Skip to main content

Não entendo como obrigam os clientes a serem funcionários da NOS?!!!
Eu explico!
Detectei mau funcionamento no router que tenho instalado em casa.
Liguei para o serviço de apoio (16990) e depois de fazerem o que “mais gostam”, repor configuração de fábrica e após 58 minutos e 25 segundos de testes e despistes e “faça assim, faça assado”, lá chegaram à conclusão que o router estava avariado e necessitava de ser substituído.
OK, já estou habituado (já é o 6º ou 7º router que tenho em casa), fiquei à espera que o operador que me atendeu, agendasse a visita do “técnico”…
Errado!!!
Indicou-me que tenho de me deslocar a uma loja NOS para efectuar a troca de um equipamento que NÃO É MEU!!!!
Como é que é?!!!
A avaria é de um equipamento propriedade da NOS e EU, o cliente pagante, é que tenho o custo adicional de me deslocar a uma loja, estar à espera da minha vez para ser atendido e ainda tenho o montar?!!!
E quem é que me paga a deslocação e o tempo utilizado num serviço que É da responsabilidade do fornecedor do serviço?
O calor anda a fritar umas cabeças… ai anda, anda!

Estou cá com uma vontade de enviar uma cartita “amigável” para o Provedor de Cliente com cópia para a ANACOM...

Tem acesso á internet, mesmo que seja com falhas ou lenta? Então o router não está avariado ..

isso é conversa de quem não tem experiência.

A troca de router em loja faz sentido numa situação em que esteja mesmo avariado, como por exemplo: não liga ou as antenas avariaram e o wifi não funciona.

Agora pelo que diz mau funcionamento não me parece ser o caso.

Explique melhor o que é o “ mau funcionamento “ para podermos ajudar aqui.

Algumas dicas: Desligue tudo o que seja extensores, powerlines,etc que tenha da corrente. Depois faça o tal reset de fábrica ao router.

A seguir pode fazer por exemplo um teste de velocidade num pc por cabo de rede para se confirmar se tem a velocidade contratada ( isto se for problema de velocidade). Se for algum tipo de quebras por wifi, esteja junto ao router e teste 2 equipamentos diferentes para se confirmar que o problema é da internet

Em ultimo caso acho que enviam um técnico á residencia se algum desses 2 pontos se verificar

Espero ter ajudado

Boa noite a todos,

Fico satisfeito que o @Guimas tenha editado o comentário e removido a menção a decisões da chefia relacionadas com a troca de routers 😊

Sugiro que o @Paulo Figueiredo faça um teste nas condições descritas aqui.

Obrigado.

Agradeço a vossa atenção e apoio com sugestões.
A questão e objectivo deste post, é mesmo um alerta aos restantes clientes.
O router deve estar mesmo avariado, ou no mínimo (mais uma vez), com problemas de firmware…
Mas o sentido deste post vai para o facto de EU não trabalhar na NOS e não entender porque tenho de ser EU a desmontar um equipamento que NÃO É MEU!
Eu contratei um serviço, que pago para o manter activo, como é normal!
Só reclamo a quem contratei tal serviço que o mantenha em funcionamento, tal e qual, os meus contínuos pagamentos!
Não estou a comprar um novo serviço, nem sequer a alterar qualquer condição.
Nem sequer deveria fazer, ou pedirem-me para fazer “isto ou aquilo”… muito menos para carregar um equipamento associado a um serviço que pago!

Falando de firmware, é pena que desde há muito tempo, os equipamentos da NOS, nem sequer disponham de uma opção para gravar a configuração particular do cliente.
Cada vez que é efectuado uma reposição de fábrica (RESET), lá tenho de configurar tudo de novo… desde o segmento IP até aos reencaminhamentos de portas… passando pela DMZ e pelo serviço de dns dinâmico…
Já me irrita o suficiente, cada vez que ligo por anomalias do sistema, a solução passa por reiniciar o router… quando eu já o fiz antes de “chatear” o serviço de suporte, e passa a muito irritado quando me dizem que “ah e tal, só se fizermos uma reposição de fábrica”.
Agora por exemplo, o “router” ou o sistema, não me está a aceitar criar regras de reencaminhamento de portas. Claro que EU não tenho capacidade para perceber se é falha física do equipamento, ou um mero bug do sistema que está por corrigir.

Bom dia @Paulo Figueiredo,

Compreendo e concordo consigo, por favor detalhe o que originou o reset do router pelo apoio.

Obrigado

Viva @Jorge C 
As portas ethernet do router só estabelecem link a 100mbps, quando deveriam levantar a 1000 como anteriormente.
Não alterei os equipamentos da minha rede, mas admito uma possível avaria.
Não sei há quanto tempo o router está com este “sintoma” porque o que mais utilizo é o upload (por motivos de broadcast) e como a velocidade contratada é 1000/100, não tenho notado (grandes) problemas.
Mas agora que estou a pensar melhor nos últimos acontecimentos, tive alguns constrangimentos de upload, no dia 30/6.
Agora não estou no local, e até admito a possibilidade do problema ter origem num equipamento meu.
Mais logo, faço mais despistes à “minha rede” e aos meus equipamentos.

@Paulo Figueiredo como sugestão desligue os outros dispositivos e teste no router sem Wi-Fi.

Obrigado.

