Gostava de entender porque raio é que a NOS decidiu substituir o meu modem anterior que funcionava perfeitamente por este novo "Chita Hub 5", que só trouxe problemas e limitações.
Antes, com o modem antigo, tinha a liberdade de configurar o meu router ASUS com IP próprio, com VPN ativa, rede organizada e sem conflitos. Funcionava. Ponto final. Agora, com este novo modem, perdi o controlo sobre a minha rede.
O que é que a NOS fez com esta "troca"?
Removeram o modo bridge funcional, que me permitia ligar o meu próprio router sem interferências.
O Port 4 LAN Bridge não funciona, dá erro de DHCP e bloqueia a comunicação entre o meu router e o modem.
IPv6 nem sequer está disponível, e o firmware é claramente limitado (7.2.2.0.1b.3.1).
Não consigo correr uma simples VPN no meu router, porque o modem agora bloqueia esse tipo de configuração.
Tudo isto foi feito sem qualquer aviso claro, sem explicação técnica, e ainda tentam vender como uma "atualização". Isto não é uma atualização, é uma regressão forçada.
Estou a considerar seriamente cancelar tudo.
Não vou continuar a pagar mais de 40€ por mês por um pacote cheio de serviços que não uso (TV, telefone fixo, etc.), e agora nem sequer posso gerir a minha própria rede como fazia antes.
Se isto não for resolvido com urgência com reposição do equipamento anterior ou ativação completa do modo bridge, vou procurar outro fornecedor que respeite a liberdade dos seus clientes e ofereça soluções reais, não downgrades camuflados de melhorias.
Cumprimentos,
Karl