Skip to main content
Header

NOS com PÉSSIMAS rotas para multiplos provedores


Eu possuo a internet de 10Gbps da NOS, mas observo que a qualidade piora significativamente a cada semana.

A conexão para VÁRIOS provedores tem ping 30% maior do que uma das piores concorrente (MEO). A MEO tinha rotas (muito) ruins. Inclusive criei um post no forum da MEO para relatar sobre isso. Após várias reclamações, resolveram o problema depois de alguns meses.

 

Um mero “ping” com IPv4/IPv6 da NOS é cerca de 30% mais lento do que a MEO, que tipicamente tem a pior rota (em relação com à Vodafone).

 

O problema da NOS afeta vários provedores diferentes (ou o peering da NOS é um completo lixo) e pode ser testado usando Looking Glass de vários serviços, como por exemplo, mas não limitado:

Portugal (MEO: ~8ms, NOS: 32ms!)
https://lg-pt.euronodes.com/

Espanha (MEO: ~13ms, NOS: 18ms!)
https://mad-es-ping.vultr.com/

Brasil (MEO: ~174ms, NOS: 238ms!)
https://lg.lgs-01.platon.com.br/
 

Algumas rotas não possuem diferenças significativas:

Finlandia (MEO: 66ms, NOS:69ms):
https://globalping.io/networks/hetzner-online

Alemanha (Falkenstein; MEO: 53ms, NOS: 50ms):
https://globalping.io/networks/hetzner-online

 

(existem outros)



 

6 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 29, 2026

Boa tarde ​@inke,

Agradecemos a sua mensagem.

O tempo de resposta de servidores pode variar de acordo com as características técnicas do próprio.

Sugerimos que faça um diagnóstico online através da my NOS para indentificar anomalias com o serviço ou equipamentos:

Obrigado


  • Autor
  • Megabyte
  • July 1, 2026

> O tempo de resposta de servidores pode variar de acordo com as características técnicas do próprio.

Os servidores alvos são os mesmos nas multiplas ISP, ou especificamente no caso da MEO e NOS. O tempo de resposta é diferente devido as péssimas rotas da NOS. Seja um problema técnico ou contratual (a NOS não usa os mesmos upstreams).

A rota com Platon é um exemplo notório da incompetencia da NOS. O trafego está a fazer o caminho de: Portugal → Espanha → Estados Unidos → Brasil. Enquanto isso, a MEO utiliza o caminho mais curto (de Portugal → Brasil, via Ella-Link, supostamente).

O “com as características técnicas do próprio” não se aplica aqui. É a NOS.

Estou a coletar mais dados, com pings em vários horarios de forma automatica e comparada com outras ISP que  possuo (nomeadamente: MEO, NOS, Vodafone e, agora está para ser instalada, a DIGI).


  • Autor
  • Megabyte
  • July 3, 2026

Atualização:

O problema parece ser EXATAMENTE o mesmo da MEO, reportado em https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/cloudflare-ping-alto-166546 (4 meses atrás). 

Em resumo:
O IPv6 tem ping MUITO maior do que o IPv4 na maioria dos serviços, como reportado acima. Além disso, alguns serviços em IPv4 também possuem ping superior a MEO. 

Em alguns casos (Euronodes-PT), o IPv4 da NOS é mais rápido que a MEO, porém o IPv6 é três vezes mais lento do que a MEO em IPv6.


Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Atualização:

O problema parece ser EXATAMENTE o mesmo da MEO, reportado em https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/cloudflare-ping-alto-166546 (4 meses atrás). 

Em resumo:
O IPv6 tem ping MUITO maior do que o IPv4 na maioria dos serviços, como reportado acima. Além disso, alguns serviços em IPv4 também possuem ping superior a MEO. 

Em alguns casos (Euronodes-PT), o IPv4 da NOS é mais rápido que a MEO, porém o IPv6 é três vezes mais lento do que a MEO em IPv6.

Podes pedir para desativar o ipv6 do router através do apoio ao cliente.

um bem haja 


  • Autor
  • Megabyte
  • July 3, 2026

 

Podes pedir para desativar o ipv6 do router através do apoio ao cliente.

 

Isso não é uma opção, eu uso quase exclusivamente o IPv6 (o IPv6-Mostly, o IPv4 é somente para NAT64). Toda a minha rede é IPv6, inclusive o multi-wan funciona com base no NPTv6. 

O que preciso é que o IPv6 funciona adequadamente, pouco me interessa o obsoleto IPv4.


MrCloudPT
  • Gigabyte
  • July 4, 2026

Olá a todos,

Gostaria de reportar uma situação grave de encaminhamento de tráfego (routing) na rede da NOS que está a afetar drasticamente a latência para servidores nacionais desde o passado dia 29 de maio de 2026.

O problema ocorre na ligação a um servidor da Cloudity, que se encontra alojado fisicamente em Braga, Portugal.

Como podem verificar pelos prints de testes de ping que anexo a esta mensagem, a diferença de desempenho para o exato mesmo destino é gritante:

  • Latência na concorrência (MEO): 6 a 7 ms (o valor normal e esperado para uma ligação dentro do nosso país).

  • Latência atual na NOS: 51 a 52 ms.

(Nota: Antes de 29 de maio, a latência na NOS para este IP rondava os 23ms, o que prova que uma alteração recente na vossa rede causou este problema).

Este aumento inexplicável de quase 45 ms face à concorrência, para um destino a poucas centenas de quilómetros, indica claramente que o tráfego da NOS está a sofrer de tromboning. Ou seja, o tráfego nacional está a ser atirado para rotas de trânsito internacional (dando uma volta pela Europa) em vez de ser entregue diretamente em Portugal ou através de peering ibérico.

Peço, por favor, à equipa de moderação que escale este caso junto da Engenharia de Redes / Core da NOS. É crucial que analisem este encaminhamento ineficiente e corrijam as rotas para voltarmos a ter uma latência aceitável para serviços alojados em território nacional.

Obrigado e fico a aguardar feedback.