Skip to main content
Header

Passagem HFC para FTTH no prédio

• March 11, 2026
  • 9 comentários
  • 127 visualizações

Boa noite, moro num prédio com uma instalação HFC. Na minha rua já existem prédios com FTTH da nós. A minha questão é o porquê de não equiparem os prédios todo da rua com a melhor tecnologia existente e como se pode fazer para que a Nós possa alterar a tecnologia para que todos os clientes possam usar a melhor tecnologia. Obrigado

9 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 11, 2026

Como um moderador respondeu á pouco: “Se tiver disponivel será contactado para esse efeito.”

HFC será um serviço identico ao FTTH, não há grande motivo de estar a alterar a tecnologia.

• Autor
  • Kilobyte
  • March 11, 2026

Como um moderador respondeu á pouco: “Se tiver disponivel será contactado para esse efeito.”

HFC será um serviço identico ao FTTH, não há grande motivo de estar a alterar a tecnologia.

Dizer que HFC é um serviço idêntico ao FTTH é mesmo não perceber nada do que está a dizer. Desculpe mas as 2 tecnologias nada têm de idêntico. Daí a minha questão 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 11, 2026

Dado que não sei do que estou a falar então diga-me que diferença em termos de utilização de serviço é que vai ter com FTTH relativamente ao HFC?

• Autor
  • Kilobyte
  • March 12, 2026

Dado que não sei do que estou a falar então diga-me que diferença em termos de utilização de serviço é que vai ter com FTTH relativamente ao HFC?

Para quem faz utilização elevada da internet tanto a nível profissional como de entretenimento posso começar já pela estabilidade, posso seguir pela velocidade do upload que caso não saiba o máximo vai aos 100MB, os pings nada tem a ver sendo no FTTH muito inferiores, e podia continuar a dar razões mas pode fazer uma pesquisa no Google e tenho a certeza que ficará mais esclarecido. Agora gostaria que alguém da Nos me pode-se responder

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 12, 2026

Tem aqui a resposta da NOS no link.

Eu trabalho com as 2 tecnologias, o que refere em termos de utilização não vai notar diferença. Vai usar a internet de igual forma, vai ter a mesma estabilidade, salvo exceto em casos se fores streamer / faças upload de muita coisa.

O serviço é idêntico um ao outro, na prática a maior parte não sente diferença nenhuma, logo a NOS não está interessada nem é prioridade andar a trocar uma infraestrutura inteira só porque sim. 

• Autor
  • Kilobyte
  • March 12, 2026

Tem aqui a resposta da NOS no link.

Eu trabalho com as 2 tecnologias, o que refere em termos de utilização não vai notar diferença. Vai usar a internet de igual forma, vai ter a mesma estabilidade, salvo exceto em casos se fores streamer / faças upload de muita coisa.

O serviço é idêntico um ao outro, na prática a maior parte não sente diferença nenhuma, logo a NOS não está interessada nem é prioridade andar a trocar uma infraestrutura inteira só porque sim. 

Camarada não vou andar a trocar galhardetes do que é melhor ou pior. Para ir ao face e ver as notícias na internet o HFC tá bom. Para quem trabalha e depende da internet já não é bem assim. Mas cada um fica com a sua opinião 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 12, 2026

Bom dia ​@GBCM83, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. O ​@Guimas deu uma boa ajuda a esclarecer.

A tecnologia do serviço instalado é aquela disponível no momento da adesão. Caso exista viabilidade e necessidade para alteração, é contactado de forma automática para o efeito.

Partilhe connosco se mais alguma questão surgir. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • March 12, 2026

Bom dia ​@GBCM83, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. O ​@Guimas deu uma boa ajuda a esclarecer.

A tecnologia do serviço instalado é aquela disponível no momento da adesão. Caso exista viabilidade e necessidade para alteração, é contactado de forma automática para o efeito.

Partilhe connosco se mais alguma questão surgir. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

A questão não é essa. A questão é o porquê de na mesma rua haver uns clientes que podem já usar o melhor que existe que é o FTTH e os outros pagam o mesmo e usam uma tecnologia que está mais do que obsoleta. Essa é a minha questão que gostaria de ver esclarecida se a Nós o conseguir fazer claro

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 13, 2026

Bom dia ​@GBCM83,

Compreendemos a sua questão. No entanto, a tecnologia a ser instalada é a que está disponível no momento.

Caso esteja a experienciar alguma dificuldade com o seu serviço, por favor, dê-nos mais detalhes sobre a situação. Estamos totalmente disponíveis para ajudar.

Obrigada