Skip to main content
Header

Bom dia,

Desde já agradeço e ao mesmo tempo peço desculpa pelo longo texto.

A situação é a seguinte, cá em casa tenho o router da Nos sa sala (sitio onde me dá mais jeito) e o desktop no escritório que fica do outro lado da casa. Para ter acesso à internet por cabo no escritório, optei por comprar, já há uns anos, um Tp Link para fazer a comunicação entre o router e o PC. Acontece que já há algum tempo tenho reparado nas ligações ao router que estavam uns dispositivos que não me pertencem. Em primeira instancia deixei andar, porque pensei que fose algum erro ou bug do serviço. Mas esta semana houve a possibilidade de trocar o router para um novo, mais recente e o tecnico que cá veio a casa falou-me da aplicação da nos para gerenciar a internet e dispositivos. Saquei a app e verifiquei que esses mesmos dispositivos continuavam ligados à rede e a informação que a app me dá, é que estão ligados através de cabo. Fiquei intrigado e desliguei o Tp Link da tomada e esses dispositivos desapareceram das ligações.

A minha pergunta é: É possível o meu vizinho ter acesso à minha rede através do Tp Link, que supostamente apenas transmite sinal dentro da minha rede de luz. Se sim, como consigo bloquear estes dispositivos?

É possível colocar uma password para ligar à internet, mesmo que seja através de cabo? 

Eu coloquei esses dispositivos com restrições de horas através da app Nos net (coloquei todos os dias com horas entre as 04h00 e as 03h59), mas como os dispositivos continuam a aparecer ligados à rede, não tenho a certeza que estão mesmo bloqueados.

E por ultimo, se ele consegue ter acesso à minha rede domestica de luz para ir buscar este sinal, é possível que ele consiga sustentar a sua casa com a minha luz.

Muito obrigado pela atenção dada.

Armando Graça.

Só se tiver o tplink é que esses nomes aparecem? Pode dar alguns exemplos dos nomes que aparecem quando o tplink se encontra ligado e quando desliga desaparecem?

Sim, apenas com o Tp link ligado aparece: iPad-de-carmo; JulioFegueiredo (Que obviamente não sou eu, e eu também não conheço Nem sei o nome do vizinho); galaxy a6 (telemóvel que não existe cá em casa); new-host; e aparece um outro que eu sem querer alterei o nome, mas também não é meu.

Obrigado 

Se bem entendi tem um Extender ligado em modo Access Point (AP) e para isso usa PowerLink, certo?

Se os vizinhos têm em suas casas a mesma fase da rede eléctrica onde estão ligados os seus PowerLink, teoricamente conseguem usar a sua rede, mas era necessário efectuarem o emparelhamento dos PowrLink, o que sinceramente não me parece que tenha acontecido, salvo com a conivência de alguém com acesso à sua casa… talvez a empregada doméstica ;)

A outra hipótese será o Extender estar a difundir uma rede aberta ou com credenciais fracas do ponto de vista da segurança (password original do equipamento, etc). Já alterou as credenciais de acesso ao Extender? Já experimentou alterar o SSID e oculta-lo?

O facto dessas ligações surgirem com a indicação de serem por cabo está relacionado com a ligação ao router por PowerLink (equivalente de uma ligação ethernet).

Quanto ao consumo de electricidade… pelo seu contador passam apenas os electrões consumidos em sua casa. O sinal dos PowerLink percorrem toda a rede eléctrica onde estão ligados até uma distancia de +/- 300 metros.

Se bem entendi tem um Extender ligado em modo Access Point (AP) e para isso usa PowerLink, certo?

Se os vizinhos têm em suas casas a mesma fase da rede eléctrica onde estão ligados os seus PowerLink, teoricamente conseguem usar a sua rede, mas era necessário efectuarem o emparelhamento dos PowrLink, o que sinceramente não me parece que tenha acontecido, salvo com a conivência de alguém com acesso à sua casa… talvez a empregada doméstica ;)

A outra hipótese será o Extender estar a difundir uma rede aberta ou com credenciais fracas do ponto de vista da segurança (password original do equipamento, etc). Já alterou as credenciais de acesso ao Extender? Já experimentou alterar o SSID e oculta-lo?

