Boa tarde,
Venho reportar uma situação recorrente com a rede móvel NOS que está a afetar não só o meu equipamento, mas também outros cá em casa.
Equipamento principal:
- iPhone 16 Pro Max
- iOS 18.6.2 (versão final, lançada a 21 de agosto de 2025, não utilizo versões Beta)
- Definições da Operadora: NOS 64.1
Descrição do problema:
- Tenho rede para voz e SMS sem problemas.
- Contudo, quando ativo os dados móveis, a rede não funciona corretamente:
- Aparece o código 26803 em vez de “NOS”.
- A ligação cai imediatamente para E (EDGE / 2G).
- Já reiniciei várias vezes o equipamento e repus as definições de rede, sem qualquer melhoria.
Informações adicionais:
- Estou em Portugal (situação verificada em várias localidades).
- Os restantes equipamentos cá de casa não são iPhones e também apresentam instabilidade na rede móvel, pelo que não se trata de uma questão isolada do meu dispositivo.
- Verifiquei que no fórum existem já vários utilizadores a reportar situações idênticas.
Objetivo:
Não pretendo apontar culpas ao iPhone ou à NOS apenas perceber se este problema de rede (em que os dados móveis não funcionam e o iPhone mostra 26803 + EDGE) já foi identificado pela NOS e se existe algum plano de correção em curso.
Penso que pode estar relacionado com as últimas versões do iOS em conjunto com a versão das Definições da Operadora (NOS 64.1), mas pelo facto de outros equipamentos não iPhone também estarem com dificuldades de rede, suspeito que possa tratar-se de uma questão de configuração ou cobertura da própria rede NOS.
Agradeço desde já a atenção e aguardo um esclarecimento.
Cumprimentos,
Ruben Lopes