Skip to main content
Header
Kilobyte
May 23, 2020
Pergunta

NOS Extender - problemas

Boa tarde,

Tenho poucos conhecimentos a nível de configurações etc mas vou expor aqui a minha questão.

Tenho contratado o serviço da NOS com o Power Router e já há algum tempo que comprei um NOS Extender, no entanto apesar de notar uma perda significativa de velocidade, ele tem funcionado só que, recentemente tive problemas com a internet. Inclusivamente após ter ficado sem serviço e contactado o apoio técnico, veio cá a casa um técnico da NOS que trocou o Power Router e que disse que estava tudo ok e que o extensor ficaria a funcionar muito bem se o ligasse por 5G, etc e foi-se embora sem sequer configurar mais nada.

O que está a acontecer é o seguinte (vou tentar resumir da melhor maneira que conseguir):

1- Apenas com o router ligado e por Wi-Fi, ao efectuar teste de velocidade junto do mesmo tenho cerca de 200/20 que é a velocidade contratada. Se ligar o extender e optar ter as mesmas credenciais do Router, junto dele tenho uns 10/10 de velocidade e mais perto do extensor em média menos de 5 de upload. 

2- Se configurar com credenciais diferentes, a velocidade junto ao Router passa para valores perto dos contratados e junto ao extender para perto de 10 de upload (que é como o tenho agora configurado) e vá-se lá saber porque é que isto acontece.

3- Noto que agora tenho dois nomes de rede (um deles com 5G que deve ter sido o técnico que deixou assim). Pois se ligo o extender a essa opção ainda é pior porque a ligação está sempre a falhar e a internet sempre a cair. Se ligo ao outro, voltamos à situação das velocidades horríveis. 

No meio de tudo isto já não sei o que fazer para conseguir ter o serviço como deve de ser (dentro claro daquilo que se possa pedir). Não entendo o porquê desta situação, não compreendo as variações de velocidade em parâmetros que supostamente não deveriam alterar em nada a velocidade… e sinceramente já não sei o que fazer para ter a internet como deve de ser cá em casa já que os técnicos não fizeram nada do que lhes pedi. Trocaram o router, deixaram a internet a funcionar mas estava com pressa e não fez mais nada. 

Posto isto, e perdoem-me se me extendi demasiado e se pareço muito desconhecedor das coisas, existe alguém que me possa ajudar a por isto a funcionar correctamente?

Nota: O router está ligado como extender, visto que não tenho ethernet pela casa para o ligar.

Muito obrigado desde já!

6 Comentários

Guimas
    Super User
    Super User
    May 23, 2020

Eu aconselho fazer desta maneira.

Testar com extender desligado o 5G e ver os valores. Tem os 200? mt bem. Testar então o 2,4ghz ainda com o extender desligado. que velocidade lhe dá?

oTonyStark
    Kilobyte
    May 23, 2020

Olá, está a configurar o extender através de que AP (wifi ou cabo de rede)?

ASA1Autor
    Kilobyte
    May 23, 2020

Olá, está a configurar o extender através de que AP (wifi ou cabo de rede)?

Olá.

Wifi

ASA1Autor
    Kilobyte
    May 23, 2020

Eu aconselho fazer desta maneira.

Testar com extender desligado o 5G e ver os valores. Tem os 200? mt bem. Testar então o 2,4ghz ainda com o extender desligado. que velocidade lhe dá?

5G - 200/10

2.4 - 90/1

oTonyStark
    Kilobyte
    May 23, 2020

Então, veja lá se as configurações estão ok - veja este tópico.

Guimas
    Super User
    Super User
    May 23, 2020

Tem 90 mbps na 2.4ghz? Acho muito dificil de acreditar mas ok.

Tente fazer um reset ao extensor outra vez e configure com o nome da rede 2.4ghz.