Skip to main content
Header
Respondido

Problemas com a Internet

Tenho experienciado, já há algum tempo, desconexões intermitentes da internet.

Fiz o despiste pela App NOS e, das 3 vezes que o fiz, duas falharam e foi indicado que os sinais DOCSIS estavam abaixo do normal, sugerindo necessidade de intervenção técnica.

Além disso, tenho verificado o seguinte comportamento:

• Durante utilização normal (seja jogos online ou chamadas de voz através de wifi ou ethernet), a ligação falha momentaneamente, causando um lag súbito.

• Esses momentos de lag súbito, maioritariamente duram de 1 a 10 segundos mas, em alguns casos, alargam-se bastante, levando mesmo à desconexão completa de serviços (ex: saída de chamadas ou jogos).

• Ao fazer testes de rede contínuos através do PowerShell (ping), ocorrem ocasionalmente “Request timed out”, coincidindo exatamente com essas quebras momentâneas de ligação. 

Tendo isto em conta, gostaria de perguntar se:

1. Poderá tratar-se de um problema na linha (níveis de sinal / ruído)?

2. Se recomendam o envio de um técnico para verificação da instalação.

3. Ou se existe algum procedimento adicional que possa realizar para despiste.

Obrigado pela atenção!

Cumprimentos,
David

Melhor resposta por Rafaela F.

Bom dia ​@David Lima, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e, também, a ajuda da comunidade sobre o tema.

Pelo que compreendemos, o resultado do diagnóstico é uma intervenção técnica para resolver a situação.
Assim, sugerimos que avance com a marcação do agendamento para uma data e hora de acordo com as vagas disponíveis.

Após receber o técnico, partilhe connosco o seu feedback, por favor.

Obrigada

7 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 17, 2026

Se a app recomenda intervenção técnica, então segue por aí. Penso que lhe marque logo a intervenção automaticamente

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 17, 2026

Boa noite ​@David Lima

Sendo os problemas aleatórios sugiro que faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • March 18, 2026

Bom dia ​@David Lima, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e, também, a ajuda da comunidade sobre o tema.

Pelo que compreendemos, o resultado do diagnóstico é uma intervenção técnica para resolver a situação.
Assim, sugerimos que avance com a marcação do agendamento para uma data e hora de acordo com as vagas disponíveis.

Após receber o técnico, partilhe connosco o seu feedback, por favor.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • March 18, 2026

Boa tarde!

Desde já, agradeço a todos pela ajuda.

Conforme sugerido, já agendei uma visita técnica para amanhã. Adicionalmente, e seguindo a recomendação do Jorge, realizei alguns testes de velocidade.

Durante o dia de hoje, ocorreram vários momentos de instabilidade. Sempre que notei o início de um episódio de lag, executei de imediato um speed test.

Os resultados obtidos durante esses momentos e após a normalização da ligação apresentam diferenças bastante significativas, especialmente ao nível do upload, ping e jitter, conforme demonstrado nas imagens em anexo.

Momento de Instabilidade
Valores Normais

Agradeço, novamente, pela atenção!

Cumprimentos,
David

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 18, 2026

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho sobre este tema ​@David Lima.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • April 13, 2026

Boa tarde,

Recebi há pouco um SMS da NOS a informar que a minha situação técnica estaria resolvida, mas a realidade é que nada mudou.

Primeiro foi me dito pelo suporte técnico que deveria trocar o router, mesmo tendo eu explicado o problema com os canais de Upstream. Tal como aconselhado, foi o que fiz e o problema manteve-se. 

O técnico que esteve na minha residência hoje de manhã mediu o sinal e confirmou que o problema é exterior (nos postes/rede).

Cerca de 5-6 horas depois, recebi uma mensagem a dizer que o problema está resolvido. Se recebi um SMS de resolução mas os valores técnicos no meu router continuam exatamente iguais (59 dBmV com apenas um canal fechado de Upstream), significa que a equipa exterior não resolveu o problema ou encerrou o ticket prematuramente.

Experimentei até fazer o despiste pela app MyNOS e, novamente, aparece que há um problema na rede e pede para agendar uma visita técnica.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 13, 2026

Boa tarde ​@David Lima

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Sendo que foi verificada a necessidade de agendamento técnico através da app, será necessário proceder ao mesmo, sendo que apenas no local será possível verificar o tema e, se necessário escalar para outra equipa ou tipo de tratamento.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado