Boa noite. Já abordei alguns assuntos num tópico que reutilizei de outro utilizador mas está na hora de criar um novo para transmitir o descontentamento. Tenho serviço de Net fixa de 100 megas num pacote que inclui TV, telefone que nem funciona e dois telemóveis. O router num escritório, e a box no quarto da minha mãe.
Desde final de 2020, devido a problemas com a ligação à internet na área de residência, que o serviço aqui em casa está a deteriorar cada vez mais. Fiquei sem internet durante várias horas em dois dias diferentes. Entretanto, o sinal voltou, mas a ligação passou a estar instável. Ora passo vários dias com tudo a mais de 120 megas, como em momentos aleatórios cai para 30, 40, até uma vez abaixo de 1mb sem que de repente consiga sequer fazer uma pesquisa no google. Contactei o apoio ao cliente e o técnico cá em casa substituiu todos os cabos, spliters e router muito velho da ZON para um da NOS, 5.0. Pensei que talvez ficasse tudo bem mas enganei-me.
Os problemas agravaram. Além de continuar na mesma com a ligação instável em períodos ou dias aleatórios, sem conseguir dar uma videochamada por Google Meet com os videos a pararem todos, perdi drasticamente o acesso à internet através de Wifi porque este novo equipamento pode ser todo XPTO mas o alcance do sinal perdeu-se quase todo. A minha mãe ficou fula quando viu que o sinal que tinha no quarto passou de médio para praticamente inexistente no seu cantinho. Passei de cavalo para burro. Contactei o apoio ao cliente várias vezes. Ficou de telefonar uma equipa técnica que tentou ligar uma vez exactamente no dia e na hora que disse que não podia por estar no Google Meet em videochamada, e apesar da minha insistência junto do 16990 e de, por duas vezes, me ter sido dado 2 períodos em 2 dias diferentes para ser contactado, nunca fui!
A minha mãe reclamou ontem por causa do Wifi e agendou com um técnico para vir cá hoje, que confirmou que as ligaçoes estão boas e que deverá mesmo ser problema externo à minha casa, e que por acontecer em períodos aleatórios tem de ser investigada e não há prazo… Referiu que a perda do sinal de Wifi não era com ele, mas com a NOS, que não fez nada sobre isso sequer até agora. O tecnico trocou um splitter triplo por um duplo que o anterior técnico já tinha mudado. Eis que para piorar, hoje à noite quando me sento refastelado preparado para para puxar um episódio de uma série para ver com a minha mãe, vejo que a box estava sem o Guia, a dar a grelha de canais sem informação e erros em alguns dos menus.
Perdi a noite entre reiniciar box e repor as definições da mesma e ligar para o apoio ao cliente novamente à espera de ser atendido e seguir as instruções todas que me deram e que nada resolveram. Só há disponibilidade para verem o problema no local na Quinta feira ao final do dia…
A minha mãe sentou-se no quarto agora à noite resignada por não ter nem net no espaço onde gosta de estar, nem conseguir escolher filmes ou séries como costuma fazer para passar o tempo. Começo a ficar muito chateado com isto tudo, e ela ainda mais.
Perante tudo isto, estou cansado e já é uma da manhã. Amanhã tenho de dar videochamada via Google Meet e estou cheio de receios como nos outros dias, constantemente a fazer testes de velocidade antes de começar porque é muito desagradável ter 20 a 30 pessoas ligadas ao mesmo tempo e não conseguir fazer nada de jeito em vários momentos por problemas de rede, com os vídeos todos a parar. Ninguém ainda me falou nada sequer sobre a perda de cobertura do sinal de Wifi, que está a deixar a minha mãe ainda mais chateada do que eu. Estou a ficar seriamente descontente.