Skip to main content
Header

Problema com DDNS + CGNAT

• March 30, 2026
  • 1 comentário
  • 5 visualizações

Cliente: **************

Bom dia.
Na semana passada pedi para me migrarem um antigo número de telefone da MEO para o meu contrato existente da NOS (substituir o número da NOS pelo da MEO). Esse contrato antigo era para um pacote NOS Quatro de 200Mbps.
A pessoa que fez a migração criou um novo contrato para uma ligação de 1Gbit com a migração do número MEO.
Até aqui foi apenas para contextualizar a situação, a seguir descrevo o problema.
Eu tenho um router Asus ligado em modo bridge ao router NOS. Desde que a nova ligação entrou em vigor o IP público do modem NOS e o do Modem Asus não coincidem, o que me leva a crer que a nova ligação está atrás de CGNAT.
Um resumo da minha rede é o seguinte:

(Computador, BOX, telemóveis, NAS (Asustor), etc) -> Router Asus -> Router NOS

Com o novo contrato estou a ter um problema com uma NAS (Asustor) que usa o seu próprio DDNS. Sempre que tenta validar o endereço DDNS está a dar erro. Este serviço esteve em funcionamento durante mais de dez anos, no contrato antigo, e não houve qualquer alteração do meu lado que levasse a que isto acontecesse.
O DDNS não funciona atrás de CGNAT, pois muitos clientes usam o mesmo IP público, gostaria me desligassem esta opção, tal como estava no contrato antigo. 
Eu sei que o router NOS tem o seu próprio DDNS mas prefiro usar o da NAS.

IP público do modem NOS.

IP público do router Asus.

Mensagem de erro na NAS. O username e password funcionam noutras situações, como aplicações e via browser, resta o servidor. Como o IP do servidor e o IP público do modem NOS não coincidem dá erro.

Volto a frisar que isto estava a funcionar há mais de dez anos e não houve alteração da minha parte.

1 Comentário

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 30, 2026

Boa tarde ​@Nwik,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado