Skip to main content
Header

Pedido de Remoção Urgente de Cablagem reabilitaçao de moradia.

• January 13, 2026
  • 9 comentários
  • 49 visualizações

Exmos. Senhores,

Venho, por este meio, solicitar a remoção imediata dos cabos da vossa empresa instalados na fachada da minha moradia, que estão a ser utilizados como ponto de distribuição para outras residências. A minha moradia foi sujeita a obras de reabilitaçao e o empreiteiro pretende pintar e concluir a obra tendo solicitado a remoçao dos cabos.

Solicito a V. Exas. que encontrem uma solução técnica para os cabos das moradias vizinhas.

Dado que a obra fica concluída no final do mês de janeiro, solicito o envio de uma equipa técnica num prazo máximo de 10 dias úteis, caso contrario irei apresentar uma reclamação formal junto da ANACOM e registar a minha queixa no Livro de Reclamações Eletrónico.

Aguardo uma resposta célere e uma solução para este problema.

Atentamente,

Ana Duarte 

9 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 13, 2026

Bom dia ​@ana.ms.duarte, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Vamos ajudar e endereçar o seu pedido às equipas NOS responsáveis.
Para isso, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com:

• Morada completa do local, se possível com as coordenadas;
  • Contacto preferencial.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • January 13, 2026

Eu, Ana Duarte, na qualidade de proprietário do imóvel sito em Rua ***************, venho por este meio solicitar a remoção da cablagem da vossa propriedade, que se encontra instalada na fachada da minha habitação.

Este pedido decorre do facto da minha moradia ter sido sujeita a obras profundas de reabilitação, encontrando-se atualmente na fase final. Para a conclusão dos trabalhos de pintura da fachada, o empreiteiro confirmou a necessidade de remover os fios/cabos situados a meio da fachada entre o r/c e o 1.º andar (não é possivel adicionar fotografias em anexo), que provêm das moradias vizinhas.

Estes cabos estão a impedir a conclusão da obra e a correta pintura da fachada. Mais se informa que, no âmbito do projeto de reabilitação, o imóvel possui um projeto de licenciamento de instalações de telecomunicações (ITED) devidamente certificado, pelo que a permanência de cablagem externa de terceiros na fachada principal (entre o R/C e o 1.º andar) não está prevista nem é autorizada.

Solicito a V. Exas. que encontrem uma solução técnica para os cabos das moradias vizinhas.

Dado que a obra fica concluída no final do mês de janeiro, solicito o envio de uma equipa técnica num prazo máximo de 10 dias úteis.

Decorrido este prazo sem qualquer resposta ou intervenção, reservo-me o direito de:

1. Proceder à remoção dos cabos através de meios próprios ou de terceiros, por forma a viabilizar a conclusão da obra, não me responsabilizando por quaisquer danos na integridade da vossa rede externa ou interrupção de serviço a terceiros.
  2. Formalizar uma reclamação junto da ANACOM e no Livro de Reclamações Eletrónico.

Fico a aguardar a vossa confirmação urgente sobre a data e hora da intervenção técnica.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Duarte

Contacto: *********** ; *****************

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 13, 2026

Isto é um forum publico, não coloque dados privados á vista. Siga as intruções

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 14, 2026

Bom dia ​@ana.ms.duarte,

O ​@Guimas partilhou uma boa ajuda.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • January 14, 2026

Muito obrigada por terem ocultado os meus dados pessoais no fórum publico.

E mais uma vez peço desculpa pelo meu erro.

Sendo assim fico a aguardar resposta à minha mensagem privada.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 14, 2026

Bom dia ​@ana.ms.duarte,

Estamos já a acompanhar o tema e contamos responder-lhe o mais breve possível.

Obrigada pela sua cooperação. 😊

• Autor
  • Kilobyte
  • January 14, 2026

Bom dia mais uma vez @João H. 

Preciso novamente da sua ajuda. No meu texto, na área publica do fórum, continua a ser possível identificar a moradia, dado que refiro no texto:

(...) o r/c e o 1.º andar (não é possível adicionar fotografias em anexo), que provêm das moradias vizinhas (xx e xx).

É possível ocultar o n.º xx e xx sff?

E o código postal (pelo código postal identificam a rua).

E parte do meu nome (pretendo apenas ser identificada como Ana Duarte).

Muito obrigada pela ajuda.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 14, 2026

Editámos o seu comentário e removemos todos os dados pessoais para garantir a sua segurança, ​@ana.ms.duarte.

Se tiver mais alguma questão, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • January 14, 2026

Muito obrigada.