Header
Respondido

NOS IOT Alarme - Alarme AJAX configuração GSM


Recentemente comprei um Alarme Ajax e gostaria de liga-lo á internet via GSM, comprei um cartão NOS IOT Alarme e instalei-o na central, no entanto, esta não recolhece o cartão, já tentei perceber o que se passa com o cartão, pensei que não estivesse ativado, mas este é recolhecido pelo telemovel. poderiam ajudar?

 

Obrigado.

icon

Melhor resposta por CP001 14 January 2023, 21:14

Ver pergunta inicial

9 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Daniel Jose Santos Nascimento,

Agradecemos a sua mensagem.

Confirme-nos, por favor, se o alarme em causa tem algum tipo de requisitos técnicos para utilização de cartão SIM.

Obrigado 

Boa noite, sim já confirmei os manuais do Alarme o que apenas refere que deve ser um Cartão SIM de dados, sem PIN e carregado com saldo para que o serviço não seja interrompido. Não consigo perceber o que possa estar a acontecer é que não está sequer a reconhecer o o cartão em causa.

@Daniel Jose Santos Nascimento

Boa tarde,

 

Também já tive um cartão IoT e vou tentar ajudar. Uma central GSM é uma central 2G. Se possuir um cartão com a rede da NOS, certifique-se de que existe cobertura 2G da NOS na zona através do seu telemóvel (nas opções dos telemóveis consegue colocar o telemóvel em 2G para ver se existe). Na opção de selecionar rede também é possível filtrar por NOS 2G, NOS 3G, NOS 5G, MEO 2G…

 

Tente, por favor, aceder à central GSM e escreva na caixa de APN: 

iot-p

 

Trata-se do APN utilizado pelo NOS IoT.

 

Atenção, não deve inserir o cartão IoT num telemóvel nem para testar… A NOS bloqueia a utilização neste tipo de dispositivos e depois o cartão deixa de funcionar devido ao bloqueio do lado da NOS

@Daniel Jose Santos Nascimento

Boa tarde,

 

Também já tive um cartão IoT e vou tentar ajudar. Uma central GSM é uma central 2G. Se possuir um cartão com a rede da NOS, certifique-se de que existe cobertura 2G da NOS na zona através do seu telemóvel (nas opções dos telemóveis consegue colocar o telemóvel em 2G para ver se existe). Na opção de selecionar rede também é possível filtrar por NOS 2G, NOS 3G, NOS 5G, MEO 2G…

 

Tente, por favor, aceder à central GSM e escreva na caixa de APN: 

iot-p

 

Trata-se do APN utilizado pelo NOS IoT.

 

Atenção, não deve inserir o cartão IoT num telemóvel nem para testar… A NOS bloqueia a utilização neste tipo de dispositivos e depois o cartão deixa de funcionar devido ao bloqueio do lado da NOS

Bom dia, obrigado pela a ajuda.

Em relação à cobertura 2G utilizo uma rede no telemóvel diferente da NOS e não consigo provavelmente verificar se existe essa cobertura NOS 2G na região, no entanto, estou num local central, pelo que acho que o problema não deve ser de cobertura.

Também coloquei iot-p na caixa APN e o sistema de alarme não me permite gravar essa opção.

 

O que diz o Manual do Alarme Ajax é Cartão SIM 

  • 2G (GSM900/DCS1800 (B3/B8))

Por acaso, já tinha experimentado colocar o cartão no telemóvel o que me aconselhou a não faze-lo, isto para verificar se o cartão tinha o PIN ativado ou não, e de facto não tinha.

Agora na opções do Alarme existem 2 mostradores que acho serem importantes para este caso que são: INTENSIDADE SINAL GSM: NÃO EXISTEM DADOS ( já vi em vídeos e no próprios manuais do alarme existem imagens que eles colocam o cartão e sem configurar nada aparece logo a quantidade de sinal)

REDE MOVEL: NÂO CONECTADO

 

Obrigado pela ajuda

@Daniel Jose Santos Nascimento

Boa tarde,

 

Também já tive um cartão IoT e vou tentar ajudar. Uma central GSM é uma central 2G. Se possuir um cartão com a rede da NOS, certifique-se de que existe cobertura 2G da NOS na zona através do seu telemóvel (nas opções dos telemóveis consegue colocar o telemóvel em 2G para ver se existe). Na opção de selecionar rede também é possível filtrar por NOS 2G, NOS 3G, NOS 5G, MEO 2G…

 

Tente, por favor, aceder à central GSM e escreva na caixa de APN: 

iot-p

 

Trata-se do APN utilizado pelo NOS IoT.

 

Atenção, não deve inserir o cartão IoT num telemóvel nem para testar… A NOS bloqueia a utilização neste tipo de dispositivos e depois o cartão deixa de funcionar devido ao bloqueio do lado da NOS

Bom dia, obrigado pela a ajuda.

Em relação à cobertura 2G utilizo uma rede no telemóvel diferente da NOS e não consigo provavelmente verificar se existe essa cobertura NOS 2G na região, no entanto, estou num local central, pelo que acho que o problema não deve ser de cobertura.

Também coloquei iot-p na caixa APN e o sistema de alarme não me permite gravar essa opção.

 

O que diz o Manual do Alarme Ajax é Cartão SIM 

  • 2G (GSM900/DCS1800 (B3/B8))

Por acaso, já tinha experimentado colocar o cartão no telemóvel o que me aconselhou a não faze-lo, isto para verificar se o cartão tinha o PIN ativado ou não, e de facto não tinha.

Agora na opções do Alarme existem 2 mostradores que acho serem importantes para este caso que são: INTENSIDADE SINAL GSM: NÃO EXISTEM DADOS ( já vi em vídeos e no próprios manuais do alarme existem imagens que eles colocam o cartão e sem configurar nada aparece logo a quantidade de sinal)

REDE MOVEL: NÂO CONECTADO

 

Obrigado pela ajuda

Mas consegue ver se existe NOS 2G no telemóvel na mesma. Escolha a opção de selecionar rede e dá para ver se existe NOS 2G. Para dados móveis o mais adequado até seria que o equipamento fosse compatível com 3G.

 

O simples facto de ter introduzido o cartão num telemóvel pode ter feito com que a NOS o bloqueasse, podendo ser necessário ligar para a linha da NOS a questionar se o cartão se encontra ativo.

 

- Comentário editado e corrigido

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Daniel Jose Santos Nascimento, assim como a ajuda prestada pelo @CP001.

Vamos ajudar a analisar este tema.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Corrigi o comentário anterior.

Já agora, aproveito para perguntar qual é o modelo do alarme

Bom dia, o modelo do Alarm é Ajax HUB, mas envio o link do site oficial do modelo de alarme em causa.

https://ajax.systems/products/hub/

Obrigado

Bom dia, o modelo do Alarm é Ajax HUB, mas envio o link do site oficial do modelo de alarme em causa.

https://ajax.systems/products/hub/

Obrigado

Confirma-se que é um modelo com GSM/GPRS ou cabo de rede. 

Se a NOS não funciona, recomendo verificar o custo dos cartões IoT nas outras operadoras que tenham cobetura, ou contratar um serviço de internet que possa ligar ao alarme por cabo de rede.

Comentário