Bom dia,
Desde já agradeço e ao mesmo tempo peço desculpa pelo longo texto.
A situação é a seguinte, cá em casa tenho o router da Nos sa sala (sitio onde me dá mais jeito) e o desktop no escritório que fica do outro lado da casa. Para ter acesso à internet por cabo no escritório, optei por comprar, já há uns anos, um Tp Link para fazer a comunicação entre o router e o PC. Acontece que já há algum tempo tenho reparado nas ligações ao router que estavam uns dispositivos que não me pertencem. Em primeira instancia deixei andar, porque pensei que fose algum erro ou bug do serviço. Mas esta semana houve a possibilidade de trocar o router para um novo, mais recente e o tecnico que cá veio a casa falou-me da aplicação da nos para gerenciar a internet e dispositivos. Saquei a app e verifiquei que esses mesmos dispositivos continuavam ligados à rede e a informação que a app me dá, é que estão ligados através de cabo. Fiquei intrigado e desliguei o Tp Link da tomada e esses dispositivos desapareceram das ligações.
A minha pergunta é: É possível o meu vizinho ter acesso à minha rede através do Tp Link, que supostamente apenas transmite sinal dentro da minha rede de luz. Se sim, como consigo bloquear estes dispositivos?
É possível colocar uma password para ligar à internet, mesmo que seja através de cabo?
Eu coloquei esses dispositivos com restrições de horas através da app Nos net (coloquei todos os dias com horas entre as 04h00 e as 03h59), mas como os dispositivos continuam a aparecer ligados à rede, não tenho a certeza que estão mesmo bloqueados.
E por ultimo, se ele consegue ter acesso à minha rede domestica de luz para ir buscar este sinal, é possível que ele consiga sustentar a sua casa com a minha luz.
Muito obrigado pela atenção dada.
Armando Graça.