Desde há 3 ou 4 dias atrás, o ping para servidores franceses e ingleses, nomeadamente, aumentou e muito. Em média, passei a ter 60ms em vez de 35 ms em França, por exemplo. Um aumento de 70% portanto. E por vezes, com oscilações mais altas, como se pode ver abaixo.
Isto nunca aconteceu com anos a usar NOS.
Tomando como exemplo, pingar e fazer tracert ao ip: 37.59.29.69 (servidor francês).
EU:
Amigo com NOS com tracert completamente diferente:
Dúvidas:
porque é que para um servidor francês, tenho hops para a Alemanha?
porque é que o meu amigo, com NOS também, consegue ter um routing bem mais eficiente?
O que mudou para de repente deixar de ter pings decentes em França e UK? Anos e anos, sem este comportamento. De repente, isto.
De notar que qualquer ping Francês/UK/Alemão que pedi a amigos com MEO e Vodafone, tinham todos melhor routeamento que eu.
Como resolver? Contactei a NOS, 16990 e foi infrutífero. O meu problema foi totalmente desconsiderado (sucintamente digo, pois a história é bem mais longa).
Nota: em Portugal, e Espanha, os pings mantêm-se normais. Estou sempre por ethernet. Já fiz flushdns, reset router, blabla.
Obrigado.
Página 1 / 1
O apoio da NOS não te consegue prestar nenhum auxilio em situações de ping.
Podes fazer realmente o flush dns, reset de fábrica ao router, deixar desligado durante a noite para ficares com outro ip. Após isto o ping que tiveres é o ping que tiveres.
” (…) a rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS.
Obrigado”
O apoio da NOS não te consegue prestar nenhum auxilio em situações de ping.
Podes fazer realmente o flush dns, reset de fábrica ao router, deixar desligado durante a noite para ficares com outro ip. Após isto o ping que tiveres é o ping que tiveres.
Portanto durante 4 anos tive ping X. Agora o ping mudou (X+70%). A NOS não fez rigorosamente nada na sua config (?!).
Portanto há users NOS com routings diferentes para o mesmo ip (arranjo tracert de user NOS com o mesmo problema que eu, e outro sem, como publicado acima). Nenhuma lógica? É mamar e calar, é isso?
” (…) a rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS.
Obrigado”
Resposta totalmente vaga sem olhar em concreto aos tracerts que partilho. Tem sido a abordagem da NOS, sim. Fico na mesma e, pior, sem qualquer tipo de suporte ou explicação.
Boa tarde, @Ana Es
Bem-vinda ao Fórum NOS. Agradecemos a sua mensagem.
Compreendemos o que nos refere, no entanto, a rota do servidor não é de exclusiva responsabilidade da NOS, pelo que, dependendo do servidor, pode verificar dificuldades. No uso comum da internet, verifica alguma indisponibilidade?
Obrigado
Boa tarde, @Ana Es
Bem-vinda ao Fórum NOS. Agradecemos a sua mensagem.
Compreendemos o que nos refere, no entanto, a rota do servidor não é de exclusiva responsabilidade da NOS, pelo que, dependendo do servidor, pode verificar dificuldades. No uso comum da internet, verifica alguma indisponibilidade?
Obrigado
Boa tarde, João. Eu compreenderia isso se o comportanto da rota do servidor fosse a mesma de forma transversal (a TODOS os clientes NOS), mas não é o caso.
Portanto a pergunta que se impõe é: porque é que um utilizador NOS tem hops/routing normais, e eu não?
Parece que somos de dois ISPs diferentes, quando não somos.
A outra pergunta é, o que mudou? Anos com routing normal, e nos últimos dias a latência aumentou 70% para IPs nos países acima referidos. Não foi este o serviço que contratei.
Outra questão ainda é, alguém de redes da NOS se dignou a olhar para os tracerts que partilho aqui? Pelo que percebo (dado que só recebo a resposta pré-formatada) a resposta é não.
Não é possível contratar-se um serviço e ter latência de, por exemplo, 200ms para França. Se assim é, o serviço pura e simplesmente não é usável.
Questão final (a que agradecia uma real resposta): o que é preciso fazer para ter as mesmas condições de routing/serviço que a 2a imagem que partilhei lá acima (cliente NOS)? O que se passa aqui? A resposta NOS não clarifica, de todo.
Agradecia uma explicação técnica para o mesmo (até à data, só recebo respostas high level sem olhar ao detalhe do que partilho, é pena).
Não temos conhecimento de que tenha existido alterações da NOS no que concerne à rota, @Ana Es, pelo que, e uma vez que não depende unicamente da NOS, não conseguimos ajudar.
Sempre que necessário ou que não consigamos identificar a situação, endereçamos a questão o que, de momento, e aparentemente, não carece dessa necessidade.
