Perda periódica de conetividade IPv4 (IPv6 mantém-se ativo)
Boa tarde,
Estou a reportar um problema de conetividade intermitente na minha ligação (NOS Madeira), que consegui diagnosticar com mais precisão através de testes técnicos.
Descrição do problema:
De forma recorrente, ao longo do dia, a minha ligação perde completamente a conetividade IPv4, enquanto o IPv6 continua a funcionar sem qualquer problema. Isto faz com que sites e serviços que suportam IPv6 (a maioria dos grandes serviços atuais) continuem acessíveis, mas sites que dependem exclusivamente de IPv4 deixam de funcionar completamente nesses períodos. Três exemplos confirmados de sites afetados: www.record.pt, x.com (Twitter) e www.imdb.com - todos confirmei que não têm suporte IPv6 (sem registo AAAA), o que explica porque são particularmente afetados.
Evidência técnica recolhida (teste em test-ipv6.run):
- Durante um episódio de falha: IPv6 Score 10/10 (ligação totalmente funcional) vs. IPv4 Score 0/10 ("Not detected", falha total)
- Após desligar e voltar a ligar o WiFi no smartphone: IPv6 Score 10/10 e IPv4 Score 10/10 - ligação totalmente restaurada
Características do problema:
- Não é constante: acontece de forma intermitente, ao longo do dia
- Desligar e voltar a ligar o WiFi no smartphone resolve temporariamente o problema (IPv4 volta a funcionar), mas a falha repete-se passado algum tempo
- Confirmado em 2 smartphones diferentes ligados à mesma rede, o que exclui um problema isolado num único dispositivo
Dado que o IPv6 se mantém sempre estável e apenas o IPv4 falha periodicamente, isto aponta para um problema específico na atribuição/manutenção do endereço IPv4 (possível problema de DHCP, PPPoE ou NAT do lado da rede/CPE), e não para um problema genérico de ligação.