Skip to main content
Header
Respondido

Quais os valores de referencia em FTTH

• September 28, 2025
  • 10 comentários
  • 148 visualizações

Boas,

Tenho uma nova instalação e queria perguntar quais os intervalos de referência para os parâmetros:

Potência ótica TX (dBm)

Potência ótica RX (dBm)

Potência ótica CATV RX (dBm)

Cumps,

Melhor resposta por Guimas

Potência ótica TX (dBm) : 0.5db a 5db ( na duvida)

Potência ótica RX (dBm) - -8dbs a -29dbs

Potência ótica CATV RX (dBm) - 2dbs a -8dbs

10 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • Resposta
  • September 29, 2025

Potência ótica TX (dBm) : 0.5db a 5db ( na duvida)

Potência ótica RX (dBm) - -8dbs a -29dbs

Potência ótica CATV RX (dBm) - 2dbs a -8dbs

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 29, 2025

Boa tarde ​@Guimas,

Agradeço a partilha desses valores. Para melhor compreensão, poderia explicar como obteve estes intervalos de referência? Por exemplo, como foram medidos em equipamento próprio, baseados em documentação técnica, ou outro método. 

Termos e Condições: Fórum NOS 

Obrigado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 30, 2025

Podes ligar ao apoio técnico e perguntar

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 30, 2025

Bom dia ​@Guimas,

É exatamente o que vou fazer mais logo. 

Obrigado.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • September 30, 2025

Bom dia ​@Guimas,

É exatamente o que vou fazer mais logo. 

Obrigado.

Vai ligar para que?

Estes valores de referência são standards da indústria, depende da tecnologia, mas o que o ​@Guimas partilhou está correto. 

Se fizer uma pesquisa na internet encontra os mesmos valores, também estão escritos nos manuais dos fabricantes dos equipamentos. 

deixo também a resposta do chatgpt sobre a questão: 

um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 30, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@rmpa e ajuda da comunidade em esclarecer a sua questão.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • October 1, 2025

Boa noite ​@rmpa

Neste caso é importante referir que estes valores são genéricos e não específicos da NOS. 

Obrigado.

• Kilobyte
  • March 31, 2026

Boa noite,

a 31/01/2026 foi-me instalado/upgrade um serviço FTTH 1Gb/400Mb com o Router Wi-fi 6.0 Strong, mantendo a solução de Wi-fi total (Plume Pods com 4 extensores). 
Desde então, tal como acontecia (mais ou menos) no serviço anterior por cabo coaxial, entre as 01-03h da manhã os serviços vão abaixo (Net Wi-fi, Net Cabo, e TV), tendo já acontecido por volta das 22h também. Esta quebra de serviços não acontece todos os dias, mas já aconteceu várias vezes e os serviços são apenas repostos se desligar e voltar a ligar o router. 
Adicionalmente, reparei que nos testes de velocidade, a velocidade de download não é estável como era no serviço anterior e tem picos, ora está nos 400Mb ora vai aos 900Mb e vai variando neste intervalo. No fim registo velocidades médias de 500Mb (para isso não tinha alterado de serviço). Acresce ainda que pareço ter mais latência também (não é, no entanto, significativo) do que tinha anteriormente.
A 1ª vez que liguei para a Linha de Apoio Técnico, disseram que as quebras de serviço “podia” ser de ter o Wi-fi do Router ligado e este era incompatível com o Wi-fi/solução Wi-fi Total (Plume Pods) e desligaram-no… naturalmente a situação manteve-se. Agendaram uma visita técnica. O técnico veio com a informação apenas que o problema era do Wi-fi… O técnico trocou o router por um igual e disse que se não resolvesse, devia pedir a troca para outro melhor na linha de apoio (fantástico). Pois, de facto não resolveu. 
A 2ª vez que liguei para a Linha de Apoio Técnico, contei novamente qual era exatamente o problema e dei a informação passada pelo técnico. A resposta? “A troca tem de ser pedida na linha de faturação e tem um custo (a sério?), de qualquer modo não temos nenhum router melhor do que o que já tem” (uau… a qualidade e informação da linha técnica e dos técnicos estão num auge sem dúvida). Agendaram nova visita técnica, garantindo desta vez que a informação passada/reportada ao técnico era a correta/completa. O técnico nem a minha casa se dignou a deslocar, ligou, disse “olhe é o mesmo técnico que lhe fez a troca do router, a indicação que eu tenho aqui é para fazer Manutenção e isso é trocar novamente o router o que já fiz...” bla bla bla nada feito. 
Liguei uma 3ª vez para a Linha de Apoio Técnico, indicaram-me que não o procedimento técnico não era o que foi efetuado (ou não efetuado) e que o técnico devia ter ido ao local independentemente de tudo. Fiz uma reclamação, naturalmente, do Técnico em questão. Aguardo resposta há dias. Nesta chamada, foi-me garantido que iriam reportar exatamente o problema que estava a ter de modo que o técnico não tenha dúvidas e vá efetivamente ao local verificar e corrigir o problema. Diga-se que em NENHUMA destas 3 chamadas: 
- me foi questionado mais alguma coisa (efetuadas questões adicionais de diagnóstico)
- me foi dito que fizeram algum tipo de diagnóstico,
- que monitorizaram e/ou verificaram a atividade do Router confirmando ou não as quebras de serviço com necessidade de reinicialização do Router

