Skip to main content
Header
Pergunta

Passagem HFC para FTTH no prédio

Boa noite, moro num prédio com uma instalação HFC. Na minha rua já existem prédios com FTTH da nós. A minha questão é o porquê de não equiparem os prédios todo da rua com a melhor tecnologia existente e como se pode fazer para que a Nós possa alterar a tecnologia para que todos os clientes possam usar a melhor tecnologia. Obrigado

9 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 11, 2026

Como um moderador respondeu á pouco: “Se tiver disponivel será contactado para esse efeito.”

HFC será um serviço identico ao FTTH, não há grande motivo de estar a alterar a tecnologia.

• Autor
  • Kilobyte
  • March 11, 2026

Como um moderador respondeu á pouco: “Se tiver disponivel será contactado para esse efeito.”

HFC será um serviço identico ao FTTH, não há grande motivo de estar a alterar a tecnologia.

Dizer que HFC é um serviço idêntico ao FTTH é mesmo não perceber nada do que está a dizer. Desculpe mas as 2 tecnologias nada têm de idêntico. Daí a minha questão 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 11, 2026

Dado que não sei do que estou a falar então diga-me que diferença em termos de utilização de serviço é que vai ter com FTTH relativamente ao HFC?

• Autor
  • Kilobyte
  • March 12, 2026

Dado que não sei do que estou a falar então diga-me que diferença em termos de utilização de serviço é que vai ter com FTTH relativamente ao HFC?

Para quem faz utilização elevada da internet tanto a nível profissional como de entretenimento posso começar já pela estabilidade, posso seguir pela velocidade do upload que caso não saiba o máximo vai aos 100MB, os pings nada tem a ver sendo no FTTH muito inferiores, e podia continuar a dar razões mas pode fazer uma pesquisa no Google e tenho a certeza que ficará mais esclarecido. Agora gostaria que alguém da Nos me pode-se responder

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 12, 2026

Tem aqui a resposta da NOS no link.

Eu trabalho com as 2 tecnologias, o que refere em termos de utilização não vai notar diferença. Vai usar a internet de igual forma, vai ter a mesma estabilidade, salvo exceto em casos se fores streamer / faças upload de muita coisa.

O serviço é idêntico um ao outro, na prática a maior parte não sente diferença nenhuma, logo a NOS não está interessada nem é prioridade andar a trocar uma infraestrutura inteira só porque sim. 

• Autor
  • Kilobyte
  • March 12, 2026

Tem aqui a resposta da NOS no link.

Eu trabalho com as 2 tecnologias, o que refere em termos de utilização não vai notar diferença. Vai usar a internet de igual forma, vai ter a mesma estabilidade, salvo exceto em casos se fores streamer / faças upload de muita coisa.

O serviço é idêntico um ao outro, na prática a maior parte não sente diferença nenhuma, logo a NOS não está interessada nem é prioridade andar a trocar uma infraestrutura inteira só porque sim. 

Camarada não vou andar a trocar galhardetes do que é melhor ou pior. Para ir ao face e ver as notícias na internet o HFC tá bom. Para quem trabalha e depende da internet já não é bem assim. Mas cada um fica com a sua opinião 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 12, 2026

Bom dia ​@GBCM83, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. O ​@Guimas deu uma boa ajuda a esclarecer.

A tecnologia do serviço instalado é aquela disponível no momento da adesão. Caso exista viabilidade e necessidade para alteração, é contactado de forma automática para o efeito.

Partilhe connosco se mais alguma questão surgir. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • March 12, 2026

Bom dia ​@GBCM83, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. O ​@Guimas deu uma boa ajuda a esclarecer.

A tecnologia do serviço instalado é aquela disponível no momento da adesão. Caso exista viabilidade e necessidade para alteração, é contactado de forma automática para o efeito.

Partilhe connosco se mais alguma questão surgir. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

A questão não é essa. A questão é o porquê de na mesma rua haver uns clientes que podem já usar o melhor que existe que é o FTTH e os outros pagam o mesmo e usam uma tecnologia que está mais do que obsoleta. Essa é a minha questão que gostaria de ver esclarecida se a Nós o conseguir fazer claro

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 13, 2026

Bom dia ​@GBCM83,

Compreendemos a sua questão. No entanto, a tecnologia a ser instalada é a que está disponível no momento.

Caso esteja a experienciar alguma dificuldade com o seu serviço, por favor, dê-nos mais detalhes sobre a situação. Estamos totalmente disponíveis para ajudar.

Obrigada