Header
Respondido

Pedir novo IP Publico | DDOS


Boa tarde,

Tenho um contrato nos empresas, forneço serviços de alojamento de servidores para jogos, websites (Etc...).

Ultimamente tenho tido problemas com ataques DDOS devido a alguns servidores que tenho alojados na minha máquina, algumas comunidades problemáticas tem tendencia a realizar ataques de forma a causar um impacto negativo nos meus serviços.

Utilizo um Router CHITA-Hub5, tenho algumas queixas deste router como por exemplo, sempre que preciso de abrir uma porta tenho de alterar as minhas regras de DHCP, este router tem um bug em que apenas te permite abrir portas em IP’s que estão abrangidos pelo DHCP, para além deste problema não tenho maneira de mudar o meu IP publico.

Já li em alguns posts que uma das maneiras para mudar o IP publico seria formatar o router e manter o router desligado durante 4 horas, mas isto para mim não é solução visto que tenho muitas regras e portas configuradas no meu router para além de ser chato ter de voltar a criar estas regras os meus clientes não podem ficar sem serviço durante 4 horas para me ser atribuído um novo IP publico.

Será que existe alguma maneira mais fácil de trocar o IP publico no meu Router? Seria possível ligar para o apoio ao cliente e requisitar um novo IP publico explicando a situação de que estou a ser alvo de ataques DDOS?

Se alguém conhecer alguma forma de substituir o meu IP publico sem ter de formatar o meu Router e esperar 4 Horas por favor elucidem-me.

Obrigado! 

icon

Melhor resposta por Bruno Aleixo 30 January 2024, 18:30

Ver pergunta inicial

2 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Se tens uma empresa nessa área devias tomar medidas pra isso, porque é lógico que vai acontecer várias vezes, mudas o IP e vão consegui-lo novamente… tens de construir um sistema mais robusto, deixo-te ai uma leitura que te pode ajudar sobre isso:

https://www.cloudflare.com/learning/ddos/how-to-prevent-ddos-attacks/

 

o que a nos te vai sugerir, muito provavelmente é que contrates o serviço deles de SDWAN: https://www.nos.pt/empresas/comunicacoes/net/net-fixa/nos-sd-wan

 

não experimentei, mas parece viável, ve se já alguém por aqui experimentou e tem alguma coisa a dizer sobre ele. 

Também disseste que tens configs no router da nos, se estás a usar o serviço para fim profissionais, pelo menos usa um router teu, para garantias, senão tas sempre sujeito a isso, quando eles têm de fazer alguma coisas perdes configs porque não há backups de nada….

 

btw a unica solução que a nos te deve apresentar é essa, porque se desligares o router uma horas é normal que quando liga vá apanhar um IP novo à rede.

 

Um bem haja

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @tiagojorge13,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar o seu pedido.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Comentário