Skip to main content
Header

Boa noite. Já abordei alguns assuntos num tópico que reutilizei de outro utilizador mas está na hora de criar um novo para transmitir o descontentamento. Tenho serviço de Net fixa de 100 megas num pacote que inclui TV, telefone que nem funciona e dois telemóveis. O router num escritório, e a box no quarto da minha mãe.

Desde final de 2020, devido a problemas com a ligação à internet na área de residência, que o serviço aqui em casa está a deteriorar cada vez mais. Fiquei sem internet durante várias horas em dois dias diferentes. Entretanto, o sinal voltou, mas a ligação passou a estar instável. Ora passo vários dias com tudo a mais de 120 megas, como em momentos aleatórios cai para 30, 40, até uma vez abaixo de 1mb sem que de repente consiga sequer fazer uma pesquisa no google. Contactei o apoio ao cliente e o técnico cá em casa substituiu todos os cabos, spliters e router muito velho da ZON para um da NOS, 5.0. Pensei que talvez ficasse tudo bem mas enganei-me.

Os problemas agravaram. Além de continuar na mesma com a ligação instável em períodos ou dias aleatórios, sem conseguir dar uma videochamada por Google Meet com os videos a pararem todos, perdi drasticamente o acesso à internet através de Wifi porque este novo equipamento pode ser todo XPTO mas o alcance do sinal perdeu-se quase todo. A minha mãe ficou fula quando viu que o sinal que tinha no quarto passou de médio para praticamente inexistente no seu cantinho. Passei de cavalo para burro. Contactei o apoio ao cliente várias vezes. Ficou de telefonar uma equipa técnica que tentou ligar uma vez exactamente no dia e na hora que disse que não podia por estar no Google Meet em videochamada, e apesar da minha insistência junto do 16990 e de, por duas vezes, me ter sido dado 2 períodos em 2 dias diferentes para ser contactado, nunca fui!

A minha mãe reclamou ontem por causa do Wifi e agendou com um técnico para vir cá hoje, que confirmou que as ligaçoes estão boas e que deverá mesmo ser problema externo à minha casa, e que por acontecer em períodos aleatórios tem de ser investigada e não há prazo… Referiu que a perda do sinal de Wifi não era com ele, mas com a NOS, que não fez nada sobre isso sequer até agora. O tecnico trocou um splitter triplo por um duplo que o anterior técnico já tinha mudado. Eis que para piorar, hoje à noite quando me sento refastelado preparado para para puxar um episódio de uma série para ver com a minha mãe, vejo que a box estava sem o Guia, a dar a grelha de canais sem informação e erros em alguns dos menus.

Perdi a noite entre reiniciar box e repor as definições da mesma e ligar para o apoio ao cliente novamente à espera de ser atendido e seguir as instruções todas que me deram e que nada resolveram. Só há disponibilidade para verem o problema no local na Quinta feira ao final do dia…

A minha mãe sentou-se no quarto agora à noite resignada por não ter nem net no espaço onde gosta de estar, nem conseguir escolher filmes ou séries como costuma fazer para passar o tempo. Começo a ficar muito chateado com isto tudo, e ela ainda mais.

Perante tudo isto, estou cansado e já é uma da manhã. Amanhã tenho de dar videochamada via Google Meet e estou cheio de receios como nos outros dias, constantemente a fazer testes de velocidade antes de começar porque é muito desagradável ter 20 a 30 pessoas ligadas ao mesmo tempo e não conseguir fazer nada de jeito em vários momentos por problemas de rede, com os vídeos todos a parar. Ninguém ainda me falou nada sequer sobre a perda de cobertura do sinal de Wifi, que está a deixar a minha mãe ainda mais chateada do que eu. Estou a ficar seriamente descontente.

Desde que mudei do router 3.0 para o 5.0 que notei melhoria muita ligeira em termos de wifi. Há quem diga que ficou pior mas o wifi é wifi e não dá para aumentar o alcance.

As descidas de velocidade acontece noutros equipamentos? Porque há muitos casos que o problema é do próprio equipamento

Desde que mudei do router 3.0 para o 5.0 que notei melhoria muita ligeira em termos de wifi. Há quem diga que ficou pior mas o wifi é wifi e não dá para aumentar o alcance.

As descidas de velocidade acontece noutros equipamentos? Porque há muitos casos que o problema é do próprio equipamento

Se só tenho um router em casa com net fixa por cabo não tenho outros equipamentos para verificar. O wifi é mau em qualquer equipamento, até no meu telemóvel que tem boa captação de sinal fica com sinal fraco onde antes o sinal estava no médio ou bom. Isto não acontecia antes da nova intervenção. Essa do Wifi não dar para aumentar o alcance, para mim é areia para os olhos, porque maneiras há e toda a gente sabe que sim, a começar pelos equipamentos que instalam em casa. 

Além do equipamento ser novo, já vieram cá dois técnicos e o último já constatou que o problema da net fixa não é do interior de casa e reencaminhou para outra equipa. E quanto ao Wifi, a pioria foi drástica porque este equipamento tem um sinal muito mais fraco que o router antigo, seja lá por que motivo for. Passei de rede boa ou média em toda a casa, para fraca ou nenhuma em metade da casa, era o que mais faltava passar de cavalo para burro e a minha mãe ficar privada de usar Wifi no quarto dela sem que a NOS faça alguma coisa ou toque sequer no assunto e ainda continuar a pagar o mesmo. .

