Header
Pergunta

NOS Extender - problemas


  • Kilobyte
  • 2 comentários

Boa tarde,

Tenho poucos conhecimentos a nível de configurações etc mas vou expor aqui a minha questão.

Tenho contratado o serviço da NOS com o Power Router e já há algum tempo que comprei um NOS Extender, no entanto apesar de notar uma perda significativa de velocidade, ele tem funcionado só que, recentemente tive problemas com a internet. Inclusivamente após ter ficado sem serviço e contactado o apoio técnico, veio cá a casa um técnico da NOS que trocou o Power Router e que disse que estava tudo ok e que o extensor ficaria a funcionar muito bem se o ligasse por 5G, etc e foi-se embora sem sequer configurar mais nada.

O que está a acontecer é o seguinte (vou tentar resumir da melhor maneira que conseguir):

1- Apenas com o router ligado e por Wi-Fi, ao efectuar teste de velocidade junto do mesmo tenho cerca de 200/20 que é a velocidade contratada. Se ligar o extender e optar ter as mesmas credenciais do Router, junto dele tenho uns 10/10 de velocidade e mais perto do extensor em média menos de 5 de upload. 

2- Se configurar com credenciais diferentes, a velocidade junto ao Router passa para valores perto dos contratados e junto ao extender para perto de 10 de upload (que é como o tenho agora configurado) e vá-se lá saber porque é que isto acontece.

3- Noto que agora tenho dois nomes de rede (um deles com 5G que deve ter sido o técnico que deixou assim). Pois se ligo o extender a essa opção ainda é pior porque a ligação está sempre a falhar e a internet sempre a cair. Se ligo ao outro, voltamos à situação das velocidades horríveis. 

No meio de tudo isto já não sei o que fazer para conseguir ter o serviço como deve de ser (dentro claro daquilo que se possa pedir). Não entendo o porquê desta situação, não compreendo as variações de velocidade em parâmetros que supostamente não deveriam alterar em nada a velocidade… e sinceramente já não sei o que fazer para ter a internet como deve de ser cá em casa já que os técnicos não fizeram nada do que lhes pedi. Trocaram o router, deixaram a internet a funcionar mas estava com pressa e não fez mais nada. 

Posto isto, e perdoem-me se me extendi demasiado e se pareço muito desconhecedor das coisas, existe alguém que me possa ajudar a por isto a funcionar correctamente?

Nota: O router está ligado como extender, visto que não tenho ethernet pela casa para o ligar.

Muito obrigado desde já!


6 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Eu aconselho fazer desta maneira.

Testar com extender desligado o 5G e ver os valores. Tem os 200? mt bem. Testar então o 2,4ghz ainda com o extender desligado. que velocidade lhe dá?

Reputação 6
Crachá

Olá, está a configurar o extender através de que AP (wifi ou cabo de rede)?

Olá, está a configurar o extender através de que AP (wifi ou cabo de rede)?

Olá.

Wifi

Eu aconselho fazer desta maneira.

Testar com extender desligado o 5G e ver os valores. Tem os 200? mt bem. Testar então o 2,4ghz ainda com o extender desligado. que velocidade lhe dá?

5G - 200/10

2.4 - 90/1

Reputação 6
Crachá

Então, veja lá se as configurações estão ok - veja este tópico.

Reputação 7
Crachá +2

Tem 90 mbps na 2.4ghz? Acho muito dificil de acreditar mas ok.

Tente fazer um reset ao extensor outra vez e configure com o nome da rede 2.4ghz.

Comentário