Skip to main content
Header
Kilobyte
March 16, 2024

Problema de routing causando ping alto

Boa noite,

Desde há 3 ou 4 dias atrás, o ping para servidores franceses e ingleses, nomeadamente, aumentou e muito. Em média, passei a ter 60ms em vez de 35 ms em França, por exemplo. Um aumento de 70% portanto. E por vezes, com oscilações mais altas, como se pode ver abaixo.

Isto nunca aconteceu com anos a usar NOS.

Tomando como exemplo, pingar e fazer tracert ao ip: 37.59.29.69 (servidor francês).

EU:

Amigo com NOS com tracert completamente diferente:

Dúvidas:

1. porque é que para um servidor francês, tenho hops para a Alemanha?
  2. porque é que o meu amigo, com NOS também, consegue ter um routing bem mais eficiente?
  3. O que mudou para de repente deixar de ter pings decentes em França e UK? Anos e anos, sem este comportamento. De repente, isto.
  4. De notar que qualquer ping Francês/UK/Alemão que pedi a amigos com MEO e Vodafone, tinham todos melhor routeamento que eu.
  5. Como resolver? Contactei a NOS, 16990 e foi infrutífero. O meu problema foi totalmente desconsiderado (sucintamente digo, pois a história é bem mais longa).

Nota: em Portugal, e Espanha, os pings mantêm-se normais. Estou sempre por ethernet. Já fiz flushdns, reset router, blabla.

Obrigado.

15 Comentários

Guimas
Super User
Super User
May 16, 2024

Lê este post desde inicio e tens a tua resposta

Kilobyte
May 16, 2024

Li o post todo desde o inicio e não vejo solução nenhuma .

A única solução é alguém da NOS olhar para este problema com olhos de ver e tentar perceber porque os Pings a qualquer servidor de França em inúmeras ocasiões demoram cinco vezes mais do que é normal e colegas meus que tem Vodafone ou MEO esta situação não acontece . Mais ainda foi pedido a um colega que tem NOS e Vodafone que fizesse o teste durante um dia e na Vodafone não teve nenhum problema e com a NOS teve várias vezes ao dia em que teve muita dificuldade em trabalhar .

Num Universo de mais ou menos 500 pessoas a trabalhar em remoto , é muito estranho que isto só se passe com a NOS .  

Guimas
Super User
Super User
May 16, 2024

Exatamente como refere, não há solução. Não há ninguem da NOS que vá ver a situação dado que os routings não dependem unicamente do ISP tal como referido acima.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
May 16, 2024

Li o post todo desde o inicio e não vejo solução nenhuma .

A única solução é alguém da NOS olhar para este problema com olhos de ver e tentar perceber porque os Pings a qualquer servidor de França em inúmeras ocasiões demoram cinco vezes mais do que é normal e colegas meus que tem Vodafone ou MEO esta situação não acontece . Mais ainda foi pedido a um colega que tem NOS e Vodafone que fizesse o teste durante um dia e na Vodafone não teve nenhum problema e com a NOS teve várias vezes ao dia em que teve muita dificuldade em trabalhar .

Num Universo de mais ou menos 500 pessoas a trabalhar em remoto , é muito estranho que isto só se passe com a NOS .  

Com uma VPN consegues estar mais protegido e contornar esse problema de routings sempre que aparecerem. Deixo a recomendação. 😉

Um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Mário P.
Gestor da comunidade
May 17, 2024

Lamentamos a situação, @Alberto Nóvoa
​​@Guimas deu uma boa ajuda. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.