Header
Respondido

Passar cabo ethernet pelas tomadas actuais


  • Kilobyte
  • 3 comentários

Muito boa tarde. Tenho de começar por dizer que não sou técnico de rede e por isso peço desculpa por alguma “calinada” que possa vir por aí! 

Actualmente tenho o serviço NOS de 1G de Download com o router Giga. O sistema e o wifi funciona na perfeição no andar onde está instalado. O problema é que a casa tem mais dois andares e o sinal chega muito fraco ao 1º e é inexistente no último. Já experimente opções mesh como a da TP-Link e também o power line da Devolo, que é o que uso actualmente, mas nenhuma das soluções oferece velocidades satisfatórias. O Devolo que tenho tem teoricamente velocidade power line de 1GB e um modem wifi em cada saída, mas as velocidades de download tipicamente não excedem os 50MB por wifi.

A minha casa tem pré instalação de cabo coaxial e de telefone em todas as divisões e eu gostava de substituir os cabos por CAT6, para que nas divisões passasse a ter acesso à internet com velocidades decentes.

Em termos de equipamento a minha ideia seria levar um cabo ethernet do GIGA router para um splitter situado junto à caixa de derivação dos cabos, “arrancar” os cabos existentes e utilizados para “puxar” o novo cabo de ethernet… se é que isto faz algum sentido 😄 . Depois utilizaria essa saídas para onde fosse necessário adicionar routers wifi de forma a ter cobertura em toda a casa.

Perguntas: em termos de equipamento funcionaria desta forma ou teria de adicionar algum componente extra? Existem técnicos que possam fazer este tipo de instalações? Já alguém tentou fazer algo semelhante?

 

Muito obrigado desde já pelas respostas.

 

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 1 July 2020, 18:21

Ver pergunta inicial

23 Comentários

@VJV ,  os cabos de telefone usado nas instalações RITA (anterior ao ITED) tinham normalmente dois pares telefónicos (4 fios) e percorriam a instalação “saltando” de tomada em tomada, podendo o utilizador ligar o equipamento terminal em qualquer das tomadas do circuito e, dependendo dos equipamentos terminais e das centrais, era até possível ter mais do que um equipamento terminal ligado em simultâneo na instalação.

Nas redes Ethernet, cada tomada é servida por um cabo UTP (4 pares). No caso das instalações RITA, será necessário passar pela mesma tubagem (que salta de tomada em tomada) tantos cabos UTP quantas as tomadas. Será que tem diâmetro suficiente? Com bons equipamentos Access Point não será suficiente uma tomada por piso?

No caso de se tratar de uma instalação ITED (já devia ter cabos de rede), o trabalho é facilitado,pois cada tomada liga directamente ao ATI.

Muito obrigado! Enfim, por onde começar… A casa foi construída em 2008/2009, não sei exactamente que tipo de instalação tem (há alguma forma de detectar?). Como eu disse no post anterior, sou um newbie… o que é um ATI? 😄 e já agora, uma instalação ITED? 😁

Sim, na realidade a minha ideia é ter apenas uma tomada por piso. A minha ideia era ligar o router Giga a um Google Nest Wifi por ethernet, ligar esse Google Nest a um spliter por Ethernet, e depois desse spliter, utilizando a instalação actual, passar um cabo para o andar do meio e outro para o sótão, onde seria ligado cada um a outro Google Nest (este teria a vantagem de se tornar uma rede só com gestão inteligente de acessos, acho eu 😊).

 

Caso a instalação seja antiga (RITA), a minha ideia era puxar o fio do lado da saída, “atar” o cabo ethernet à outra ponta do mesmo cabo, para que quando acabasse de o puxar o novo cabo Ethernet já estivesse no sítio…? Demasiado simplista 😬?

 

Mais uma vez obrigado!

 

 

@VJV ,

RITA ( Regulamento de Instalações Telefónicas de Assinante)

ITED (Infra-estruturas de Telecomunicações em Edifícios)

Creio que o 1º manual ITED data de 2004 e terá começado a ser aplicado em 2005.

Se o ano de construção é 2008/9, talvez o projecto já respeitasse a nova regulamentação, mas…

A casa tem um ATI (Armário de Telecomunicações Individual) -  Armário de onde é feita a distribuição de toda a cablagem relacionada com telecomunicações (rede telefónica, rede coaxial, etc), tudo na mesma caixa? Ou a “...caixa de derivação dos cabos...” é apenas e só uma caixa de derivação onde o cabo telefónico que vem do exterior liga a um BPA (Bloco Privativo Assinante) e de onde parte depois o cabo telefónico para as tomadas?

