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Packet Loss em horários específicos

  • September 7, 2025
  • 6 comentários
  • 30 visualizações

Boa tarde,

Estou a ter perdas de pacotes muito elevadas (90–95%) em horários de maior tráfego, sobretudo ao final da tarde e noite. Fora desses períodos, a ligação funciona normalmente. O problema começou há cerca de dois meses e afeta bastante a utilização que faço do serviço nos meus horários livres (jogos online e videoconferências ficam praticamente impossíveis).

Estou ligada ao router por cabo, pelo que o problema não está relacionado com instabilidade do Wi-Fi.

Não considero que o problema esteja no meu computador ou no jogo online, pelas seguintes razões:

  • Já levei o meu computador para outra zona, com outro serviço de internet, e não tive qualquer perda de pacotes;

  • Outros jogadores, nos mesmos servidores e horários, não têm este problema;

  • Fiz testes de packet loss fora do jogo, em diferentes sites, que confirmam perdas de 90–95% durante os mesmos períodos;

  • Dentro do jogo, o ping está normal, mas mesmo assim existe packet loss, o que mostra que não é limitação do computador nem do client do jogo.

Tendo em conta que o problema só ocorre em horários de maior tráfego e não acontecia antes, suspeito de congestionamento no nó coaxial da zona.

Gostava de saber quais as soluções possíveis, nomeadamente:

  • Verificar se é possível migrar para um canal/nó menos congestionado;

  • Confirmar se poderá haver algum problema com o router/modem e, nesse caso, substituição ou atualização;

  • Avaliar a possibilidade de migrar para fibra, caso esteja disponível, para garantir maior estabilidade.

Agradeço a vossa orientação, uma vez que estou a pagar por um serviço que, nos períodos em que mais necessito, não consigo usufruir em pleno.

Cumprimentos,

Rute Santos

6 Comentários

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  • Super User
  • September 7, 2025

Boa tarde, se está ligada com o cabo a questão horária não se deveria pôr, salvo se não tem fibra até casa. Comece por alterar a palavra passe do Wi-Fi, para uma bem complicada, porque se for aí estanca logo. Tente ré-iniciar o router e verifique outros cabos. 


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • September 7, 2025

Boa tarde ​@Santosrute

Como informa que está ligada ao router por cabo, sugiro que use este processo de diagnóstico. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • September 7, 2025

Boa tarde, ​@Santosrute 

O ​@atcrs e o ​@Jorge C, deram uma boa ajuda. 

Para podermos ajudar, sugerimos que, por favor, use a funcionalidade de diagnóstico inteligente. Saiba como em: 

Obrigado,


  • Autor
  • Byte
  • September 7, 2025

Boa tarde, ​@atcrs,

Acredito que o problema esteja relacionado com a falta de fibra até à minha residência. O único vizinho que consegue “captar” o meu Wi-Fi não tem telefone com internet. Já reiniciei o router, mas o problema mantém-se.

De acordo com o diagnóstico, ​@Jorge C, sugere que chame um técnico a casa. O meu receio é que, normalmente, as perdas de pacotes são repentinas, e, por isso, ao chamar um técnico, poderá não ser possível observar os erros no momento. Contudo, irei marcar um horário e depois atualizo o forum.

 

Obrigado,

Rute Santos


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • September 7, 2025

Agradecemos o seu feedback, ​@Santosrute 

Se o diagnostico identificou a necessidade da deslocação de um técnico é porque existem problemas de sinal ou no router. 

Após receber a equipa técnica partilhe connosco o resultado. 
Obrigado, 


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • September 7, 2025

Boa tarde ​@Santosrute

Fico satisfeito por ter ajudado a entender que realmente existe um problema. 

Obrigado.