Bom dia @pgfct e @CP001, Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS.
Qualquer questão que tenham, por favor, falem connosco. Obrigado
Vi o pacote €12/mês x12 meses com DADOS MÓVEIS 15 GB
+ VELOCIDADE1 Gbps
Até 31/03/23 Depois 150Mbps
+ ACESSO 5G incluído
Onde posso encontrar o texto das condições de utilização, nomeadamento o acesso a dados em roaming na união europeia?
Verifique, por favor, as condições da oferta e a opção “Roaming”. Obrigado
Compreendemos o que nos indica, @pgfct.
Verifique, por favor, as condições da oferta e a opção “Roaming”. Obrigado
Parece bastante claro que esta política de “Sem roaming” implementada agora pela NOS viola claramente o Regulamento (UE) 2016/2286 que obriga as operadoras a disponibilizarem serviços de dados ela política conhecida como “Roam Like Home”. Pelo menos uma parte dos dados adquiridos têm que ser disponibilizados no EEE pelo preço doméstico. Além de que é também um retrocesso à idade da pedra das operadoras móveis, será possível a NOS não ter dinheiro para pagar a troca de dados com outras operadoras móveis europeias?
A NOS cumpre na integra as diretivas e a legislação portuguesa, @Alberto Caeiro Oitavo.
De acordo com o regulamento que refere os operadores não são obrigados a fornecer roaming. No entanto, se estes, decidem que o tarifário tem roaming temos obrigação de disponibilizá-lo como em Portugal, dentro da união europeia.
Muito obrigado
A NOS cumpre na integra as diretivas e a legislação portuguesa, @Alberto Caeiro Oitavo.
De acordo com o regulamento que refere os operadores não são obrigados a fornecer roaming. No entanto, se estes, decidem que o tarifário tem roaming temos obrigação de disponibilizá-lo como em Portugal, dentro da união europeia.
Muito obrigado
Claro que refere: Este limite apenas pode ser fixado para tarifários que obedeçam a determinadas condições, tarifários classificados como “pacotes de dados abertos” e tarifários pré-pagos tarifados por unidade de consumo. Os tarifários pós-pagos da NOS não se enquadram em nenhum dos dois tipos de tarifários que podem ser limitados, no caso dos pós-pagos com volume de dados limitado, como é o caso de todos os tarifários da página que enviou a NOS é obrigada a aplicar o RLH. Se o regulamento foi feito para os consumidores não serem discriminados quando viajam dentro do EEE não faz qualquer sentido que agora simplesmente fiquem sem internet porque a NOS não quer pagar as ligações aos outros operadores europeus. Claro que todos percebem que os concorrentes são grupos de comunicações globais e que não têm que pagar ligações com a maioria do EEE mas isso não faz com que a NOS não esteja obrigada prestar o serviço.
Já esclarecemos a sua questão no comentário anterior, @Alberto Caeiro Oitavo.
Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. Estamos aqui para ajudar. Obrigado
Pelo que vi no site da UE ha tolerância quanto aos dados serem limitados foram do país onde o pacote é comercializado e ser limitado aos Gb corrrespondendo ao custo por euros divdido por 0,9.
Não sei se a legislação europeia correntement engloba o tipo de situação e se determina que constituiria uma obstrução à livre circulação de pessoas.
Mas efectivamente o que as operadoras estão a fazer é limitar a concorrência transnacional no mercado europeu.
A solução é os consumidores usarem outros serviços que contratam com as operadoras europeias, tipo holafly, usando esims. Pena que estes ainda não incluam empresas da UE:
Compreendemos o que nos indica, @pgfct.
Verifique, por favor, as condições da oferta e a opção “Roaming”. Obrigado
Parece bastante claro que esta política de “Sem roaming” implementada agora pela NOS viola claramente o Regulamento (UE) 2016/2286 que obriga as operadoras a disponibilizarem serviços de dados ela política conhecida como “Roam Like Home”. Pelo menos uma parte dos dados adquiridos têm que ser disponibilizados no EEE pelo preço doméstico. Além de que é também um retrocesso à idade da pedra das operadoras móveis, será possível a NOS não ter dinheiro para pagar a troca de dados com outras operadoras móveis europeias?
Estou de acordo com o que diz, é o regresso à idade da pedra. A sua observação final é muito acertada, os clientes que têm um contrato de 24 meses com a NOS como eu não deviam ver as condições alteradas do nada.
Em relação ao segundo comentário que fez, a política de roaming de limitar aos 2 meses é uma obrigação europeia. O “pacotes de dados abertos” é um ilimitado. Faria pouco sentido que um cliente com dados ilimitados tivesse menos dados para usar em roaming do que um cliente que pagasse o mesmo, mas com um pacote de dados limitado. Com todo o respeito, não acompanho o que disse no segundo comentário.
Boa tarde!
tenho kanguru XL pré-pago já 7 anos.