A questão final, não temos como ajudar.
Se tiver alguma questão adicional, por favor, quanto aos serviços e produtos NOS, fale connosco.
Obrigado,
Não temos conhecimento de que tenha existido alterações da NOS no que concerne à rota, @Ana Es, pelo que, e uma vez que não depende unicamente da NOS, não conseguimos ajudar.
Não ter conhecimento não significa que não tenha acontecido. Foi questionado algo à equipa de redes da NOS para saber se houve alguma mudança? Não parece, dado que este problema, pelos vistos, “não carece da necessidade de escalar”. Não entendo porquê, mas tudo bem.
Portanto imaginemos que, amanhã, para IPs franceses, tenho um routing que me dá 500ms. A resposta será a mesma, “routing não depende unicamente da NOS”. Se sim, bom, o nível de suporte dado a este tema é paupérrimo, para ser simpático.
Portanto, tenho um problema, o mesmo não carece de ser escalado (!?), ninguém explica do ponto de vista técnico porque ao 4o hop em alguns tracerts já tenho ping 50 ms (no que me parece ser um IP da NOS e portanto ainda em Lisboa, mas tiro no escuro só dado que tenho 0 suporte técnico dado pelo NOS quanto ao meu problema). Tudo normal, portanto.
Conclusão: não é de fiar esta internet, mas o pior mesmo é ter recebido 0 suporte e só frases pré-feitas (perdoem-me a franqueza). Seguramente o plano é mudar para a concorrência ASAP.
Dito isto, parece que o meu “não problema”, aos olhos da NOS, foi magicamente resolvido.
Voltei a ter um route normal. Portanto eu (utilizador) não tenho nada a ver com isto, NOS também não (?!) -- apesar de clientes NOS nunca terem tido falha no route como mostrado acima.
Fica um mistério e o registo de um suporte inexistente sobre a matéria. A não recomendar.
Boa tarde,
Agradecemos o seu testemunho e partilha @Ana Es.
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Boa tarde , eu estou desde há uns dias com o mesmo problema no acesso a França ( onde temos a AVC com que trabalhamos desde casa ) e isto é um problema que está a acontecer a vários colegas meus , mas só os que tem a NOS como provedor , os que tem VODAFONE ou MEO trabalham sem problemas .
Fazendo o ping desde www.meter.net/ping-test os resultados fazendo várias vezes ao dia , muitas vezes fazendo no mesmo minuto as diferenças são brutais como podem ver em baixo . de 47ms para 257ms e acreditem que testei fazer isto várias vezes ao dia e 20% das vezes tenho valores acima dos 200ms .
Fazendo o ping para qualquer outro Pais os resultados são sempre estáveis e segundo o que me dizem os meus colegas do suporte , tudo apontaria para um problema de Routing da NOS com França e acho que era isso que deveria ser verificado pela NOS .
Neste momento estou a equacionar sériamente em terminar o contrato com a NOS e passar para outro fornecedor dado que neste momento estou a trabalhar direto de casa .
Lê este post desde inicio e tens a tua resposta
Li o post todo desde o inicio e não vejo solução nenhuma .
A única solução é alguém da NOS olhar para este problema com olhos de ver e tentar perceber porque os Pings a qualquer servidor de França em inúmeras ocasiões demoram cinco vezes mais do que é normal e colegas meus que tem Vodafone ou MEO esta situação não acontece . Mais ainda foi pedido a um colega que tem NOS e Vodafone que fizesse o teste durante um dia e na Vodafone não teve nenhum problema e com a NOS teve várias vezes ao dia em que teve muita dificuldade em trabalhar .
Num Universo de mais ou menos 500 pessoas a trabalhar em remoto , é muito estranho que isto só se passe com a NOS .
Exatamente como refere, não há solução. Não há ninguem da NOS que vá ver a situação dado que os routings não dependem unicamente do ISP tal como referido acima.
Li o post todo desde o inicio e não vejo solução nenhuma .
A única solução é alguém da NOS olhar para este problema com olhos de ver e tentar perceber porque os Pings a qualquer servidor de França em inúmeras ocasiões demoram cinco vezes mais do que é normal e colegas meus que tem Vodafone ou MEO esta situação não acontece . Mais ainda foi pedido a um colega que tem NOS e Vodafone que fizesse o teste durante um dia e na Vodafone não teve nenhum problema e com a NOS teve várias vezes ao dia em que teve muita dificuldade em trabalhar .
Num Universo de mais ou menos 500 pessoas a trabalhar em remoto , é muito estranho que isto só se passe com a NOS .
Com uma VPN consegues estar mais protegido e contornar esse problema de routings sempre que aparecerem. Deixo a recomendação.
Um bem haja
Lamentamos a situação, @Alberto Nóvoa. @Guimas deu uma boa ajuda. Obrigado,
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.