Olá,
Sou cliente de Internet FTTH da NOS e utilizo atualmente o equipamento fornecido pela operadora (F@st 5670). No entanto, pretendo exercer o meu direito de Router Freedom e utilizar um modem/roteador próprio, ligado diretamente à fibra, sem passar pelo equipamento fornecido pela NOS.
Para tal, necessito que me sejam fornecidos os parâmetros técnicos da ligação, nomeadamente:
Credenciais de autenticação (PPPoE/PLOAM ou equivalente, se aplicável)
VLAN IDs para Internet, Voz e/ou TV
Outras especificações relevantes para a correta utilização de um router próprio
Estou ciente de que a NOS disponibiliza a funcionalidade de Bridge Mode, mas essa solução não satisfaz este objetivo, dado que continua a obrigar à utilização do modem da operadora.
Também estou ciente de que, ao optar por esta configuração, não terei direito a suporte técnico por parte da NOS. Aceito totalmente que qualquer assistência futura só será prestada caso volte a instalar o modem fornecido pela operadora.
O meu pedido não é de suporte, mas sim do acesso às informações técnicas que me permitem exercer o meu direito. De acordo com o Regulamento (UE) 2015/2120 (Regulamento da Internet Aberta) e as orientações do BEREC, a NOS tem a obrigação de fornecer esses dados aos clientes.
Para referência, junto em anexo um documento oficial de um ISP neerlandês que disponibiliza publicamente os parâmetros técnicos da sua ligação de fibra ótica. Este é um exemplo de boas práticas que demonstra que a partilha desta informação é possível e já acontece noutros Estados-Membros da UE: https://www.delta.nl/media/12gp0gk4/deltafiber_vrijemodemkeuze_pon-v1-2.pdf
Agradeço que um moderador ou representante da NOS possa indicar como posso obter esta informação.
Obrigado,
Ruben