Header
Respondido

Que repetidor wireless comprar?


Bom dia a todos,

sou cliente da NOS há pouco tempo, tenho um pequeno escritório montado em casa sem cobertura de wifi mas com ligação por cabo.

Era cliente de outra operadora e tinha um router configurado como repetidor wireless com openwrt/dd-wrt mas a solução deixou de funcionar a partir do momento que passei para a NOS. Pode funcionar bem durante horas/dias mas depois fico com a rede instável e problemas de dns.

Vi que a NOS disponibiliza um repetidor wifi (que uns falam bem e outros muito mal) e enquanto uns dizem para o comprar, outros dizem para adquirir powerlines ou equipamentos da Xiaomi. Já andei a ler por aí que apenas o equipamento disponibilizado pela NOS é que funciona como repetidor e que outros iriam trazer problemas (que seriam "bloqueados" deliberadamente) e infelizmente ainda não tive tempo para descobrir se se trata de alguma teoria da conspiração ou não.

Precisava de uma solução fiável para ter wireless nessa divisão, para que em que caso de ausência da minha parte, outras pessoas que estejam na minha casa (e que não têm conhecimentos técnicos) pudessem continuar a usar sem qualquer tipo de problemas. Alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado
icon

Melhor resposta por Vaz 1 May 2017, 15:40

Ver pergunta inicial

3 Comentários

Reputação 5
Crachá +1
Não faças essa asneira.... Não são viáveis. Em vez de gastares guita num bocado de lixo gasta num router novo com mais alcance. Se quiseres até de ofereço o meu que comprei na wortem só pagas os portes.
Não faças essa asneira.... Não são viáveis. Em vez de gastares guita num bocado de lixo gasta num router novo com mais alcance. Se quiseres até de ofereço o meu que comprei na wortem só pagas os portes.

obrigado. Para já ativei o "ativar modo bridge na porta 4" e refiz as minhas configurações no dd-wrt e para já está a funcionar em todo o lado. vou ver se assim se mantém.
Reputação 7
Crachá +1
Caro Bruno Alves,

Só agora li e por isso parece que as coisas resultaram pelo que o que escrevo será redundante...

Mesmo assim e como sou um dos "conspiradores" posso garantir-lhe que nunca tive problemas insuperáveis nem com powerlines, nem repetidores de outras marcas, nem routers.

Não tenho routers de topo, mas resolvi os meus problemas com o wifi do zonhub - que de uma forma ou outra levaram a duas trocas de router após períodos de instabilidade ou impossibilidade de ligação. Como o espaço é grande demais para um router acabei por complementar com powerlines e pontos de acesso wifi - a maior parte já eistentes.

Quando experimentei repetidores cheguei à conclusão que salvo nalguns casos (melhores e com dupla banda e norma AC) em que é utilizado uma banda para comunicar e outra para emitir o repetidor só fará um bom trabalho num espaço pequeno e com muita sobreposição de cobertura - acabei por utilizar um para a função de ... ponto de acesso com ligação por powerline.

Não negando que um bom router consiga uma cobertura muito mais alargada e potente do que conheço, penso que será um investimento muito maior do que uma rede "híbrida" como a que uso.

No respeitante ao openwrt foi durante muito tempo e até há pouco, a solução que me permitiu resolver a minha ligação em bridge - não é agora pois cheguei à conclusão que outro router me conseguia disponibilizar um sinal mais forte em cabo pelo powerline do que o que tinha, conseguindo em toda a casa o mesmo resultado que no router de entrada, quer por powerline quer por wifi.

Quanto à conspiração diria mais que há algumas dificuldades de interligação entre produtos de marcas diferentes que levam a termos de afinar bem a solução que escolhemos: já aconteceu muito em powerline mas agora está muito melhor com as marcas a respeitarem as normas e serem mais fáceis de combinar.

Nota final: o melhor, mais barato e possivelmente com maiores garantias de futuro - sendo feito agora e com cabos cat6 - ainda será a rede em cabo físico por todo o espaço. Não é alternativa para quem não for a tempo, mas se calhar é de pensar para quem não se importar com um cabo à vista no rodapé pois garantirá mais evoluções futuras da tecnologia do operador.
Eu sei que, se tiver upgrade de velocidade, terei de ver se esta instalação continua a dar o que entra...
Mas como noutros países se faz a ligação final a casa por uma ligação wireless de alto débito - com vantagens na rapidez e custo da instalação para a operadora - pode ser que nem tenha que pensar nisso...

Comentário