O facto dessas ligações surgirem com a indicação de serem por cabo está relacionado com a ligação ao router por PowerLink (equivalente de uma ligação ethernet).

Quanto ao consumo de electricidade… pelo seu contador passam apenas os electrões consumidos em sua casa. O sinal dos PowerLink percorrem toda a rede eléctrica onde estão ligados até uma distancia de +/- 300 metros.

O equipamento Tp link está de certeza com as credenciais originais. Eu comprei, liguei a tomada e está feito. E possível alterar a tipo de acesso? Esse SSID  é alterado onde? 

@Armando Graca , qual o modelo do TP~Link?

Acedendo à página de configurações do Extender pode alterar as credenciais de acesso à gestão do mesmo bem como as credenciais de acesso à rede por ele emitida (SSID e password).

Ou será que não utiliza Extender nenhum e quando diz TP-Link está apenas a referir-se aos PowerLines? Como é que o desktop no escritório se liga ao TP-Link, por cabo ethernet?

O desktop loga-me através de cabo.

O tp link que tenho é um bastante básico até, tenho 1 ligado a uma tomada ao lado do router que tem um cabo de rede do router ao tp link, e no escritório tem a outra parte do aparelho ao que também está ligado a uma tomada e sai um cabo de e rede para o desktop. O tp link não transmite por wi-fi…

Se calhar deveria ter dito isto já. Desculpem, mas sou um pouco leigo nesta matéria... 

Pronto… não se explicou convenientemente no post inicial, mas chegamos lá…

Está portanto a usar um par de PowerLines da TP-Link.

Recorda-se, quando os instalou, de ter efectuado o emparelhamento dos dois equipamentos, o que está ligado ao router com o que liga ao PC? Sem efectuar esse emparelhamento os equipamentos não comunicam em rede segura. Se não o fez, pode ser a explicação para que os vizinhos consigam aceder através deles à sua rede.

Seja qual for a razão para que os vizinhos consigam aceder à sua rede o que importa agora é alterar o acesso para os impedir de continuarem….

1. Com o PowerLine ligado à tomada, premir a tecla “Pair” durante mais de 15 segundos até que LED “Power” se desligue momentaneamente e volte a ligar.
  2. Repita a operação no outro PowerLine.
  3. Efectuado o Reset aos dois equipamentos efectue agora o emparelhamento dos dois PowerLines (pressionando durante 1 segundo a tecla “Pair” num dos PowerLine e depois no outro nos 2 minutos seguintes).

Com estes procedimentos deve ficar com uma rede minimamente segura-

Pronto… não se explicou convenientemente no post inicial, mas chegamos lá…

Está portanto a usar um par de PowerLines da TP-Link.

Recorda-se, quando os instalou, de ter efectuado o emparelhamento dos dois equipamentos, o que está ligado ao router com o que liga ao PC? Sem efectuar esse emparelhamento os equipamentos não comunicam em rede segura. Se não o fez, pode ser a explicação para que os vizinhos consigam aceder através deles à sua rede.

Seja qual for a razão para que os vizinhos consigam aceder à sua rede o que importa agora é alterar o acesso para os impedir de continuarem….

1. Com o PowerLine ligado à tomada, premir a tecla “Pair” durante mais de 15 segundos até que LED “Power” se desligue momentaneamente e volte a ligar.
  2. Repita a operação no outro PowerLine.
  3. Efectuado o Reset aos dois equipamentos efectue agora o emparelhamento dos dois PowerLines (pressionando durante 1 segundo a tecla “Pair” num dos PowerLine e depois no outro nos 2 minutos seguintes).

Com estes procedimentos deve ficar com uma rede minimamente segura-

Muito obrigado pela ajuda. Fiz o que disse e por enquanto os aparelhos desapareceram..

Muito obrigado mesmo. Espero que tenha muito sucesso na vida :)

Obrigado @Armando Graca .Igualmente para si.

Caso algum seu vizinho se queixe de dificuldades no acesso à internet, aqui estarei para os ajudar também… :grinning::rofl::upside_down:

Comentário