Problema de routing/peering NOS para Riot Games – 107ms sem WARP vs 40ms com WARP Copiar título
Boa tarde,
Sou cliente NOS, residente em São Miguel, Açores, e venho reportar um possível problema de routing/peering entre a rede da NOS e os servidores europeus da Riot Games, nomeadamente no VALORANT e LEAGUE OF LEGENDS (pertencentes à Riot Games).
Descrição do problema:
Até recentemente, tinha uma latência habitual de aproximadamente 40–50 ms nos servidores de Madrid. Atualmente, estou com 107 ms constantes, sem que tenha ocorrido qualquer alteração relevante na minha rede doméstica. Aparentemente, segundo utilizadores do fórum e do reddit, não sou o único e já aconteceu anteriormente a diversas pessoa.
O computador encontra-se ligado diretamente ao router através de Ethernet.
O mais interessante é que, ao ativar o Cloudflare WARP, a latência desce imediatamente dos 107 ms para os habituais 40–50 ms. Ao desativar o WARP, regressa aos 107 ms.
Adicionalmente, pessoas na minha proximidade, utilizando outras operadoras, continuam a apresentar latências normais nos mesmos servidores.
Testes realizados:
Speedtest NOS:
-
Download: 524,2 Mbps
-
Upload: 95,3 Mbps
-
Ping: 26 ms
-
Jitter: 0,8 ms
Realizei também testes de traceroute para o IP europeu de diagnóstico da Riot Games (162.249.72.1), com e sem Cloudflare WARP.
Sem WARP (ligação NOS direta):
-
Salto 4: 10.255.51.30 — 33–34 ms
-
Salto 6: 87.245.233.116 — 62–64 ms (RETN)
Com Cloudflare WARP:
-
Salto 4: 193.251.150.117 — 26 ms
-
Salto 5: 193.251.128.201 — 37–39 ms (Orange)
Em ambos os testes, os saltos seguintes não responderam, pelo que não foi possível determinar a latência até ao destino final.
Estes resultados demonstram que o tráfego segue percursos diferentes, sendo que o percurso através da Cloudflare permite recuperar a latência normal dentro do jogo.
Contacto com o apoio NOS:
Já contactei o apoio técnico telefónico, mas foi-me indicado que, como os testes de velocidade e ping da NOS estavam dentro dos parâmetros normais, não haveria qualquer problema a resolver, podendo a situação depender dos servidores do jogo.
Contudo, um teste de velocidade para um servidor NOS não permite excluir problemas de encaminhamento para destinos específicos.
O facto de a mesma ligação funcionar normalmente através do Cloudflare WARP, enquanto a ligação direta apresenta uma latência significativamente superior, sugere um problema no percurso de rede utilizado.
O que solicito:
Gostaria que a situação fosse encaminhada para uma equipa técnica especializada em redes, para análise de:
-
Rotas de encaminhamento da NOS para os servidores europeus da Riot Games;
-
Possíveis problemas de peering ou trânsito IP;
-
Eventuais alterações recentes nas rotas utilizadas a partir dos Açores;
-
Possibilidade de otimização ou correção do encaminhamento.
Não pretendo uma análise genérica da velocidade contratada, que está a funcionar normalmente, mas sim uma investigação específica à latência e ao percurso dos pacotes até aos servidores de jogo.
Agradeç a atenção da equipa NOS e gostaria de saber se outros clientes, particularmente nos Açores, estão a experienciar problemas semelhantes.
Obrigado.