Olá,
Venho expor uma situação de instabilidade grave e perda de pacotes (packet loss) na minha ligação. As quebras são constantes e impossibilitam o uso de ferramentas em tempo real, como VPNs corporativas, chamadas VoIP/videoconferências e outras sessões síncronas.
O apoio técnico telefónico (Linha de Apoio) focou-se bastante em perguntar-me "quais eram os jogos" que eu utilizava. Quero deixar claro que o problema não está relacionado com servidores de jogos nem destinos internacionais. A perda de pacotes acontece dentro da rede interna da NOS. Um utilizador comum a ver um vídeo pode não notar as falhas devido ao buffering, mas em aplicações de tempo-real, a ligação colapsa completamente.
Para isolar o problema e poupar tempo, já realizei todos os despistes normais:
- Reset de fábrica ao router? Sim, efetuado.
- Desligado da corrente durante a noite?** Sim, efetuado.
- Testado por Wi-Fi? Não, o Wi-Fi foi totalmente desativado para os testes. Todos os testes foram feitos num PC ligado diretamente ao Router NOS via cabo Cat6 novo.
- Testado em múltiplos equipamentos? Sim, o comportamento replica-se em diferentes computadores.
A Causa do Problema (Isolada):
Realizei uma auditoria contínua usando ICMP com TTL limitado (TTL=3) para testar especificamente a resposta do vosso equipamento no Hop 3 (IP interno NOS 10.137.202.225) contornando bloqueios de ping normais. Em simultâneo, monitorizei o gateway local (192.168.1.1).
- O router local respondeu sempre com 0% de perda.
- O vosso nó (Hop 3) descarta pacotes massivamente.
Num universo de mais de 15.000 medições, registei mais de 400 falhas severas neste vosso equipamento. Abaixo está uma pequena amostra das falhas mais recentes onde o vosso nó interno morre completamente:
| Data e Hora | Nó da NOS (Alvo) | Perda de Pacotes | Impacto na Ligação |
|---|---|---|---|
| 05/Mar - 18:52 | 10.137.202.225 | 48% | Quebra severa |
| 06/Mar - 19:16 | 10.137.202.225 | 38% | Jitter extremo / Quebra em tempo real |
| 06/Mar - 21:04 | 10.137.202.225 | 80% | Serviço inutilizável |
| 06/Mar - 21:05 | 10.137.202.225 | 100% | Drop total (Timeout absoluto no backbone) |
| 06/Mar - 21:06 | 10.137.202.225 | 90% | Serviço inutilizável |
Tenho o relatório completo exportado em CSV pronto a ser partilhado. Uma vez que os despistes básicos já foram todos feitos e o problema está inequivocamente isolado na célula associada ao IP 10.137.202.225, peço que um moderador me contacte por mensagem privada para eu partilhar o link seguro com o ficheiro CSV e o meu número de cliente, de forma a que a equipa de Engenharia / Exterior possa reparar o nó em questão.
Obrigado.