Quanto aos equipamentos a ligar às tomadas, dependerá naturalmente das necessidades e disponibilidades. Um Switch e um bom Access Point podem ser suficientes...

Muito obrigado.

 

Dentro do roupeiro há uma tampa com parafusos e isto é a única coisa que eu encontro… Houve várias falhas na co

nstrução e o construtor faliu a meio por isso não me surpreende que não esteja de acordo ocom a norma ITED…

 

 

@VJV  , a caixa da foto é apenas para a cablagem coaxial. A única saída não utilizada ter um terminador, demonstra algum cuidado da mão de obra… ;)

A instalação não seguiu as regras ITED, Resta saber como foram ligadas as tomadas do circuito  telefónico. Se existir apenas um cabo a passar de tomada em tomada, uma solução possível será procurar uma tomada central (junto à qual ficará instalado o router) e a partir dessa instalar cabos UTP para montante e jusante, Se o diâmetro da tubagem o permitir, até pode não ser necessário retirar o cabo telefónico.

 

Muito obrigado. Para verificar o tipo de instalação que tenho, há algum sítio de onde partam todos os cabos para as distintas tomadas? Qual seria a melhor maneira de verificar se é apenas um só cabo que vai de tomada em tomada? O meu modem e router GIGA estão na sala no andar de baixo e é aqui que prefiro que estejam. A minha ideia seria levar um cabo desde o router até ao ponto de entrada de distribuição (que me parece ver na foto em cima do lado esquerdo ao fundo uma ficha RJ45) e a partir daí levar o cabo para um ponto de acesso em cada um dos andares.

 

Mais uma vez obrigado!

@VJV , abrindo uma das tomadas. Se forem de passagem, devem existir no interior pelo menos dois tubos e dois cabos (origem/destino). Caso em cada tomada exista apenas um único cabo, entao todas os cabos devem partir de um unico ponto.

Determine primeiro o diagrama e o diametro da tubagem existente e em funçao disso opte pela soluçao que melhor lhe aprouver.

Boa noite. Talvez me possam ajudar. A minha casa é de 2006, ainda não havia quadros ATI.  Tenho uma questão semelhante mas pelo que me parece não tive tanta sorte com quem fez a instalação. Já tentei com um passa cabos para perceber onde vão dar cada uma das entradas mas sem sucesso. A ideia seria retirar o cabo coaxial e passar um de rede. A NOS faz esse tipo de serviço? Seria pelo menos para uma divisão, onde tenho a Apple TV e assim ligava por cabo e não Wi-Fi que sempre é mais estável. 

 

Reputação 7
Crachá +1

Bom, instalaram cabos para a televisão mas nada para a internet, típico… deverá ser possível mas nada fácil, a estrutura não está pensada para cabos de rede. Estou certo que um moderador vai-lhe responder. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @CarlosFerreira

Lamentamos. Mas, de momento, não garantimos o género de ligação que pretende.  Isto é, caso já tenha essa ligação feita por um electricista pode utilizá-la. 

Se surgirem questões, fale connosco. 

 Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Penso que a melhor opção será ligar o cabo da NOS ao sistema e utilizar um router de coaxial para dar internet noutros lados. Alguém sabe se isto pode ser?

E nessas divisões colocaria outro router no qual ligava o cabo coaxial? Foi dessa forma que fizeram do local para a sala. 

Reputação 7
Crachá +1

Não sabendo como tem a casa e as instalações é difícil mas, se se pode ver tv noutro lado porque não pedir que um cabo da NOS seja ligado ao seu sistema e possa aproveitar com um router de cabo noutra divisão. Ligue ao apoio técnico, durante o dia, e veja o que lhe dizem.

Reputação 7
Crachá +2

Eu precisei de ter internet por cabo no escritório, por ter um computador fixo e tive mesmo de chamar um electrecista. 

a nos diz que não se responsabiliza e q apenas faz a inteligacao de sinal de telefone fixo.

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos, @Olaf

Sim, de momento, apenas realizamos a interligação da rede RITA ( rede telefónica). 

Fale connosco se surgirem questões. 
Obrigado

Sim tenho tomada de rede telefónica. Mas como é apartamento a caixa está na área comum ou seja fora da habitação em zona de acesso comum (elevadores) do meu andar. 
nesta casa anteriormente tinha fibra da Vodafone e já tinham feito ligação fibra nessa caixa.

Como faço para solicitar visita técnica para alguém poder ver e tentar solucionar a questão?

Tendo em conta que não é de avaria que se trata…

Boa tarde, 

A minha casa tem 3 andares, tenho cabo coaxial a passar em todas as divisões da casa e no sótão. A minha internet não chegava à casa toda, portanto adquiri um sistema mesh (eero 6+) que resolveu muitos problemas. No entanto, eu gostaria de ter a mesma velocidade em toda a casa, e gostaria de saber se é possível trocar a linha telefónica que tenho em toda a casa por cat5e.

