Skip to main content
Header
Karl Oger
Megabyte
June 17, 2025

Porque é que a NOS substituiu o meu modem por um equipamento inferior?

Gostava de entender porque raio é que a NOS decidiu substituir o meu modem anterior que funcionava perfeitamente por este novo "Chita Hub 5", que só trouxe problemas e limitações.

Antes, com o modem antigo, tinha a liberdade de configurar o meu router ASUS com IP próprio, com VPN ativa, rede organizada e sem conflitos. Funcionava. Ponto final. Agora, com este novo modem, perdi o controlo sobre a minha rede.

O que é que a NOS fez com esta "troca"?

Removeram o modo bridge funcional, que me permitia ligar o meu próprio router sem interferências.

O Port 4 LAN Bridge não funciona, dá erro de DHCP e bloqueia a comunicação entre o meu router e o modem.

IPv6 nem sequer está disponível, e o firmware é claramente limitado (7.2.2.0.1b.3.1).

Não consigo correr uma simples VPN no meu router, porque o modem agora bloqueia esse tipo de configuração.

Tudo isto foi feito sem qualquer aviso claro, sem explicação técnica, e ainda tentam vender como uma "atualização". Isto não é uma atualização, é uma regressão forçada.

Estou a considerar seriamente cancelar tudo.

Não vou continuar a pagar mais de 40€ por mês por um pacote cheio de serviços que não uso (TV, telefone fixo, etc.), e agora nem sequer posso gerir a minha própria rede como fazia antes.

Se isto não for resolvido com urgência com reposição do equipamento anterior ou ativação completa do modo bridge, vou procurar outro fornecedor que respeite a liberdade dos seus clientes e ofereça soluções reais, não downgrades camuflados de melhorias.

Cumprimentos,

Karl

11 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
June 17, 2025

Boa tarde ​@Karl Oger,

Agradecemos a sua mensagem.

Os modelos de equipamentos instalados são os referidos no modelo resumo de contrato, partilhado no momento da adesão ou renegociação do contrato.

Pra podermos ajudar envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Karl Oger
Megabyte
June 18, 2025

Já enviei mensagem privada como pediram.

Agora estou à espera de uma solução concreta porque até agora a NOS não resolveu nada.

Vamos deixar uma coisa bem clara:

Quem causou este problema foi a NOS, ao trocar o meu modem anterior (que funcionava com IPv6 e Bridge Mode verdadeiro na LAN 4) por este novo equipamento, que removeu essas capacidades sem qualquer aviso.

Isto não é um upgrade.

É uma substituição disfarçada que retirou funcionalidades que sempre estiveram ativas no serviço pelo qual pagamos.

E agora, quando um cliente identifica essa mudança, a surpresa parece ser da minha parte como se eu é que estivesse a configurar algo mal ou a complicar.

Eu sei exatamente o que mudou.

Sei o que funcionava antes e sei o que foi retirado agora.

Passou 3 dias sem solução. 

Guimas
Super User
Super User
June 18, 2025

O modo bridge funciona na mesma. Acho que não há nenhum router neste momento que tenha o modo bridge a não funcionar. Pode ser algo mal configurado. 

Alterou a velocidade?

Karl Oger
Megabyte
June 18, 2025

O modo bridge funciona na mesma. Acho que não há nenhum router neste momento que tenha o modo bridge a não funcionar. Pode ser algo mal configurado. 

Alterou a velocidade?

Este não é um problema de configuração, e não estou à procura de conselhos gerais de fórum.

O modem da NOS foi substituído por um modelo inferior que não tem suporte a IPv6, não tem Bridge Mode, e está impedindo o meu uso normal de equipamentos e serviços.

A troca de modem foi uma desvantagem clara e isso não foi informado como parte de nenhum upgrade. A situação não está a ser resolvida, e já estou a preparar uma escalada formal para a ANACOM.

Agradeço que se concentre em casos concretos e deixe as especulações para quem não está a enfrentar o problema.

Guimas
Super User
Super User
June 18, 2025

O que a anacom tem a ver com isso? Eles não vão ajudar

Como referi o bridge funciona no router 5.0v2. Tem suporte ipv6 obviamente, é dos routers mais recentes .. mais ninguém se queixa.

João H.
Gestor da comunidade
June 19, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Karl Oger.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Karl Oger
Megabyte
June 19, 2025

O que a anacom tem a ver com isso? Eles não vão ajudar

Como referi o bridge funciona no router 5.0v2. Tem suporte ipv6 obviamente, é dos routers mais recentes .. mais ninguém se queixa.

Eu entendo que talvez a tua configuração seja diferente, mas no meu caso específico, após o router ser trocado para o 5.0v2, perdi funcionalidades críticas como IPv6 e DHCP no modo bridge. O meu router não consegue receber IP público como antes. Já fiz múltiplos testes. Isto não é normal nem aceitável. ANACOM entra quando há alteração contratual ou funcional sem aviso. Só porque outros não reclamam não significa que não seja um problema sério.

Karl Oger
Megabyte
June 19, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Karl Oger.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Agradeço a resposta, mas isso não é suficiente.

Este problema é técnico, urgente e foi causado pela NOS não por mim.

O Bridge Mode deixou de funcionar, o meu router deixou de receber IP público, e o IPv6 desapareceu completamente.

O equipamento anterior suportava tudo isto sem problemas.

Quero uma solução técnica concreta, e quero saber se a NOS vai corrigir esta falha ou continuar a fazer-me esperar em silêncio.

Já forneci o meu contacto, até agora ninguém ligou. Já liguei para a NOS e, como sempre, dizem apenas para aguardar.

Enfim, sempre a mesma história.

João H.
Gestor da comunidade
June 19, 2025

Boa tarde ​@Karl Oger,

Todas as mensagens são respondidas por ordem de entrada, pelo que pedimos que aguarde a nossa resposta.

Em alternativa, poderá contactar através dos meios habituais.

Obrigado

Karl Oger
Megabyte
June 23, 2025

Boa tarde,

Venho apenas informar que a situação foi resolvida. O problema estava relacionado com uma atualização de firmware em falta no equipamento. Após essa atualização, o modo Bridge voltou a funcionar normalmente, tal como antes.

O problema está agora resolvido e não é necessária mais ajuda.

Agradeço a atenção de todos e peço desculpa se, em algum momento, me excedi. A frustração surgiu apenas porque já tinha tudo configurado e tive de recomeçar do zero, o que consumiu bastante tempo.

Obrigado,
Karl Oger