Vieram cá para resolver um problema que ffoi o da net fixa, e em vez de o resolver como deve ser, ainda criaram outros problemas e é cada vez a piorar. Net fica instável aleatoriamente por problemas externos que precisam de ser vistos e nem há datas para isso, súbita perda de cobertura no Wifi ao ponto de ser inutilizável nalguns sítios da casa, e agora depois da vinda do novo técnico e de ter mexido no splitter, foi a vez da televisão deixar de estar ok, o que é fantástico. 

Não vou a cada visita nova de técnicos continuar continuar a perder tempo a telefonar, a reclamar e a ter de lidar com problemas que não se resolvem e ainda se agravam.

Olá @PedroGSDias,

Lamentamos a demora na resposta.

Recebemos a sua mensagem e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigada

Olá @PedroGSDias,

Lamentamos a demora na resposta.

Recebemos a sua mensagem e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigada

Já enviei todas as informações para vários lados, inclusivé os de reclamação. Apesar dos problemas, os dois primeiros  técnicos eram simpáticos, pacientes e gostei da sua vinda e da disponibilidade de verem tudo e de trocarem os fios e equipamentos. Este terceiro técnico que cá veio da ultima vez foi para esquecer. Mal entrou não quis sequer ouvir a explicação dos problemas e das intervenções dos técnicos anteriores. Muito convencido, arrogante e super impaciente. Calei-me e afastei-me para não desconversar e tentei deixá-lo fazer o seu trabalho, mas com as perguntas e comentários que foi fazendo, acabei por me começar a chatear e por acabar a discutir. Acusou-me de estar a recebê-lo com três pedras na mão, o que não foi bem verdade.  Não interessa só ser bom técnico se não sabe minimamente interagir e não tem paciência para os clientes, sobretudo quando envolvem problemas que por vezes persistem. E eu estou muito longe de ser das pessoas mais complicadas ao lado do que por aí há, mas com aquele tipo de atitudes as coisas ainda se complicam mais.

Ligaram-me há pouco para informar que irão agendar uma auditoria na segunda feira.

Ainda agora estava à frente do PC em estudos e vi subitamente uma mensagem a aparecer: “a sua ligação à internet foi restabelecida”. Não dei conta de nada a não ser esse pop up na barra do windows.

Voltei a medir a velocidade e voltei a perder 30 megas face ao que é normal. Não me apetece estar a fazer novamente testes atrás de testes para verificar a estabilidade da velocidade e da latência. Espero que se consiga tirar alguma conclusão com a auditoria.

Olá @PedroGSDias

Pedimos desculpa pela demora. 

Ficamos aguardar o seu feedback em relação à auditoria. 

Obrigada 

Ficou agendada para sexta feira de manhã. Depois divulgo os resultados. Não estou muito optimista que vão detectar algo a não ser que ocorra no momento em que cá estejam. Espero apenas que sejama pessoas que saibam lidar com os clientes porque a última experiência não foi positiva...

Olá @PedroGSDias,

Respondemos à mensagem que nos enviou.

Obrigada

Olá @PedroGSDias,

Respondemos à mensagem que nos enviou.

Obrigada

A visita correu bem, na medida em que tanto o técnico como o auditor eram acessíveis e simpáticos. Trocaram o fio do poste, que era o único elemento de ligação com a rede pública que faltava trocar. Minutos depois de terem ido embora, percebi que continuava com problemas. A primeira coisa que tentei fazer foi abrir o Facebook. Ficou a página em branco, a carregar. Para testar, abri novo separador e tentei abrir o youtube. Só ao fim de uns 20 segundos as páginas deram resposta. Tentei correr um video do youtube, mas ficava a tentar carregar. Fiz teste de velocidade, e tinha novamente quebras para 40 megas e metade da velocidade normal de upload. Fiz restart a tudo, testei wifi e ligação por cabo, ora a velocidade baixava ora voltava aos 120 megas.

Contactaram-me do apoio ao cliente pouco depois, e expliquei a intervenção que foi feita tal como os resultados. Ficaram de me ligar de outra equipa técnica, pelo qual aguardo.

Ligaram-me entretanto da provedoria a lamentar os transtornos causados com os problemas de ligação, com a compensação da mensalidade mais recente e disseram que a NOS não podia fazer mais nada por mim, para procurar alternativas na concorrência uma vez que não estou fidelizado… :rolling_eyes:

Mal desliguei a chamada tive de iniciar uma videoconferência pelo google meet, e foi das piores que já dei… em 17 videos, na conferência, só conseguia ver 4 ou 5 de cada vez, a maior parte desligados ou intermitentes. Não pude estar constantemente a fazer testes de velocidade, mas quando fiz deu normal… Completamente baralhado com isto tudo.

Vou ser honesto, tirando o terceiro técnico, até me surpreendeu o trabalho dos técnicos e o investimento geral que fizeram a tentar resolver o problema, mas infelizmente não chega...

Olá @PedroGSDias,

Lamentamos a situação e agradecemos o seu feedback.

Se tiver mais questões que possamos ajudar, estamos disponíveis.

Obrigada

Já percebi que deram o problema como encerrado. Ficaram de ligar de outra equipa técnica e nunca o fizeram. Em contrapartida, ligaram da provedoria, deram-me uma compensação e sugeriram-me procurar alternativas porque já não estou fidelizado. :rolling_eyes:  Não sei que comente.

Comentário