Skip to main content
Header
Pergunta

Problemas contínuos com internet fixa via satélite


Boa tarde,

Temos um contrato com a NOS desde agosto de 2024. Desde o início, enfrentamos problemas constantes com a internet fixa via satélite.

Mesmo com ligação por cabo (LAN), a velocidade raramente ultrapassa os 23 Mbps – e isso em dias bons. A maioria dos testes de velocidade mostram resultados entre 0 e 20 Mbps. Além disso, sempre que a televisão está ligada ou os telemóveis estão conectados ao Wi-Fi, a performance da internet por cabo piora ainda mais.

Trabalho a partir de casa e dependo de uma ligação à internet estável e rápida para exercer as minhas funções. Infelizmente, nas condições atuais, isso torna-se extremamente difícil.

Tentei fazer o despiste técnico através da conta My NOS, mas sou sempre direcionado(a) para a resolução de problemas da televisão, e não da internet.

Estamos a pagar por um serviço que, na maior parte do tempo, nem sequer atinge metade dos 40 Mbps prometidos no contrato. Tenho vários testes de velocidade guardados, realizados na própria página da NOS, que comprovam esta lentidão.

Gostaria de saber qual é a solução que a NOS propõe para esta situação, pois não estamos a receber o serviço com a qualidade contratada.

Aguardo o vosso retorno.

  1. Oliveira
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

8 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2308 comentários
  • 16 de abril de 2025

um serviço internet satélite é um bocado isso… estás limitado a cobertura e capacidade de rede 4G….

como é a cobertura de rede no telemóvel? 

coloca o router mais perto de uma janela para captar melhor sinal.

um bem haja 


Jorge C
Super User
  • 8366 comentários
  • 16 de abril de 2025

Boa tarde ​@ALoliveira

As velocidades estimadas estão anunciadas aqui

Sugiro que partilhe o código postal pois poderá estar em curso alguma manutenção. 

Obrigado.

 


  • Autor
  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 16 de abril de 2025
Bruno Aleixo escreveu:

um serviço internet satélite é um bocado isso… estás limitado a cobertura e capacidade de rede 4G….

como é a cobertura de rede no telemóvel? 

coloca o router mais perto de uma janela para captar melhor sinal.

um bem haja 

Boa Tarde,
a rede no telemóvel é aceitavel. sempre entre 20-35 mbps.
o sinal não melhora, independentemente do local do router. mas obrigado pela tentativa.

 

Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@ALoliveira

As velocidades estimadas estão anunciadas aqui

Sugiro que partilhe o código postal pois poderá estar em curso alguma manutenção. 

Obrigado.

 

Boa tarde,

Gostaria de esclarecer: uma manutenção constante desde agosto de 2024?

Até agora, em nenhum dos contactos que fiz com a NOS me foi mencionado que existia qualquer manutenção na minha zona. O nosso código postal é 2050.

O nosso contrato é de 40 Mbps de download e 4 Mbps de upload. A tabela que mencionou indica exatamente esses valores nas três categorias, no entanto, a velocidade real da nossa ligação, na maioria das vezes, varia entre 10 a 20 Mbps.

Se a velocidade estivesse entre 20 e 40 Mbps, ainda seria compreensível alguma oscilação. Mas valores consistentemente abaixo da metade do contratado são simplesmente inaceitáveis e tornam o serviço insustentável, especialmente porque trabalho a partir de casa e dependo de uma ligação estável.


Jorge C
Super User
  • 8366 comentários
  • 16 de abril de 2025
ALoliveira escreveu:
Bruno Aleixo escreveu:

um serviço internet satélite é um bocado isso… estás limitado a cobertura e capacidade de rede 4G….

como é a cobertura de rede no telemóvel? 

coloca o router mais perto de uma janela para captar melhor sinal.

um bem haja 

Boa Tarde,
a rede no telemóvel é aceitavel. sempre entre 20-35 mbps.
o sinal não melhora, independentemente do local do router. mas obrigado pela tentativa.

 

Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@ALoliveira

As velocidades estimadas estão anunciadas aqui

Sugiro que partilhe o código postal pois poderá estar em curso alguma manutenção. 

Obrigado.

 

 

Boa tarde,

Gostaria de esclarecer: uma manutenção constante desde agosto de 2024?

Até agora, em nenhum dos contactos que fiz com a NOS me foi mencionado que existia qualquer manutenção na minha zona. O nosso código postal é 2050.

O nosso contrato é de 40 Mbps de download e 4 Mbps de upload. A tabela que mencionou indica exatamente esses valores nas três categorias, no entanto, a velocidade real da nossa ligação, na maioria das vezes, varia entre 10 a 20 Mbps.

Se a velocidade estivesse entre 20 e 40 Mbps, ainda seria compreensível alguma oscilação. Mas valores consistentemente abaixo da metade do contratado são simplesmente inaceitáveis e tornam o serviço insustentável, especialmente porque trabalho a partir de casa e dependo de uma ligação estável.

 

Por favor, partilhe o código postal completo para que os gestores da comunidade possam verificar a situação na sua localidade. 

Obrigado.


  • Autor
  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 16 de abril de 2025

2050-112


Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4171 comentários
  • 16 de abril de 2025

aguarde a verificação da moderação deste forum


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12269 comentários
  • 16 de abril de 2025

Nada a fazer, esses são os valores normais


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30034 comentários
  • 16 de abril de 2025

@ALoliveira, boa noite. 
Não detectamos dificuldades com a cobertura NOS. 
Sugerimos que, por favor, se possível, experimente inserir o cartão SIM num smartphone e teste as velocidades. 

Aguardarmos o seu feedback. 
Obrigado,