Boa tarde,
Estou a ter perdas de pacotes muito elevadas (90–95%) em horários de maior tráfego, sobretudo ao final da tarde e noite. Fora desses períodos, a ligação funciona normalmente. O problema começou há cerca de dois meses e afeta bastante a utilização que faço do serviço nos meus horários livres (jogos online e videoconferências ficam praticamente impossíveis).
Estou ligada ao router por cabo, pelo que o problema não está relacionado com instabilidade do Wi-Fi.
Não considero que o problema esteja no meu computador ou no jogo online, pelas seguintes razões:
-
Já levei o meu computador para outra zona, com outro serviço de internet, e não tive qualquer perda de pacotes;
-
Outros jogadores, nos mesmos servidores e horários, não têm este problema;
-
Fiz testes de packet loss fora do jogo, em diferentes sites, que confirmam perdas de 90–95% durante os mesmos períodos;
-
Dentro do jogo, o ping está normal, mas mesmo assim existe packet loss, o que mostra que não é limitação do computador nem do client do jogo.
Tendo em conta que o problema só ocorre em horários de maior tráfego e não acontecia antes, suspeito de congestionamento no nó coaxial da zona.
Gostava de saber quais as soluções possíveis, nomeadamente:
-
Verificar se é possível migrar para um canal/nó menos congestionado;
-
Confirmar se poderá haver algum problema com o router/modem e, nesse caso, substituição ou atualização;
-
Avaliar a possibilidade de migrar para fibra, caso esteja disponível, para garantir maior estabilidade.
Agradeço a vossa orientação, uma vez que estou a pagar por um serviço que, nos períodos em que mais necessito, não consigo usufruir em pleno.
Cumprimentos,
Rute Santos