Skip to main content
Header

Porque é que a NOS substituiu o meu modem por um equipamento inferior?

Karl Oger

Gostava de entender porque raio é que a NOS decidiu substituir o meu modem anterior que funcionava perfeitamente por este novo "Chita Hub 5", que só trouxe problemas e limitações.

Antes, com o modem antigo, tinha a liberdade de configurar o meu router ASUS com IP próprio, com VPN ativa, rede organizada e sem conflitos. Funcionava. Ponto final. Agora, com este novo modem, perdi o controlo sobre a minha rede.

O que é que a NOS fez com esta "troca"?

Removeram o modo bridge funcional, que me permitia ligar o meu próprio router sem interferências.

O Port 4 LAN Bridge não funciona, dá erro de DHCP e bloqueia a comunicação entre o meu router e o modem.

IPv6 nem sequer está disponível, e o firmware é claramente limitado (7.2.2.0.1b.3.1).

Não consigo correr uma simples VPN no meu router, porque o modem agora bloqueia esse tipo de configuração.

Tudo isto foi feito sem qualquer aviso claro, sem explicação técnica, e ainda tentam vender como uma "atualização". Isto não é uma atualização, é uma regressão forçada.

Estou a considerar seriamente cancelar tudo.

Não vou continuar a pagar mais de 40€ por mês por um pacote cheio de serviços que não uso (TV, telefone fixo, etc.), e agora nem sequer posso gerir a minha própria rede como fazia antes.

Se isto não for resolvido com urgência com reposição do equipamento anterior ou ativação completa do modo bridge, vou procurar outro fornecedor que respeite a liberdade dos seus clientes e ofereça soluções reais, não downgrades camuflados de melhorias.

Cumprimentos,

Karl

11 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 17, 2025

Boa tarde ​@Karl Oger,

Agradecemos a sua mensagem.

Os modelos de equipamentos instalados são os referidos no modelo resumo de contrato, partilhado no momento da adesão ou renegociação do contrato.

Pra podermos ajudar envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Karl Oger
  • Autor
  • Megabyte
  • June 18, 2025

Já enviei mensagem privada como pediram.

Agora estou à espera de uma solução concreta porque até agora a NOS não resolveu nada.

Vamos deixar uma coisa bem clara:

Quem causou este problema foi a NOS, ao trocar o meu modem anterior (que funcionava com IPv6 e Bridge Mode verdadeiro na LAN 4) por este novo equipamento, que removeu essas capacidades sem qualquer aviso.

Isto não é um upgrade.

É uma substituição disfarçada que retirou funcionalidades que sempre estiveram ativas no serviço pelo qual pagamos.

E agora, quando um cliente identifica essa mudança, a surpresa parece ser da minha parte como se eu é que estivesse a configurar algo mal ou a complicar.

Eu sei exatamente o que mudou.

Sei o que funcionava antes e sei o que foi retirado agora.

Passou 3 dias sem solução. 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 18, 2025

O modo bridge funciona na mesma. Acho que não há nenhum router neste momento que tenha o modo bridge a não funcionar. Pode ser algo mal configurado. 

Alterou a velocidade?

Karl Oger
  • Autor
  • Megabyte
  • June 18, 2025

O modo bridge funciona na mesma. Acho que não há nenhum router neste momento que tenha o modo bridge a não funcionar. Pode ser algo mal configurado. 

Alterou a velocidade?

Este não é um problema de configuração, e não estou à procura de conselhos gerais de fórum.

O modem da NOS foi substituído por um modelo inferior que não tem suporte a IPv6, não tem Bridge Mode, e está impedindo o meu uso normal de equipamentos e serviços.

A troca de modem foi uma desvantagem clara e isso não foi informado como parte de nenhum upgrade. A situação não está a ser resolvida, e já estou a preparar uma escalada formal para a ANACOM.

Agradeço que se concentre em casos concretos e deixe as especulações para quem não está a enfrentar o problema.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 18, 2025

O que a anacom tem a ver com isso? Eles não vão ajudar

Como referi o bridge funciona no router 5.0v2. Tem suporte ipv6 obviamente, é dos routers mais recentes .. mais ninguém se queixa.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 19, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Karl Oger.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Karl Oger
  • Autor
  • Megabyte
  • June 19, 2025

O que a anacom tem a ver com isso? Eles não vão ajudar

Como referi o bridge funciona no router 5.0v2. Tem suporte ipv6 obviamente, é dos routers mais recentes .. mais ninguém se queixa.

Eu entendo que talvez a tua configuração seja diferente, mas no meu caso específico, após o router ser trocado para o 5.0v2, perdi funcionalidades críticas como IPv6 e DHCP no modo bridge. O meu router não consegue receber IP público como antes. Já fiz múltiplos testes. Isto não é normal nem aceitável. ANACOM entra quando há alteração contratual ou funcional sem aviso. Só porque outros não reclamam não significa que não seja um problema sério.

Karl Oger
  • Autor
  • Megabyte
  • June 19, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Karl Oger.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Agradeço a resposta, mas isso não é suficiente.

Este problema é técnico, urgente e foi causado pela NOS não por mim.

O Bridge Mode deixou de funcionar, o meu router deixou de receber IP público, e o IPv6 desapareceu completamente.

O equipamento anterior suportava tudo isto sem problemas.

Quero uma solução técnica concreta, e quero saber se a NOS vai corrigir esta falha ou continuar a fazer-me esperar em silêncio.

Já forneci o meu contacto, até agora ninguém ligou. Já liguei para a NOS e, como sempre, dizem apenas para aguardar.

Enfim, sempre a mesma história.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 19, 2025

Boa tarde ​@Karl Oger,

Todas as mensagens são respondidas por ordem de entrada, pelo que pedimos que aguarde a nossa resposta.

Em alternativa, poderá contactar através dos meios habituais.

Obrigado

Karl Oger
  • Autor
  • Megabyte
  • June 23, 2025

Boa tarde,

Venho apenas informar que a situação foi resolvida. O problema estava relacionado com uma atualização de firmware em falta no equipamento. Após essa atualização, o modo Bridge voltou a funcionar normalmente, tal como antes.

O problema está agora resolvido e não é necessária mais ajuda.

Agradeço a atenção de todos e peço desculpa se, em algum momento, me excedi. A frustração surgiu apenas porque já tinha tudo configurado e tive de recomeçar do zero, o que consumiu bastante tempo.

Obrigado,
Karl Oger

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 23, 2025

Agradecemos o seu feedback, ​@Karl Oger 

Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado,