nome repetidor oode ser igual ao do router?
Tinha em casa vários repetidores de sinal que funcionavam bastante bem desde que não houvesse muitos utilizadores na rede. Há uns meses atrás a NÓS, a meu pedido, mudou-me o router para um mais moderno que tem redes 2.4 e 5.0. Constatei que os antigos repetidores só amplificavam a rede 2.4 pelo que comprei uns novos que amplificam as 2 redes e que configurei todos, como habitualmente, com o mesmo nome do router. Passei a notar que, de vez em quando, me aparecia a mensagem “a rede não tem ligação à internet” e o problema só se solucionava reiniciando o router. Queixei-me à NOS que me mandou cá um técnico e que me disse duas coisas:
- que o problema podia ser do router, que o podia trocar mas que não podia dar-lhe o mesmo nome que eu tinha (agora não podem por causa de uma estúpida proteção de dados que nem entendo muito bem que tenha alguma coisa a ver com o nome do router).
- que o problema devia ter origem no facto dos repetidores terem o mesmo nome do router e isso provocar “conflito de IP’s”.
Substituir o router, sem manter o mesmo nome, não me agradava nada pois implicaria ter que configurar diversos equipamentos de monitorização (alarme, painéis Fotovoltaicos, etc,etc,) que nem sei configurar.
Resolvi não mudar de router e começar por experimentar mudar o nome dos repetidores.
Não me resolveu o problema.
As minhas perguntas são muito simples:
- Os repetidores podem ou não ter o mesmo nome do router?
- Os repetidores podem, ou não, ter o mesmo nome do router?
- para isso é necessário desativar a atribuição automática de IP’s e atribuir-lhes manualmente IP’s diferentes?