Skip to main content
Header
Megabyte
June 13, 2024
Respondido

Problemas Internet

Solicitei a instalação da FIBRA ÓTICA na minha residência, cheguei aqui e estava instalada via cabo coaxial. Infelizmente a internet sofre umas instabilidades principalmente em reuniões, jogos e alguns acessos do trabalho por coisa de uns 10 segundos e depois volta a normalizar. Efetuei a compra de um roteador visando utilizar o modem em modo ponte para ter mais estabilidade e houve melhora mas não solucionou. Entrei em contato com a NOS para solicitar a troca do tipo de instalação, de CABO COAXIAL para FIBRA ÓTICA para dentro do apartamento (Conforme foi solicitado no ato da contratação), os mesmos informaram que não podem alterar o meu tipo de internet e não tem o que fazer. Quero entender a questão, solicito a contratação de uma FIBRA, no ato da instalação eu não estava presente, é instalada a CABO, como eu faço essa alteração? 
Outro dia fui na casa de um amigo onde há fibra pra dentro de casa, fiz uns testes por mais de 5 horas, e não houve NENHUM travamento, ou seja, como eu resolvo meu problema sendo que solicitei a instalação de um tipo, instalaram o outro, há disponibilidade e não posso trocar?
Peço por gentileza que verifiquem esta questão. 
Obrigado.

Melhor resposta por Felipe Mattar Quirino Gimenez

No ato da contratação informa que sim, que há disponibilidade de fibra no meu cep, caso queira pode verificar 4715-043.

53 Comentários

Kilobyte
February 18, 2026

Boa tarde @Felipe Mattar Quirino Gimenez,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho assim como a partilha do @Jorge C.

A instalação que refere é uma instalação fibra, não sendo possível a alteração entre HFC e FTTH.

Utiliza algum tipo de VPN na ligação à internet? 

A situação que refere ocorre em equipamentos ligados por wi-fi ou cabo de rede? 

Obrigado

Boa noite, estava a ler este topico e fiquei curioso com a sua pergunta sobre o VPN, é que por acaso com vpn a minha ligacao fica instavel, cai aleatoriamente a ligacao e volta passado uns segundos, a horas random, dias random. Voce sabe o que pode ser, já que perguntou pelo VPN? Obrigado desde já!

Boa noite, o VPN é utilizado para mascarar a proveniência do sinal, normal ter problemas porque o sinal não deveria ser mascarado por questões de direitos de autor e o sinal já traz algum software que détecta isso.

Como assim? imagine tenho um servidor vpn, dividido por um grupo de trabalho de 6 pessoas, todos tem estabilidade, eu que sou da Nos, tenho muita instabilidade.. Os outros estão com outras operadoras e estao estaveis..
O meu router é um sagem 5670 acho.

Jorge C
Super User
Super User
February 18, 2026

Boa noite ​@Sofia Justino,

Só para clarificar que o uso de VPN não causa instabilidade por “mascarar o sinal”.

Uma VPN, seja por software ou hardware, cria um túnel seguro entre o seu equipamento e o servidor remoto. A NOS não interfere nesse túnel, mas podem ocorrer problemas de routing, perda de pacotes ou configuração do router que afetem a estabilidade.

Se a sua ligação NOS apresenta instabilidade enquanto outros colegas com o mesmo servidor VPN estão estáveis, é provável que seja problema de routing, perda de pacotes ou limitações do seu router.

Sugiro que teste a ligação por cabo, alterar protocolo da VPN (UDP/TCP) ou ajustar MTU se possível. 

Obrigado. 

João H.
Gestor da comunidade
February 19, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Sofia Justino e partilha da comunidade sobre o tema.

O ​@Jorge C partilhou boas recomendações para despistagem.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.