Internet de alta velocidade no ar graças à NOS e à European Aviation Network
A NOS irá fornecer infraestrutura para a rede terrestre da European Aviation Network (EAN) em Portugal. Este consórcio permitirá levar a conectividade Wireless – Internet – aos passageiros dos voos de um conjunto de companhias aéreas europeias e nos seus voos comerciais na Europa.
A operadora oferece ao projeto – o primeiro satélite integrado Banda-S complementado com rede terrestre LTE em toda a Europa – a sua infraestrutura terrestre para utilização da EAN.
Seja por motivos particulares ou profissionais o número de passageiros a escolher o transporte aéreo para as suas deslocações está continuamente a aumentar, de tal forma que até 2035 espera-se que 1,5 mil milhões de viajantes aéreos voem pelos céus da Europa.
No entanto, a disponibilidade de acesso confiável à Internet de alta velocidade no ar ainda não é suficiente para atender a demanda existente e futura.
O European Aviation Network foi criado com o objetivo de disponibilizar, às companhias aéreas e seus clientes, uma solução de conectividade única, tecnologicamente avançada e economicamente sustentável.
A infraestrutura da NOS em Portugal e a sua ampla experiência em redes sem fios facilitarão o acesso à Internet de alta velocidade da EAN para os passageiros das companhias aéreas que atravessam o espaço aéreo português.
O EAN será lançado em Portugal e em toda a Europa no final de 2017 e oferece ao setor de aviação europeu um poderoso serviço de conectividade para seus clientes. O serviço é o resultado de uma bem-sucedida parceria de várias empresas europeias, liderada pela Inmarsat e pela Deutsche Telekom.
Em Portugal, a NOS será responsável pela instalação de equipamentos em terra, disponibilizando para o efeito quer as suas torres, que vão suportar a entrega de rede 4G LTE aos aviões, quer a sua rede terrestre de alta capacidade, a qual transportará o tráfego gerado no espaço aéreo nacional até à rede europeia de alta capacidade da EAN.
Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, orgulha-se “da escolha da EAN que distingue a NOS como operador móvel com a infraestrutura necessária para assegurar a fornecimento da próxima geração de conectividade para este projeto. Esta parceria coloca a NOS, mais uma vez, como um player de inovação num projeto único em todo o mundo“.
Esta solução, que permite fornecer conetividade distribuída com recurso a rede Wi-Fi, irá operar através de um satélite integrado em banda-S, gerido pela INMARSAT, em complemento com uma rede terrestre com base em tecnologia LTE, desenvolvida pela Deutsche Telekom em parceria com operadores locais, que contempla a criação de cerca de 300 estações LTE em toda a União Europeia, Noruega e Suíça.
Graças ao seu sistema integrado exclusivo, a EAN fornecerá banda larga de alta velocidade com flexibilidade melhorada, permitindo às companhias aéreas passar a disponibilizar este serviço avançado onde mais necessitam.
O European Aviation Network estará pronto a disponibilizar os seus serviços de conectividade Wireless estável e contínua no espaço europeu a partir do final deste ano.
Fonte: https://4gnews.pt/nos-internet-voos-comerciais-europa/
Nota: Se a rede móvel da NOS nos aviões, for tao má como em terra, estao os passageiros bem tramados.:D:D
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Ainda vão aumentar os desastres aéreos com essa iniciativa... Imagino os clientes em pânico ao notarem a falta de sinal constante nos seus equipamentos. A NOS regista falhas de cobertura em todos os Distritos seja em meio urbano ou rural, é uma rede com problemas graves de abandono de estações-base, usando dispositivos muito arcaicos e rudimentares. O 4G é escasso é até a rede GPRS não flui em todo o lado... Enquanto não houver um investimento sério nas milhares de estações os serviços vão continuar em degradação avançada 😠
Será que é consequência da parceria com a Vodafone?
Também ficamos a saber por exclusão de partes que não vai haver net nos ditos voos.
Segundo ouvi dizer, a NOS está a preparar pacotes para os clientes que viajam em aviões. Sao pacotes 120/10 Mbps e consiste numa bobine de fibra óptica que os aviões vao desenrolando à medida que vao voando entre os varios destinos europeus.
Esses pacotes ainda sao caros porque nao à maneira de recuperar esse cabo de fibra, e é sempre necessário uma nova bobine em cada novo voo.:D:D
Esses pacotes ainda sao caros porque nao à maneira de recuperar esse cabo de fibra, e é sempre necessário uma nova bobine em cada novo voo.:D:D
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL 😃
E cruzeiros mediterrâneos e transatlânticos?
Sim também muito provavelmente, porque meter água está ADN da NOS, principalmente desde que entrou o Grupo SONAE.
Comentário
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