Skip to main content
Header
Pergunta

Problema persistente de sinal/DOCSIS – intervenção encaminhada para a rede exterior sem possibilidade de acompanhamento

Forum|alt.badge.img

Bom dia,

Gostaria de solicitar a ajuda da moderação relativamente a uma incidência persistente na minha ligação NOS, que já foi diagnosticada tecnicamente mas cujo acompanhamento deixei de conseguir consultar após a visita do técnico.

Nos últimos dias, tanto o diagnóstico automático da Internet como o da Televisão, realizados através das ferramentas da NOS, identificaram problemas relacionados com o sinal/DOCSIS. Em ambos os casos, o diagnóstico determinou a necessidade de intervenção técnica.

Hoje realizou-se a visita do técnico. Foram efetuadas medições através das ferramentas internas da NOS e de equipamento de medição, tendo sido confirmado que a intensidade/qualidade do sinal apresenta valores insuficientes em determinados períodos, incluindo períodos prolongados de algumas horas e, segundo o histórico consultado pelo técnico, até dias praticamente completos.

O técnico verificou também a entrada e o cabo da instalação na habitação e não identificou qualquer problema que justificasse uma intervenção interior. Não foi substituído equipamento nem cablagem e foi-me indicado que a situação seria encaminhada para a equipa responsável pela rede exterior.

O problema é que, após este encaminhamento, deixou de aparecer qualquer intervenção pendente na app/área de cliente NOS. Não consigo, portanto, confirmar se existe uma intervenção exterior efetivamente aberta, qual o seu estado ou se existe alguma previsão para a resolução.

Entretanto, o problema continua presente. Após a visita voltei a realizar testes à ligação e continuo a obter períodos de desempenho/velocidade claramente inferiores ao normal, coincidentes com a degradação de sinal já identificada.

Não pretendo duplicar uma incidência que já tenha sido corretamente encaminhada. Gostaria apenas de pedir à moderação que, se possível, confirme que a intervenção na rede exterior continua efetivamente aberta e encaminhada para a equipa responsável, e que me indique se existe alguma previsão ou forma de acompanhar a sua resolução.

Esta questão é particularmente relevante porque não se trata de uma ocorrência isolada: ao longo do tempo tenho tido problemas recorrentes de sinal/Internet que exigiram diferentes intervenções técnicas, pelo que gostaria de garantir que desta vez é investigada a possível causa na infraestrutura exterior, conforme indicado pelo técnico que realizou a visita.

Posso naturalmente fornecer por mensagem privada todos os dados de cliente e da instalação necessários para localizarem a intervenção.

Obrigado pela ajuda.

9 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 25, 2026

Bom dia ​@FABIO SANTAMARIA GONZALEZ

Concordo consigo aliás tive uma questão recente em que não forneceram data de resolução. 

Acho importante que esta informação seja dada para o cliente gerir melhor a situação.

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 25, 2026

Boa tarde ​@FABIO SANTAMARIA GONZALEZ, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e, também, a a partilha do ​@Jorge C sobre este tema.

Pelo que compreendemos do que nos indicou,  o técnico identificou uma avaria de exteriores, pelo que, por via de regra, cabe-lhe endereçar à equipa que realmente vai resolver.

Assim, é necessário aguardar, pelo que pedimos que aguarde, por favor. Vai ser contactado logo que esteja resolvido.

Informamos ainda que a informação do estado de resolução apenas fica visível após o termo da ordem de trabalho.

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Forum|alt.badge.img

Boa tarde ​@FABIO SANTAMARIA GONZALEZ, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e, também, a a partilha do ​@Jorge C sobre este tema.

Pelo que compreendemos do que nos indicou,  o técnico identificou uma avaria de exteriores, pelo que, por via de regra, cabe-lhe endereçar à equipa que realmente vai resolver.

Assim, é necessário aguardar, pelo que pedimos que aguarde, por favor. Vai ser contactado logo que esteja resolvido.

Informamos ainda que a informação do estado de resolução apenas fica visível após o termo da ordem de trabalho.

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Boa tarde,

Obrigado pelas respostas.

Entretanto, recebi hoje a comunicação da NOS a indicar que a avaria INC000188409172 se encontra resolvida.

Imediatamente após a resolução, a ligação apresentava valores normais, tendo medido aproximadamente 815 Mbps de download, 98 Mbps de upload e 8 ms de ping.

No entanto, poucas horas depois, às 18h41 de hoje, voltei a verificar uma degradação significativa da ligação: 400,87 Mbps de download, 58,71 Mbps de upload e 10 ms de ping, com a latência sob carga a aumentar para 158 ms durante o download e 71 ms durante o upload.