Absolutamente nada! Acho estranho… a linha de apoio técnico ficou mais incapaz? Ficou menos eficaz? Agora despacham um técnico sem mais nem menos? Sem critério? Sem despistes? Não se entende. 
Ficou agendada nova visita técnica para o dia 01/04/2026. Estando já habituado à fantástica qualidade da Linha de Apoio ao Cliente no geral, voltei hoje a contactar para confirmar a informação que estava registada e ia ser passada ao Técnico. A resposta? “Problemas com o Wi-fi (qualidade do sinal fraco). A sério? Adiante… 
Liguei também para tentar perceber afinal o que se passa com o meu serviço e questionar a informação que me aparece em nosnet.pt no que respeita à: 
Informação da Ligação FTTH
- Potência ótica TX (dBm): 0,002
- Potência ótica RX (dBm): -0,015
- Potência ótica CATTV RX (dBm): -0,002

Nomeadamente, quais os valores normais para estes parâmetros para garantir a qualidade do serviço e se tais valores não podem ser a razão para as quebras de serviço. Escusado será dizer que, o atendimento foi PÉSSIMO! O operador que me atendeu era condescendente, interrompia, não respondia diretamente ao que lhe perguntava… chegou ao ridículo de não saber sequer o que eram estes valores e que não entendia qual era exatamente a minha questão. Se tinha um problema, era o técnico que cá vinha que o iria verificar. Ao que questionei… vai? Como os 3 anteriores verificaram? Como vai se nem a informação correta têm? Que tipo de Linha de Apoio Técnico é esta, onde sabem menos que o cliente? Esclarecem zero e fazem zero diagnóstico? 
Estes valores não estão bem ou estão? Não tenho um sinal demasiado forte que poderá estar a causar os picos/instabilidade na latência e velocidade (ao testara mesma) e consequentemente as quebras de serviço? Então os técnicos que vieram cá já anteriormente não viram isso? Não será necessário colocar-se um atenuador?
Que raio de qualidade de serviço e de atendimento é este!?!?! Uma absoluta VERGONHA! 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 1, 2026

Boa tarde ​@Seth,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Pedimos, por favor, que faça um diagnóstico online através da my NOS e partilhe connosco o resultado:

Obrigado

• Kilobyte
  • April 1, 2026

Boa tarde João,

ou não leu com atenção o que escrevi ou não sabe como funciona o despiste online. Tendo um agendamento técnico marcado, não deixa fazer qualquer despiste. 
De qualquer modo referi várias questões e pelo menos uma muito concreta e com dados e não obtive qualquer resposta ou explicação. 
Cumprimentos.