As tomadas da linha telefónica são assim:

 

 

Se não for possível acham que é possível passar esse mesmo cabo por onde passam os cabos coaxiais? 

 

 

Quem souber uma melhor opção que diga por favor, não sou entendido na matéria, queria simplesmente ter a melhor cobertura de internet na casa, pois estou a com gadgets inteligentes e preciso da melhor cobertura possível.

 

Reputação 7
Crachá +1

Viva @Alfredo Augusto Gonçalves,

Dá para trocar o cabo CATV por um RJ45, eles têm mais ou menos a mesma espessura,  mas algumas notas:

  1. se a distancia for muito grande, tem que comrpar um cabo com CAT6/ 7 pra nao ter muitas perdas
  2. o cabo ter que ser passado e cravadas as pontas depois, se não souber cravar pontas em cabos de rede mais vale falar com um profissional 

essa opção de passar os cabos na rede interna é a melhor opção na minha opinião, redes mesh são boas, mas equipamentos extra, consumos de eletriciade, reboots ocasionais e erro de funcionamento…. mehhh 

senão, veja o wi-fi total na nos, é um serviço com mensalidade mas tem equipamentos incluidos e suport, e tenho visto boas reviews…

um bem haja amigo 

Reputação 7
Crachá +1

@Alfredo Augusto Gonçalves boa tarde, recomendo que meta cabos classe 7, em termos de longividade é o melhor, e cabos industriais da melhor qualidade, para não ter surpresas depois. Deve também deixar um electricista fazer isso, mesmo se você comprar os materiais. Independentemente de extenders, powerlines ou cablagem, tem de ter equipamento nos terminais para ter internet pelo que investimento é inevitável.

Viva @Alfredo Augusto Gonçalves,

Dá para trocar o cabo CATV por um RJ45, eles têm mais ou menos a mesma espessura,  mas algumas notas:

  1. se a distancia for muito grande, tem que comrpar um cabo com CAT6/ 7 pra nao ter muitas perdas
  2. o cabo ter que ser passado e cravadas as pontas depois, se não souber cravar pontas em cabos de rede mais vale falar com um profissional 

essa opção de passar os cabos na rede interna é a melhor opção na minha opinião, redes mesh são boas, mas equipamentos extra, consumos de eletriciade, reboots ocasionais e erro de funcionamento…. mehhh 

senão, veja o wi-fi total na nos, é um serviço com mensalidade mas tem equipamentos incluidos e suport, e tenho visto boas reviews…

um bem haja amigo 

A troca do catv por um rj45 não fico sem sinal tv? pode ser feito pela NOS ou tenho de contratar alguém externo? 

Desde já obrigado pela resposta! 

@Alfredo Augusto Gonçalves boa tarde, recomendo que meta cabos classe 7, em termos de longividade é o melhor, e cabos industriais da melhor qualidade, para não ter surpresas depois. Deve também deixar um electricista fazer isso, mesmo se você comprar os materiais. Independentemente de extenders, powerlines ou cablagem, tem de ter equipamento nos terminais para ter internet pelo que investimento é inevitável.

Meto cabos cat7 mas troco pelo catv ou linha telefónica? 

Reputação 7
Crachá +1

@Alfredo Augusto Gonçalves boa tarde, recomendo que meta cabos classe 7, em termos de longividade é o melhor, e cabos industriais da melhor qualidade, para não ter surpresas depois. Deve também deixar um electricista fazer isso, mesmo se você comprar os materiais. Independentemente de extenders, powerlines ou cablagem, tem de ter equipamento nos terminais para ter internet pelo que investimento é inevitável.

Meto cabos cat7 mas troco pelo catv ou linha telefónica? 

Bom, percebi que quer mais velocidade, mas passar um cabo Ethernet do lado A ou lado B só lhe dá internet num lado e não em todo o lado como quer. Imagine que quer ter internet e tv em todas as divisões e que tem 4 divisões; tem de passar o mesmo número de cabos para um ponto central, perto do router, uma multitomada para a internet e um multiswitch para o cobre. Assim fornece internet à multitomada e tv ao multiswitch e consegue ter tudo em todas as divisões.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Alfredo Augusto Gonçalves,

Agradecemos a sua mensagem. O @Bruno Aleixo e o @atcrs partilharam boas sugestões e recomendações sobre este tema.

Confirmamos também que a NOS não fornece este tipo de serviço à rede interna, pelo recomendamos que fale com um profissional em sistemas de redes ou electricista.

Partilhe connosco qualquer questão que possa surgir. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário