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Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar a minha insatisfação relativamente ao serviço de internet fixa satélite que me é prestado pela NOS. A qualidade da ligação é extremamente insatisfatória, com a velocidade de navegação praticamente inexistente na maior parte do tempo. Em determinadas alturas do dia, torna-se impossível aceder a serviços básicos da internet, como, por exemplo, a utilização de um simples motor de busca, tal como o Google.

Tenho notado este problema de forma constante e contínua, o que compromete gravemente a utilização do serviço para as necessidades mais básicas de navegação online.

Adicionalmente, gostaria de expressar a minha frustração face à recente mudança de informações que me foram prestadas pela NOS no que diz respeito à instalação de fibra ótica na minha zona. Durante o último ano, fui informado várias vezes de que essa infraestrutura seria instalada em breve, o que gerou uma expetativa legítima de melhoria da qualidade do serviço. No entanto, para minha surpresa, foi-me comunicado recentemente que afinal tal instalação nunca ocorrerá na minha área de residência.

Gostaria de lembrar que sou cliente da NOS desde a sua fundação e sempre valorizei a vossa empresa pelo serviço que presta e pela confiança que inspira nos seus clientes. No entanto, tendo em conta os problemas constantes com a qualidade da internet satélite e a falta de clareza quanto à instalação de fibra, sinto que este nível de serviço não está à altura das expetativas que sempre tive.

Assim, solicito esclarecimentos urgentes quanto às ações de melhoria que a NOS pretende adotar para a minha zona, uma vez que a qualidade da internet fixa atual não corresponde às minhas necessidades nem às condições mínimas que o serviço contratado deve garantir.

Aguardo a vossa resposta e espero que a NOS possa apresentar uma solução adequada e dentro de um prazo razoável.

Com os melhores cumprimentos,

Isilda Paiva

N° Cliente: C*********

Gostaria ainda de acrescentar que a fibra ótica está a cerca de 1km da minha residência, pelo que não percebo como não seja possível fazer essa instalação. 
Obrigado 


Boa tarde @Dps98,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre o tema.

Partilhe connosco, por favor, qual o código postal completo da zona em que se encontra.

Obrigado


Boa tarde,

Segue os dados solicitados:


Código Postal: 3600-314

Localização Habitação:

https://maps.app.goo.gl/PVG7Hrq1dbTxFH777?g_st=com.google.maps.preview.copy

 

Cumprimentos.


Boa tarde, @Dps98,

 

Está numa área branca https://geo.anacom.pt/publico/home

 

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=esta-aberto-o-concurso-para-levar-a-fibra-otica-a-todo-o-pais

 

O Governo abriu um concurso para tentar fazer chegar fibra a zonas como a sua. É uma das 400 mil casas abrangidas.


Boa tarde,

 

E até a fibra ótica chegar, é isto é, se chegar, porque pelo o que os agentes NOS me informaram não está previsto chegar… existe alguma ação de melhoria ao serviço satélite? 
 

Estando a fibra a cerca de 1km é assim tão difícil prolongar essa rede? 
Existe algo que possa fazer para tentar antecipar esta longa e indeterminada espera pela fibra ótica? 
 

Obrigado.


E até a fibra ótica chegar, é isto é, se chegar, porque pelo o que os agentes NOS me informaram não está previsto chegar… existe alguma ação de melhoria ao serviço satélite? 

Pelo contrário. Segundo a notícia, está previsto chegar fibra até 2027 à sua morada. Depois a NOS, o MEO, a Vodafone e a DIGI poderão ou não entrar nessa rede.

 

Estando a fibra a cerca de 1km é assim tão difícil prolongar essa rede? 
Existe algo que possa fazer para tentar antecipar esta longa e indeterminada espera pela fibra ótica? 

A única forma que estou a ver é pedir um orçamento aos vários operadores. Pelo que verifico no mapa, a sua zona tem postes de telecomunicações do MEO e é servida  por fibra do MEO na localidade a Norte, pelo que será só passar um cabo de fibra ao longo dos postes até sua casa. 

 

Se fosse uma distância mais curta, até 800 metros, até imagino que fizessem isso sem custos, mas para uma distância superior, presumo que tenha custos.

 

No seu caso, repare que a internet que está associada  ao serviço satélite é muito limitada, apenas 4G.

Dentro da NOS, a alternativa seria experimentar durante um mês um serviço de internet 5G sem fidelização https://www.nos.pt/movel/tarifarios-net-movel/pos-pagos e, se funcionar, desistir dessa internet 4G que tem.

O grande problema é que o equipamento 5G custa entre 200 a 300 € numa loja de eletrónica. E, nesse sentido, caso queira testar, recomendo, se não tiver um telemóvel 5G, que peça um telemóvel 5G emprestado a vizinho ou um amigo com NOS e que teste as velocidades e a navegação. Pode testar as velocidades na app Speedtest e comparar com a sua internet atual. Qualquer coisa abaixo de 10 Mbps de upload e download pode-se dizer que é fraco para os padrões atuais.

 

Pode ainda testar redes de outros operadores, a fim de verificar qual a que melhor funciona na sua casa. Se nada funcionar, tem ainda operadores de internet por satélite como o Starlink, entre outros (esses sim verdadeiramente por satélite).


Boa tarde,

 

Atualmente, na localidade a norte, também já foi instalada a fibra da NOS.

Foi recentemente instalada e daí não perceber o motivo de não continuarem por essa distância, que não considero nada de extraordinário….


Boa tarde,

 

Atualmente, na localidade a norte, também já foi instalada a fibra da NOS.

Foi recentemente instalada e daí não perceber o motivo de não continuarem por essa distância, que não considero nada de extraordinário….

Muito obrigado pela correção. Essa informação ainda não consta deste site https://geo.anacom.pt/publico/home, por isso imaginei que ainda não tivesse.

 

Nesse sentido, tem mais uma possibilidade, pedir um orçamento à NOS para instalação de fibra ou simplesmente sugerir à NOS que cubram essa morada.


Acho que o problema menor ai será a internet, 75% dessa zona ardeu xD

Qual é a velocidade que estás a receber em 4G? 

um bem haja 


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Dps98 e partilha da comunidade.

Identificamos que se encontra numa zona alvo de trabalhos de melhoria da cobertura de rede móvel.

De forma a tentar melhorar a qualidade de serviço, é necessário que aguarde a conclusão da mesma, não existindo, de momento, uma previsão que possamos transmitir.

Sugerimos ainda que reinicie o router e coloque perto de uma janela de forma a melhorar a sua captação de sinal.

Obrigado


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