em loja, gastou menos de 1 gb de dados.

Tendo em conta que em loja e por conta da lei de proteção de dados, não me são facultados mais dados concretos sobre de que forma e onde efetivamente esteve ligado o equipamento em causa, a NOS coloca-se numa posição de proteção em que não permite o contraditório, mas desenganem-se, nem a NOS enquanto empresa, nem qualquer um dos seus colaboradores, até prova em contrário e no que aqui está em causa, é mais séria que eu ou a minha família.

Como disse, foi a primeira vez que algo semelhante aconteceu, não há justificação para tal consumo de dados móveis, a minha filha não teve atividade fora do usual no equipamento, sendo que nas menos de 19 horas do dia 1 de junho necessárias para esgotar os 20 gb, 14 das quais passou-as em casa (a dormir) e no trabalho onde tem wifi, não reconheço à NOS autoridade e idoneidade para nos acusarem de má fé, assim, na falta de outro local para reclamar e juntar imagens que possam de alguma forma desmontar a vossa ideia de certeza plena e absoluta que os outros é que estão mal, faço a minha reclamação por esta via, na esperança de ser contactado formalmente para apresentar os meus argumentos.

Como estou de boa fé e não preocupado em defender-me com a proteção de dados, junto 3 imagens do equipamento da minha filha, onde se pretende mostrar, que nem o que foi dito em loja é justificável (11 gb entre as 17h30 e as 18h30 e os restantes 9 gb no apoio ao wifi do iphone), nem a atividade mostrada é reveladora de gastos de dados extremíssimos.

Bruno Graça

Esta imagem mostra atividade muito reduzida entre as 17 e as 19 horas 
Esta imagem mostra que o apoio ao wifi não gastou sequer 1 gb, ao contrário dos restantes 9 gb de dados conforme foi dado a entender em loja, sendo que os 11 gb conforme foi referido foram gastos entre as 17h30 e as 18h30, o que pela imagem anterior se mostra um absurdo.

Esta imagem mostra as ativações de ecrã, sendo que a maioria são mensagens com gastos irrisórios de dados e mais uma vez, a atividade entre as 16 e as 19 é reduzida.

Ok, a primeira opção está desligada, mas as duas seguintes estão ligadas, logo ai pode ser um problema se o telemóvel esteve a fazer backups e carregar fotos pra cloud ou a fazer backups.

As mensagens, principalemnte a usar imessage e enviar gifs, imagens, audios, etc, também faz altos consumos, é preciso ter cuidado. 

Depois, certas aplicações consomem dados absurdamente, instagram é uma delas, já cheguei a gastar quase 10gb numa hora sem fazer nada no instagram sem ser ver reels…. 

acho que isso é só tomar em atenção os consumos, principalmente agora que se usam muito mais redes 5G que antes… 

Um bem haja 

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Bruno A Graca e também a sua partilha @Bruno A Graca.

Certo que é possível existirem consumos de apps em segundo plano ou mesmo atualizações de sistema através de dados móveis. 
Poderá também, @Bruno A Graca, desativar as atualizações em segundo plano das apps através das definições do equipamento. 

Para podermos ajudar a analisar os consumos Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Ok, a primeira opção está desligada, mas as duas seguintes estão ligadas, logo ai pode ser um problema se o telemóvel esteve a fazer backups e carregar fotos pra cloud ou a fazer backups.

As mensagens, principalemnte a usar imessage e enviar gifs, imagens, audios, etc, também faz altos consumos, é preciso ter cuidado. 

Depois, certas aplicações consomem dados absurdamente, instagram é uma delas, já cheguei a gastar quase 10gb numa hora sem fazer nada no instagram sem ser ver reels…. 

acho que isso é só tomar em atenção os consumos, principalmente agora que se usam muito mais redes 5G que antes… 

Um bem haja 

Obrigado Bruno.

Ainda que tudo o que diga faça sentido, há aqui factos que não são consentâneos. O telemóvel é de um adulto e não de um adolescente, quando se diz que não fez nada de diferente do que há anos faz, é a verdade, isto só aconteceu agora, foi a primeira vez, sim já se esgotaram saldos de dados móveis, a chegar ao fim do mês, não nas primeiras horas do primeiro dia. sendo certo que as app’s fazem updates e backups há vários anos, por certo não o fizeram todas no dia 1 de junho de 2024.  O apoio ao wifi só foi desligado após reclamação em loja e por indicação da própria NOS, sempre esteve ligado aliás a minha filha nem sabia para que servia exatamente a funcionalidade. 

O que está em causa, são as incongruências, em loja a resposta é foram gastos 11 gb entre as 17h30 e as 18h30 e os restantes 9 gb no apoio ao wifi, quando factualmente o apoio ao wifi gastou menso de 1 gb até ser desligado e no período referido onde se diz terem sido gastos 11 gb, a minha filha andava às compras no shopping com a mãe e a irmã e podemos verificar que foi o momento de reduzida atividade. 

A questão é: Como reclamar? a NOS em loja diz que você gastou e diz o que lhe apetece, você não concorda e pede para lhe dizerem onde exatamente foram gastos os dados e eles dizem não podemos, lei da proteção de dados. 

Assim é fácil, podem comer-lhe os dados todos os meses de má fé sem que você possa fazer nada contra isso.

Sabe que eu há tempos fiquei com mais mês do que dados móveis, mas não reclamei, sabe porquê? foi quando descobri o tik tok! mas foi também quando descobri que é muito giro mas bebe mais dados que eu cerveja. 

Obrigado pela sua resposta.    

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Bruno A Graca e também a sua partilha @Bruno A Graca.

Certo que é possível existirem consumos de apps em segundo plano ou mesmo atualizações de sistema através de dados móveis. 
Poderá também, @Bruno A Graca, desativar as atualizações em segundo plano das apps através das definições do equipamento. 

Para podermos ajudar a analisar os consumos Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

mandei mensagem privada, espero ser contactado.

Agradecemos a cooperação, @Bruno A Graca
Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado, 

Um backup do telemóvel para a cloud não terá muitos dados contabilizados, como será maioritariamente upload.

@Bruno A Graca  consegue verificar qual/quais as apps que gastaram mais dados este mês, e quanto gastaram no seu telemóvel?

Para iPhone será algo assim: https://www.wikihow.com/Check-App-Data-Usage-on-an-iPhone

O @isplitter deu uma boa ajuda, @Bruno A Graca 

Obrigado,

Comentário