Boa tarde a todos,
Reconheço que sou um leigo nesta matéria, mas se fosse possível, muito agradecia a vossa ajuda e aconselhamento para o seguinte:
Possuo no piso 1, o Giga Router 5.0 da NOS, com 1000mpbs contratados e do qual está ligado á box, ao telefone á TV e um desktop. Nas propriedades dessa ligação, o desktop apresenta um link speed de 1000Mbps(Receive/Transmit). No piso 2, possuo 3 desktops ligados via Rj45-Cat6e, a um router Tenda N300, mas qualquer um deles, apenas apresenta um link speed de 100Mbps.
Pela investigação que fiz, este router Tenda não suporta velocidades acima dos 100Mbps, dai ficaria explicado (julgo eu), a velocidade dos 100mbps nos 3 PCs.
Li entretando no forum, uma nota em que se falava que numa ligação em bridge, a velocidade máxima possível e nessa altura era de 100, mas não consegui encontrar mais informação se isso está atualmente alterado ou se mantem. Sem mais, chego finalmente ao meu pedido de ajuda:
Substituindo o Tenda N300, por um GigaRouter do mercado e que suporte 1000Mbps, conseguirei nessa ligação uma velocidade superior nos 3 PCs, via RJ45-Cat6E?
Anexo o esquema de ligações que atualmente possuo e que dentro dos 100Mbps, vai funcionando para os 3 Pcs do 2ºpiso, mas que existindo a possíbilidade de melhorar essas ligações muito agradecia a vossa ajuda e conselhos, de como conseguir isso. Estive para avançar na aquisição de um novo e mais potente router, mas recuei pois não sei se mesmo assim iria melhorar ou ficar na mesma como tenho com o Tenda.Tentei a opção por wi-fi, mas o router do piso 1, está afastado do local dos PCs 1,2 e 3, e fica ainda pior que os 100Mbps.
Se for possível, agradecia a vossa sugestão e opinião.
Obrigado.
Cumprimentos,
Mário Silva