Skip to main content
Header

NOS FTTH - Router, Coaxial, etc.

• February 14, 2025
  • 4 comentários
  • 364 visualizações

Boa tarde,

Vou fazer uma instalação de telecomunicações nova numa moradia que não tem infraestrutura.

A NOS indicou que o serviço na morada é FTTH.

Precisava de ajuda no que é necessário…

A fibra vem ter à caixa ATI, certo?

Existe apenas um Router com ONT incorporada? Ou existem os dois equipamentos?

Para ter o router fora da ATI (p. ex. na sala), tenho de ter fibra entre a caixa e a sala para ligar o router?

E as saídas para a box e restantes TVs? É coaxial em ambas? Ou na box é RJ45? 

Terei sempre de ter a saída do coaxial do router de volta à caixa ATI para distribuição nos quartos?

Obrigado a que me puder ajudar.

Cumprimentos.

4 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • February 14, 2025

A fibra vem ter à caixa ATI, certo?

Como o nome indica, FTTH, é fibra até casa. A fibra vem até ao sitio onde o router está instalado.

Existe apenas um Router com ONT incorporada? Ou existem os dois equipamentos?

a nos instala router ont, tudo num equipamento

Para ter o router fora da ATI (p. ex. na sala), tenho de ter fibra entre a caixa e a sala para ligar o router?

sim, mas a nos é que faz essa instalação 

E as saídas para a box e restantes TVs? É coaxial em ambas? Ou na box é RJ45? 

é preciso coaxial e rj45 no caso da uma tv. se for android tv ou apple tv é só rj45. 

Terei sempre de ter a saída do coaxial do router de volta à caixa ATI para distribuição nos quartos?

Sim, a fibra vai até ao router deixar o sinal, e depois do router tem que ter a licação catv pra distribuir sinal pelas outras divisões.

Um bem haja ​@GoncaloAmaral 

• Autor
  • Kilobyte
  • February 14, 2025

Boas ​@Bruno Aleixo ,

Obrigado pela ajuda.

Então mas o que tenho de deixar pronto entre a ATI e o local onde vai ficar o router para que a NOS faça a passagem da fibra?

Vou fazer obras e queria ter tudo pronto.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • February 14, 2025

Boas ​@Bruno Aleixo ,

Obrigado pela ajuda.

Então mas o que tenho de deixar pronto entre a ATI e o local onde vai ficar o router para que a NOS faça a passagem da fibra?

Vou fazer obras e queria ter tudo pronto.

Na prática não é preciso fazer nada, se o ATI tem tubagem livre até à sala onde vai estar o router, o técnico pode passar cabo de fibra por ai. Se quiser pode deixar já um cabo de fibra passado pela tubagem também, mal não faz, mas é responsabilidade da NOS fazer essa ligação em todo o caso.

Os técnicos as vezes são mandrioes e não gostam de usar essas tubagens, e passam o cabo pelos rodapés com cola quente só, mas se tem a rede interna preparada pra passar isso, ele tem que a usar a seu pedido. 

sobre o serviço de tv a passagem de sinal CATV pra outras divisões não precisa de vir do ATI. Ao instalar o router na sala, é só ter uma tomada de sinal em que o técnico possa fazer a injeção de sinal pra restante rede, se ela já estiver preparada para isso. 

Isto partindo do pressuposto que a instalação vai ser feita apenas com 1 equipamento (router ONT), mas isso está escrito no modelo resumo de contrato.

Acho que ligando pro apoio, também pode pedir pra ter equopamentos separados, deixando o ont no ATI, e a partir dai a passagem de sinal para o router é feita por cabo RJ45 (que pode já deixar preparado, seja em tomadas rj45 ou por tubagem interna na parede) e o sinal tv vem diretamente do ont que fica no ATI e injetado dai pra outros pontos CATV pela casa. 

um bem haja 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 15, 2025

Boa tarde, ​@GoncaloAmaral

A modalidade de ligação do serviço Fibra apenas pode ser definido pelo técnico no local, pelo que não conseguimos responder claramente à sua questão. 
Obrigado,