Esta variação parece-me particularmente relevante porque coincide com aquilo que o técnico verificou durante a visita: segundo o histórico que consultou, existem períodos específicos, por vezes prolongados, em que a qualidade/intensidade do sinal se degrada.

Não posso naturalmente concluir, com base numa única medição, que a avaria não tenha sido resolvida. No entanto, tendo a degradação reaparecido no próprio dia em que a intervenção foi dada como concluída, deixo esta informação registada para acompanhamento.

Vou continuar a observar o comportamento da ligação nas próximas horas e, caso a degradação persista, agradeço que possam verificar se a causa identificada na rede exterior ficou efetivamente resolvida.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 25, 2026

Boa tarde ​@FABIO SANTAMARIA GONZALEZ,

Sugerimos que realize o diagnóstico online através da my NOS de forma a que a situação possa ser analisada.

Partilhe connosco o resultado e o seu testemunho, por favor.

Obrigado

Forum|alt.badge.img

Boa noite, João.

Obrigado pela resposta.

Acabei de realizar novamente o diagnóstico online através da my NOS, conforme sugerido.

O resultado é claro: o próprio diagnóstico indica que “O problema com os sinais Docsis ainda não está resolvido”, conforme imagem que junto a esta mensagem.

Recordo que hoje recebi uma comunicação da NOS a informar que a avaria INC000188409172 se encontrava resolvida. No entanto, posteriormente voltei a verificar degradações significativas na ligação e, agora, o diagnóstico técnico da própria NOS confirma que o problema com os sinais DOCSIS continua presente.

Agradeço, por isso, que possam verificar novamente a situação e, se possível, reencaminhá-la para a equipa técnica responsável pela intervenção na rede exterior, uma vez que aparentemente a avaria não ficou efetivamente resolvida.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 26, 2026

Agradecemos a sua mensagem e testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Forum|alt.badge.img

Obrigado

Mensagem enviada

Forum|alt.badge.img

Obrigado

Boa tarde,

Gostaria também de acrescentar uma informação que poderá ser relevante para o diagnóstico técnico.

Inicialmente existia apenas uma ligação NOS por coaxial nesta habitação. Posteriormente foi instalada uma segunda ligação NOS independente no piso inferior. As incidências recorrentes na minha ligação começaram aproximadamente a partir dessa altura; anteriormente, durante vários anos, não tinha tido problemas relevantes com o serviço.

Tenho a suspeita de que a entrada coaxial possa ser comum às duas instalações e que exista, em algum ponto da instalação interior, possivelmente na zona do sótão, um splitter/derivador que divide o sinal para alimentar os dois routers/cable modems.

Ontem, durante a visita técnica, sugeri inclusivamente a possibilidade de passar uma nova entrada de cabo diretamente do exterior para o meu escritório, estando disponível para permitir a perfuração da parede se fosse necessário. O técnico considerou que não seria necessário, subiu ao sótão para verificar a instalação e, posteriormente, encaminhou a situação para intervenção na rede exterior.

Há ainda uma observação que talvez seja tecnicamente relevante: quando realizo testes de velocidade separadamente em cada uma das duas ligações, o desempenho individual é superior ao obtido quando realizo testes simultaneamente nas duas. No upload, em particular, tenho observado que a soma aproximada das velocidades obtidas simultaneamente nas duas ligações se aproxima da velocidade conseguida por uma única ligação quando testada isoladamente.

Naturalmente, não tenho meios para determinar se existe efetivamente uma relação entre estas situações nem pretendo antecipar uma conclusão técnica. No entanto, tendo em conta que o diagnóstico da própria NOS continua a indicar que “o problema com os sinais DOCSIS ainda não está resolvido”, agradecia que, na análise da situação, pudessem também verificar:

– se as duas instalações partilham a mesma entrada coaxial através de algum splitter/derivador;
– se essa configuração está corretamente dimensionada para alimentar os dois cable modems;
– e se existe alguma degradação dos níveis DOCSIS, especialmente no upstream, associada a esse ponto comum da instalação.

Agradeço particularmente a vossa ajuda porque trabalho habitualmente a partir desta morada e dependo da ligação à Internet para a minha atividade profissional. Mais do que atingir permanentemente a velocidade máxima contratada, o que é realmente importante para mim é dispor de uma ligação estável e consistente ao longo do dia. Por esse motivo, gostaria, se possível, de identificar e resolver a causa destas degradações recorrentes, em vez de apenas recuperar temporariamente o desempenho da ligação.

Penso que esta informação poderá ser útil para localizar definitivamente a origem do problema e agradeço desde já toda a ajuda que possam prestar.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 26, 2026

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e mensagem ​@FABIO SANTAMARIA GONZALEZ,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado