Skip to main content
Header
Kilobyte
March 6, 2026

Perda de Pacotes Severa no Hop 3 (Infraestrutura NOS 10.137.202.225) - Necessito Suporte Avançado

Olá,

Venho expor uma situação de instabilidade grave e perda de pacotes (packet loss) na minha ligação. As quebras são constantes e impossibilitam o uso de ferramentas em tempo real, como VPNs corporativas, chamadas VoIP/videoconferências e outras sessões síncronas.

O apoio técnico telefónico (Linha de Apoio) focou-se bastante em perguntar-me "quais eram os jogos" que eu utilizava. Quero deixar claro que o problema não está relacionado com servidores de jogos nem destinos internacionais. A perda de pacotes acontece dentro da rede interna da NOS. Um utilizador comum a ver um vídeo pode não notar as falhas devido ao buffering, mas em aplicações de tempo-real, a ligação colapsa completamente.

Para isolar o problema e poupar tempo, já realizei todos os despistes normais:

• Reset de fábrica ao router? Sim, efetuado.
  • Desligado da corrente durante a noite?** Sim, efetuado.
  • Testado por Wi-Fi? Não, o Wi-Fi foi totalmente desativado para os testes. Todos os testes foram feitos num PC ligado diretamente ao Router NOS via cabo Cat6 novo.
  • Testado em múltiplos equipamentos? Sim, o comportamento replica-se em diferentes computadores.

A Causa do Problema (Isolada):

Realizei uma auditoria contínua usando ICMP com TTL limitado (TTL=3) para testar especificamente a resposta do vosso equipamento no Hop 3 (IP interno NOS 10.137.202.225) contornando bloqueios de ping normais. Em simultâneo, monitorizei o gateway local (192.168.1.1).

• O router local respondeu sempre com 0% de perda.
  • O vosso nó (Hop 3) descarta pacotes massivamente.

Num universo de mais de 15.000 medições, registei mais de 400 falhas severas neste vosso equipamento. Abaixo está uma pequena amostra das falhas mais recentes onde o vosso nó interno morre completamente:

Data e Hora Nó da NOS (Alvo) Perda de Pacotes Impacto na Ligação
05/Mar - 18:52 10.137.202.225 48% Quebra severa
06/Mar - 19:16 10.137.202.225 38% Jitter extremo / Quebra em tempo real
06/Mar - 21:04 10.137.202.225 80% Serviço inutilizável
06/Mar - 21:05 10.137.202.225 100% Drop total (Timeout absoluto no backbone)
06/Mar - 21:06 10.137.202.225 90% Serviço inutilizável

Tenho o relatório completo exportado em CSV pronto a ser partilhado. Uma vez que os despistes básicos já foram todos feitos e o problema está inequivocamente isolado na célula associada ao IP 10.137.202.225, peço que um moderador me contacte por mensagem privada para eu partilhar o link seguro com o ficheiro CSV e o meu número de cliente, de forma a que a equipa de Engenharia / Exterior possa reparar o nó em questão.

Obrigado.

15 Comentários

Kilobyte
March 28, 2026

Atualização urgente sobre o estado da ligação:

O serviço de internet fixa em minha casa caiu hoje de forma total e absoluta. 

Tal como os meus logs previam e eu andei a avisar aqui no fórum nas últimas semanas, o equipamento da NOS na minha zona (o Hop 3 - 10.137.202.225) acabou mesmo por colapsar. 

Para piorar a situação, a vossa linha de Apoio Técnico telefónico insistiu no guião habitual e obrigou os meus pais a irem à loja NOS duas vezes só no dia de hoje para trocar de router. Neste momento estamos no terceiro router diferente, e continuamos com falha total de serviço (a luz do router continua sem fixar o registo). Isto prova inequivocamente que a falha é na infraestrutura exterior e não no meu equipamento.

Relativamente ao acompanhamento daqui do Fórum: enviei a mensagem privada com todos os dados e o ficheiro de 23.000 medições. A moderadora Rafaela respondeu-me a confirmar a receção, mas desde então a NOS não fez qualquer contacto técnico, chamada ou agendamento, deixando-nos completamente pendurados e sem serviço de internet fixa em casa.

Foi-nos dado um plafond de dados móveis, mas isso é um penso rápido. Exijo o agendamento IMEDIATO e urgente de uma Equipa Técnica de Exterior para reparar a infraestrutura da rua/nó da minha zona. O tempo de fazer resets e trocar routers na loja acabou. 

Fico a aguardar contacto telefónico da Engenharia com a máxima urgência.

Kilobyte
March 29, 2026

Por favor, ignorem a minha última mensagem citada. 

Tratou-se de uma anomalia isolada num equipamento da minha rede local que causou um bloqueio no router e que já foi identificada e totalmente resolvida. Peço desculpa pelo alarme.

No entanto, o problema crónico e original que motivou a abertura deste tópico — o Packet Loss severo no Hop 3 (10.137.202.225) em horário de ponta — MANTÉM-SE inalterado. 

Os logs que enviei à moderação documentam o comportamento do nó antes deste episódio isolado e continuam válidos. Peço que a equipa de Engenharia ignore a anomalia deste fim de semana, mas prossiga com a análise ao Packet Loss. Fico a aguardar contacto. Obrigado.

Guimas
Super User
Super User
March 29, 2026

O facto de lhe terem mandado trocar o router numa loja é caricato, era praticamente óbvio que não lhe ia resolver a situação.

Como lhe expliquei o apoio técnico da NOS não verifica esses logs nem tem sequer conhecimento sobre isso. Não vais ter ninguém a falar contigo sobre isso, vais ser encaminhado para a pcmedic muito provavelmente

Kilobyte
September 10, 2026

@Bernardo Santos Boas, poderia me dizer como ficou a sua situação? Estou tendo o mesmissimo problemas só que ainda tenho 15 dias para voltar atras com o contrato. Solicitei 10gps para ver se não passava pelo mesmo problema nem com isso, estou tendo perda de pacotes no Hope 3 e 4 de 100 e esta atrapalhando a minha jogatina.

Jorge C
Super User
Super User
September 11, 2026

Bom dia ​@Yanik Domingos,

A velocidade contratada, seja 1 Gbps ou 10 Gbps, não impede por si só situações de latência ou perda de pacotes, pelo que a alteração para 10 Gbps não seria necessariamente uma solução para esse tipo de problema.

Tenha também em atenção que verificar 100% de perda num hop intermédio de um traceroute não significa, por si só, que exista 100% de perda de tráfego nesse ponto. Alguns equipamentos da rede podem limitar ou não responder a pedidos ICMP, continuando a encaminhar normalmente o restante tráfego.

O mais relevante será verificar se a perda se mantém até ao destino final e se coincide efetivamente com as quebras que sente durante a utilização.

Se puder, partilhe um traceroute/pathping para um dos destinos onde verifica o problema, ocultando naturalmente qualquer informação pessoal, para tentarmos perceber melhor o comportamento da ligação.

Obrigado.