Tenho o problema com os dados movies agora em Espanha. Experimentei com APN (umts, myconnection), mas sem sucesso. queria perguntar o que pode fazer.
obrigada,
Elizaveta
Bom dia @pgfct,
Os operadores podem aplicar uma sobretaxa aos consumos dos clientes, em roaming, no Espaço Económico Europeu e Reino Unido, sempre que, nos últimos 120 dias, se verifiquem duas condições:
Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido
Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.
Fale connosco se surgirem questões.
Obrigado
Bom dia @Elizaveta Afanaseva,
Movemos o seu comentário para um artigo onde o tema da descontinuação do trafego de dados móveis, em roaming, em tarifários pós-pagos foi descontinuado. O seu tarifário é por carregamentos? Os tarifários de internet móvel por carregamentos (pré-pagos) não disponibilizam ou disponibilizaram esta possibilidade. Obrigado
Bom dia @pgfct,
Os operadores podem aplicar uma sobretaxa aos consumos dos clientes, em roaming, no Espaço Económico Europeu e Reino Unido, sempre que, nos últimos 120 dias, se verifiquem duas condições:
Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido
Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.
Fale connosco se surgirem questões.
Obrigado
Obrigado. Realmente se o regulamento de refere ao reino unido como outra coisa que não seja um país terceiro em matéria de telecomunicações, precisa de actualização.
E continuo a pensar que uma das melhores soluções para os consumidores que usem mais dados é usarem um cartão sim ou melhor ainda. esim que permita roaming de dados ilimitado na UE, como por exemplo o Holafly. Mas há muitos outros...
Agradecemos a sua sugestão, @pgfct. Se houver novidades quanto à utilização ou politicas de utilização iremos informar. Obrigado
Consulte aqui informações sobre limites à utilização do serviço em roaming.
Afinal tem ou não tem?
Boa tarde @CP001, Muito obrigado pelo seu alerta. Endereçámos o pedido de correção da informação de Roaming como, também, da informação do 5G nos tarifários com mais de 10GB. Obrigado
Obrigado @Mário P. !
Pelo que acabei de verificar a informação do 5G e do Roaming já resolveram, mas faltou corrigir as velocidades 1 Gbps e 150 Mbps
Why? Acho que estão a fazer isso apenas para cativar os clientes a usar o 5G para depois quando terminar o tempo de experiência pagarem para ter 5G
@CP001, bom dia.
Pedimos desculpa, mas pode, por favor, detalhar-nos a questão?
Obrigado
@Mário P. posso dizer e até me vou alongar, como é costume 150 Mbps não está correto… A velocidade do tarifário é 1 Gbps mesmo após 31 de março
Nos modelos de resumo dos contratos também há vários erros
A largura de banda máxima é 1 Gbps e não 500 Mbps
“condições detalhadas em nos.pt/polRoaming” ? Para quê dizer isto se o tarifário não tem roaming?
“Kanguru XL com todo o tráfego nacional incluído” ??? Tráfego nacional? Isto é um erro de palmatória! O que a NOS devia dizer era só “Kanguru XL com todo o tráfego incluído. Dados roaming não disponíveis.”
Tráfego nacional neste mercado em Portugal sempre foi tráfego para servidores nacionais, como comprova este printscreen do vosso site do ano de 2008. Já não se usa falar em tráfego nacional e não é o que querem dizer.
Boa noite @CP001,
Agradecemos o seu feedback.
Endereçámos a sua questão. No entanto, segundo o regulamento de velocidades, na página 9, publicada no site NOS, tem a indicação de que os valores podem diferenciar consoante o género de contratação. É, no entanto, que este seja anunciado.
Obrigado
Boa noite @Mário P.
Obrigado (uma vez mais).
Muito bem, mas aquele é o tarifário que está anunciado no site a 1 Gbps. Não faz sentido anunciarem no site 1 Gbps e o documento dizer 500 Mbps...
Boa tarde.
Tenho um TP-LINK M7000 como router móvel.
Em Portugal não tenho problemas em usar a minha net móvel. Mas sempre que vou ao estrangeiro fico sem internet.
O equipamento tem a opção roaming ativada.
Segundo o suporte da TP-LINK preciso de colocar o APN da rede de Portugal. Eu acho estranho, porque em Portugal funciona bem.
Podem ajudar-me por favor?
No passado, o suporte da NOS disse que estava resolvido, que fizeram qualquer coisa. Mas nunca funcionou... (só funciona com o router original da NOS da Alcatel, mas esse tem a bateria estragada).
Obrigado
Tiago
Boa tarde @tiagosgd,
Movemos o seu comentário para o artigo onde um utilizador questionou quanto à descontinuação do serviço de Roaming para os tarifários de internet móvel.
Assim, garantimos a boa organização da informação. Desde de 5 de dezembro de 2022, os tarifários de internet móvel deixam de prever o Roaming. Obrigado
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