Skip to main content
Header
ByteJunk
Megabyte
January 13, 2024

Permitir mudanças à configuração IPv6 nos routers NOS

Viva,

O meu router NOS (TCG310J) está a causar falhas na resolução de domínios dentro da minha rede local.

Para contexto - estou a correr DHCP e DNS dentro da minha rede local, e todo o tráfego IPv4 funciona sem qualquer problema, já que tenho o router configurado exclusivamente como gateway (DHCP desativado).

Com IPv6, o router faz questão de responder aos pedidos de Router Solicitation (RS) dos dispositivos na minha rede, pelo que entra em competição com as configurações que o meu servidor DNS oferece, injetando a sua resolução de domínios: 

Permitam-nos alterar isto: quer o endereço para resolução de DNS, quer as próprias flags (A, O, M) que são enviadas com as respostas RS, quer também a possibilidade de desativar as respostas de Router Advertisement, para que outros equipamentos da rede possam responder.

Por favor?

19 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
December 19, 2024

Boa tarde ​@WReuel,

Agradecemos a sua mensagem. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
December 19, 2024

Boa tarde ​@WReuel,

Agradecemos a sua mensagem. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Já o fiz! :)

João H.
Gestor da comunidade
December 19, 2024

Agradecemos o seu testemunho ​@WReuel.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Ricardo João Pedrosa da Graça
Kilobyte
February 10, 2026

Também tenho o mesmo problema. Há alguma novidade em relação a isto?

João H.
Gestor da comunidade
February 11, 2026

Boa tarde ​@Ricardo João Pedrosa da Graça,

Agradecemos a sua mensagem. Por favor, partilhe connosco mais detalhes sobre a dificuldade.

Pretende a desativação do protocolo ipv6 no router?

Obrigado

Kilobyte
February 12, 2026

Boa noite.

O ideal seria permitir desativar a distribuição de IP automático para IPv6, como é possível para IPv4:

João H.
Gestor da comunidade
February 13, 2026

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Ricardo João Pedrosa da Graça.

Caso pretenda, podemos auxiliar na desativação do protocolo ipv6 no router. Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Kilobyte
February 14, 2026

Agradeço e resposta ​@João H. Se é possível desativar o IPv6 no router também seria uma solução. Como é que isso se faz?

João H.
Gestor da comunidade
February 15, 2026

Boa tarde ​@Ricardo João Pedrosa da Graça,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o NIF associado ao contrato.

Obrigado