Skip to main content
Header

Tinha em casa vários repetidores de sinal que funcionavam bastante bem desde que não houvesse muitos utilizadores na rede. Há uns meses atrás a NÓS, a meu pedido, mudou-me o router para um mais moderno que tem redes 2.4 e 5.0. Constatei que os antigos repetidores só amplificavam a rede 2.4 pelo que comprei uns novos que amplificam as 2 redes e que configurei todos, como habitualmente, com o mesmo nome do router. Passei a notar que, de vez em quando, me aparecia a mensagem “a rede não tem ligação à internet” e o problema só se solucionava reiniciando o router. Queixei-me à NOS que me mandou cá um técnico e que me disse duas coisas: 

  • que o problema podia ser do router, que o podia trocar mas que não podia dar-lhe o mesmo nome que eu tinha (agora não podem por causa de uma estúpida proteção de dados que nem entendo muito bem que tenha alguma coisa a ver com o nome do router).
  • que o problema devia ter origem no facto dos repetidores terem o mesmo nome do router e isso provocar “conflito de IP’s”.

Substituir o router, sem manter o mesmo nome, não me agradava nada pois implicaria ter que configurar diversos equipamentos de monitorização (alarme, painéis Fotovoltaicos, etc,etc,) que nem sei configurar.

Resolvi não mudar de router e começar por experimentar mudar o nome dos repetidores.

Não me resolveu o problema.

As minhas perguntas são  muito simples:

- Os repetidores podem ou não ter o mesmo nome do router?

  • Os repetidores podem, ou não, ter o mesmo nome do router?
  • para isso é necessário desativar a atribuição automática de IP’s e atribuir-lhes manualmente IP’s diferentes?

 

Podem ter o mesmo nome sim.  O resto não lhe sei responder mas pode ser realmente os extensores a provocar essas falhas.


Olá atualmente tem o router 3.0? 


A NOS já me informou que não há qualquer problema com o nome dos repetidores,podem ter o mesmo nome do router.

Relativamente aos problemas com os repetidores continuo na mesma...


Olá Tony. Não consigo descobrir o nome do router em lado nenhum mas, se bem me lembro, chamavam-lhe gigapower ou coisa parecida. É um cilindro azul e é dualband. 


Olá Tony. Não consigo descobrir o nome do router em lado nenhum mas, se bem me lembro, chamavam-lhe gigapower ou coisa parecida. É um cilindro azul e é dualband. 


giga router. isso do extensor, se for problema do extensor pode tentar fazer reset/voltar a configurar.


Olá, manteve os repetidores configurados da mesma forma? estão ligados por cabo de rede?


Os repetidores são 2,4 & 5 GHz / 1200Mbps e foram configurados seguindo as instruções, não fiz nada de especial.

Os repetidores estão a funcionar apenas por WiFi. Estes de 1200Mbps transmitem a uma maior distância e bastante melhor mesmo através de paredes. Não vale a pena pensar em ligá-los por cabo pois por WiFi estão sempre com o sinal no máximo. 

Os repetidores tanto estão vários dias a funcionar sem qualquer problema como passarem o dia com a frase “não tem ligação à internet”. Problema que se resolve tirando o repetidor da tomada e voltando a ligá-lo.

Deve haver um conflito qualquer mas ainda não percebi qual.


Bem-vindo ao Fórum NOS @JAS

Os seus repetidores podem ter o mesmo nome, no entanto, sugerimos que tenha um nome diferente ao nome das redes emitidas pelo Router. Isto para que seja mais fácil perceber a que rede está ligado o equipamento. :)

Mas queremos perceber melhor o que se passa, quando tem a indicação de não ter ligação à internet, o Router mantém a mesma luz?

Obrigado


Olá Mário P.

O ser fácil perceber a que rede estamos ligados só interessa quando está a funcionar mal.

Na ótica do utilizador o que queremos é ter rede em todo o lado e se tudo tiver o mesmo nome e password isso facilita pois, no meu caso, com nomes diferentes aparecem-me 7 redes em vez de 2.

O nome ser igual ou não, não constitui problema e não me incomoda muito.

O que se passa é que o router está a funcionar normalmente e os repetidores também. Às vezes passam-se dias com tudo normal. Num dia qualquer, sem eu perceber o porquê, alguém começa a reclamar que não tem internet. Quando vou verificar o que se passa vejo que está a aparecer a indicação “rede sem ligação à internet” ou coisa parecida. Já percebi que a falta de rede ocorre com mais frequência nos repetidores mantendo-se as redes do modem a funcionar. Já houve casos em que tive falta de rede num PC ligado por cabo ao modem e aí não havia rede no modem apesar de manter a luz azul. Um dos 3 repetidores até é da NOS (só com 2,4GHz) e já o tenho encontrado com a luz azul a piscar à procura de rede.  

Quando sucede esta anomalia ela verifica-se em todos os repetidores incluindo num antigo 2,4GHz que é da NOS. Desligando e ligando o modem o problema fica solucionado mas, quando está em “dia não”, a cena pode repetir-se várias vezes no mesmo dia. O problema também fica solucionado desligando os repetidores e voltando a ligá-los.

Fazer isto uma vez por mês não custa muito, quando passo um dia a ter que desligar e ligar é de dar em doido…

Se me arranjar solução agradeço.


Olá @JAS,

Envie-nos, por favor, uma mensagem com o seu número de cliente através do perfil @Fórum, para podermos ajudar na questão da Internet.

Obrigada


Comentário