Skip to main content
Header
CP001
October 5, 2022
Respondido

NOS acaba a 5/12 com o roaming nos tarifários de banda larga móvel e Kanguru

Boa noite

Recebi um aviso de que a 5 de dezembro os tarifários de banda larga móvel deixam de ter roaming.

É um retrocesso de mais de 10 anos. Peço que a NOS volte atrás nesta decisão. 

MEO/Vodafone mantêm o serviço. A NOS fica muito mal em limitar o serviço somente a Portugal.

Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde @CP001

Compreendemos e agradecemos a partilha. 

O serviço de Roaming para os produto Internet Móvel vai ser descontinuado por não estar a ser possível assegurar condições que permitam uma boa experiência de utilização de dados móveis no estrangeiro. 

Contudo, endereçámos a sua sugestão. 
Obrigado

103 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
December 7, 2022

Boa tarde @CP001

Agradecemos o seu alerta. 

Não. Mantem-se esta descontinuação para novas adesões e, também, para aqueles que renegociem o serviço. 

A informação mantem-se disponível no site para que aqueles que tenham feito adesão antes da data possam conhecer as condições. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
CP001Autor
December 7, 2022

Boa tarde @CP001

Agradecemos o seu alerta. 

Não. Mantem-se esta descontinuação para novas adesões e, também, para aqueles que renegociem o serviço. 

A informação mantem-se disponível no site para que aqueles que tenham feito adesão antes da data possam conhecer as condições. 

Obrigado

@Mário P. então não percebo... No meu caso não renegociei nem alterei nada e foi-me comunicado na fatura que o serviço de roaming ia acabar a 5/12.

Tenho uma banda larga não integrada em pacote há já algum tempo.

O que se passa?

Em relação à página web, quero chamar a atenção para esta página para novas adesões https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/tarifarios/Paginas/pos-pagos.aspx

Clicando em "condições da oferta" é referido o roaming. Acho que induz em erro esta página @Mário P. 

Kilobyte
December 7, 2022

Acho engraçado a NOS terminar com o roaming já que a UE é bastante clara quanto ao facto de o roaming não ser facultativo, um cliente tem direito a aceder aos serviços contratados em toda a UE.

@EuSó fiz a reclamação ROR00000000044679181 porque a censura no @Fórum continua.
Bruno Aleixo
Super User
Super User
December 8, 2022

Acho engraçado a NOS terminar com o roaming já que a UE é bastante clara quanto ao facto de o roaming não ser facultativo, um cliente tem direito a aceder aos serviços contratados em toda a UE.

Mas não é o roaming que acaba, é a oferta de dados para utilziar em roaming. isso foi a anacom com a sua nova politica de neutralidade acho eu.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
December 8, 2022

Mas não é o roaming que acaba, é a oferta de dados para utilziar em roaming. isso foi a anacom com a sua nova politica de neutralidade acho eu.

um bem haja 

A neutralidade apenas se aplica a tráfego "especial" como apps de vídeo ou sociais. Os dados de roaming dentro da UE nem se deveria aplicar visto que até 2032 continua em vigor a iniciativa "Roam like home" que significa que o tráfego em Portugal ou na restante UE é o mesmo com o mesmo custo.

@EuSó fiz a reclamação ROR00000000044679181 porque a censura no @Fórum continua.
CP001
CP001Autor
December 10, 2022

Na verdade ainda não me sinto esclarecido em relação a este assunto do roaming. Talvez o @Mário P.possa tornar a vir aqui ajudar

O problema é saber porque é que o meu contrato não integrado no pacote, que é muito anterior a julho, foi afetado pelo fim do roaming.

E volto a chamar a atenção para esta página que presta informação enganadora sobre o roaming em novos clientes

https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/tarifarios/Paginas/pos-pagos.aspx

Roaming

Consulte aqui informações sobre limites à utilização do serviço em roaming.

Mário P.
Gestor da comunidade
December 10, 2022

Boa tarde @CP001

Detalhe-nos a sua dúvida para que tente esclarecer ou, se necessário, endereçar a quem o possa fazer. 

Penso ter compreendido, o seu ponto, quando refere “enganadora” é porque não tem um pré-aviso da descontinuação de Roaming para os tarifários pós-pagos? E que o seu, sendo que aderiu anteriormente a essa data, foi descontinuado a 5 de dezembro.

Parece-me ser situações diferentes, essa página visa dar a conhecer para novas adesões, tanto que no seu caso foi notificado da descontinuação do serviço em outubro, na fatura. 

No entanto, vamos endereçar a sua sugestão, porque já passou o dia 5 e talvez possa ser suprimida a página do Roaming, deixando apenas a indicação N/A (Não aplicável). 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
CP001Autor
December 10, 2022

Obrigado @Mário P. 

Gostava de confirmar:

Todos os tarifários de internet móvel não integrados no pacote (antigos e novos) deixaram de ter roaming?

Confirma?

Mário P.
Gestor da comunidade
December 11, 2022

Boa tarde @CP001

Pedimos desculpa pela demora na resposta. 
Sim, no entanto, em tempos diferentes. Isto é, para novas adesões desde 27 de julho de 2022 e para atuais clientes, que tenham aderido antes dessa data, desde 5 de dezembro. 

Se surgir alguma questão adicional, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Boas Festas!🎄  

CP001
CP001Autor
December 12, 2022

Obrigado @Mário P. 

Igualmente!