Se não quer fazer os passos indicados pela linha, pode sempre pedir uma equipa técnica, que por não fazer a despistagem é paga.. Alternativas tem… 

Cabe ao cliente escolher qual prefere… Que os trabalhadores do call center façam o seu trabalho e os ajude a identificar a situação ou recusar, mas para ver a sua situação resolvida peça a intervenção de um técnico e pague quase 50€. 

Desabafo: É irritante ver neste forum vários utilizadores incluindo membros ativos a porem em causa o trabalho das pessoas. Incompetentes há em todo o lado, mas são pessoas. Por isso, tenham calma 

@Olaf o cliente informou “Mais logo, faço mais despistes à “minha rede”.

Não entendo o seu problema, caso entenda elabore mas não se irrite.

Obrigado.

Agradeço a sua preocupação, @Jorge C. Mas em vez de tirar palpites, refiro-me a “Não entendo como obrigam os clientes a serem funcionários da NOS?!!!
Eu explico!
Detectei mau funcionamento no router que tenho instalado em casa.
Liguei para o serviço de apoio (16990) e depois de fazerem o que “mais gostam”, repor configuração de fábrica e após 58 minutos e 25 segundos de testes e despistes e “faça assim, faça assado”, lá chegaram à conclusão que o router estava avariado e necessitava de ser substituído.
OK, já estou habituado (já é o 6º ou 7º router que tenho em casa), fiquei à espera que o operador que me atendeu, agendasse a visita do “técnico”…
Errado!!!”

----- que notoriamente o utilizador não percebe que há procedimentos a cumprir.. E é a minha opinião que vale o que vale, goste ou não 😉

@Olaf existem procedimentos sugeridos, no entanto o cliente é livre dos os realizar ou não.

Se reparar no último comentário do @Paulo Figueiredo ele parece interessado em resolver.

Obrigado.

É livre de os realizar, mas para cada ação há consequências neste caso é um custo de uma equipa técnica ou não ver a situação resolvida. 

Gostava de ver essa democratização toda numa segurança social ou finanças. 😅

No entanto ela existe, senão veja o exemplo da SFMS BV que controla indiretamente o Pingo Doce e paga impostos na Holanda 😅

Obrigado.

@Olaf mas você percebeu sequer a minha indignação?
Eu reafirmo!
NÃO sou funcionário da NOS, para ter de carregar um equipamento da NOS, a uma loja da NOS.
Entende? Ou é assim tão avançado o meu argumento…
Nunca questionei o atendimento dos técnicos… bom, já apanhei alguns que não os considero técnicos, por isso, nem os consigo criticar… são apenas funcionários à procura do seu ganha pão!

Ainda, que culpa tenho eu, como cliente pagante e em dia, sobre o custo da equipa técnica da NOS?

Entrou a disparar a torto e a direito, mas garanto-lhe que assim, não acerta uma!

Só copiar a parte que interessa ao seu ponto de vista, não lhe dá (pelo contrário) mais valor!

Boa tarde, @Paulo Figueiredo
Queremos ajudar. 
Deste modo, para o podermos fazer, gostaríamos de endereçar a sua situação à equipa técnica que o pode ajudar e contactar. Assim, para o podermos fazer, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número de telemóvel para o perfil @Fórum
Obrigado,

Obrigado a todos pelo apoio e tentativas de ajuda.

Já consegui resolver tudo…
Apertar umas fichas (cabos coaxiais) no router e spliters, resolveu o problema de conectividade.

Depois de reconfigurada a parte “da minha rede”, e por deficiência profissional, cai num erro básico e de palmatória que o firmware destes router’s têm desde há muitas versões atrás… se calhar, até desde o inicio dos router’s 5.x.

Não estava a conseguir configurar a minha zona DMZ nem reencaminhar portas, porque… o DHCP tem de ser configurado para todo o segmento IP (mas não pode sobrepor o endereço do router… vá se lá entender).
Eu explico…
Queria segmentar o DHCP e tinha definido do 101 ao 199, porque tenho IP’s fixos abaixo e acima dessa range, e desta forma, o software (firmware ou o que seja) não permite configurar uma DMZ ou um reencaminhamento de portas para dispositivos fora da gama definida no DHCP.
Para mim, é um bug/erro de software/firmware…
E garanto-vos que não foi ninguém do serviço de apoio que me ajudou a contornar este erro.
Descobri-o eu, por tentativa/erro, numa outra situação idêntica (e lamento, mas não me lembrei disso ontem).
Já tive a oportunidade de transmitir este bug a um técnico (de segunda linha), mas parece que ninguém se importou…
Enfim, por agora está tudo OK e não tenho necessidade de trocar o router, como apontado pelo serviço de suporte.
E respondendo mais uma vez ao @Olaf, facilmente entende que estes assuntos não se resolvem com procedimentos ou atendimento PAGO ao parceiro da NOS, porque, entendo, que é um erro e deveria ser assumido (melhor, deveria ser corrigido) pela NOS!
Pelos procedimentos, a esta hora, já tinha um débito de 20€ e dificilmente me resolveriam o problema, reportando-o para a NOS, como já aconteceu anteriormente.

Finalizando, este não era um tópico técnico nem de ajuda…
Era meramente um desabafo (irritado) para com os procedimentos definidos no interior da NOS.

Agora vamos mas é ver o jogo…

Boa tarde a todos

@Paulo Figueiredo fico satisfeito que tenha resolvido e poupado algum dinheiro 😊

Caso tenha mais questões, a comunidade está aqui para ajudar.

Obrigado.

Comentário