Skip to main content
Header
Pergunta

nome repetidor oode ser igual ao do router?

Tinha em casa vários repetidores de sinal que funcionavam bastante bem desde que não houvesse muitos utilizadores na rede. Há uns meses atrás a NÓS, a meu pedido, mudou-me o router para um mais moderno que tem redes 2.4 e 5.0. Constatei que os antigos repetidores só amplificavam a rede 2.4 pelo que comprei uns novos que amplificam as 2 redes e que configurei todos, como habitualmente, com o mesmo nome do router. Passei a notar que, de vez em quando, me aparecia a mensagem “a rede não tem ligação à internet” e o problema só se solucionava reiniciando o router. Queixei-me à NOS que me mandou cá um técnico e que me disse duas coisas: 

• que o problema podia ser do router, que o podia trocar mas que não podia dar-lhe o mesmo nome que eu tinha (agora não podem por causa de uma estúpida proteção de dados que nem entendo muito bem que tenha alguma coisa a ver com o nome do router).
  • que o problema devia ter origem no facto dos repetidores terem o mesmo nome do router e isso provocar “conflito de IP’s”.

Substituir o router, sem manter o mesmo nome, não me agradava nada pois implicaria ter que configurar diversos equipamentos de monitorização (alarme, painéis Fotovoltaicos, etc,etc,) que nem sei configurar.

Resolvi não mudar de router e começar por experimentar mudar o nome dos repetidores.

Não me resolveu o problema.

As minhas perguntas são  muito simples:

- Os repetidores podem ou não ter o mesmo nome do router?

• Os repetidores podem, ou não, ter o mesmo nome do router?
  • para isso é necessário desativar a atribuição automática de IP’s e atribuir-lhes manualmente IP’s diferentes?

10 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • October 21, 2020

Podem ter o mesmo nome sim.  O resto não lhe sei responder mas pode ser realmente os extensores a provocar essas falhas.

oTonyStark
Forum|alt.badge.img
  • Kilobyte
  • October 22, 2020

Olá atualmente tem o router 3.0? 

• Autor
  • Kilobyte
  • October 22, 2020

A NOS já me informou que não há qualquer problema com o nome dos repetidores,podem ter o mesmo nome do router.

Relativamente aos problemas com os repetidores continuo na mesma...

• Autor
  • Kilobyte
  • October 22, 2020

Olá Tony. Não consigo descobrir o nome do router em lado nenhum mas, se bem me lembro, chamavam-lhe gigapower ou coisa parecida. É um cilindro azul e é dualband. 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • October 22, 2020

Olá Tony. Não consigo descobrir o nome do router em lado nenhum mas, se bem me lembro, chamavam-lhe gigapower ou coisa parecida. É um cilindro azul e é dualband. 

giga router. isso do extensor, se for problema do extensor pode tentar fazer reset/voltar a configurar.

oTonyStark
Forum|alt.badge.img
  • Kilobyte
  • October 24, 2020

Olá, manteve os repetidores configurados da mesma forma? estão ligados por cabo de rede?

• Autor
  • Kilobyte
  • October 25, 2020

Os repetidores são 2,4 & 5 GHz / 1200Mbps e foram configurados seguindo as instruções, não fiz nada de especial.

Os repetidores estão a funcionar apenas por WiFi. Estes de 1200Mbps transmitem a uma maior distância e bastante melhor mesmo através de paredes. Não vale a pena pensar em ligá-los por cabo pois por WiFi estão sempre com o sinal no máximo. 

Os repetidores tanto estão vários dias a funcionar sem qualquer problema como passarem o dia com a frase “não tem ligação à internet”. Problema que se resolve tirando o repetidor da tomada e voltando a ligá-lo.

Deve haver um conflito qualquer mas ainda não percebi qual.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 25, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS @JAS

Os seus repetidores podem ter o mesmo nome, no entanto, sugerimos que tenha um nome diferente ao nome das redes emitidas pelo Router. Isto para que seja mais fácil perceber a que rede está ligado o equipamento. :)

Mas queremos perceber melhor o que se passa, quando tem a indicação de não ter ligação à internet, o Router mantém a mesma luz?

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • October 27, 2020

Olá Mário P.

O ser fácil perceber a que rede estamos ligados só interessa quando está a funcionar mal.

Na ótica do utilizador o que queremos é ter rede em todo o lado e se tudo tiver o mesmo nome e password isso facilita pois, no meu caso, com nomes diferentes aparecem-me 7 redes em vez de 2.

O nome ser igual ou não, não constitui problema e não me incomoda muito.

O que se passa é que o router está a funcionar normalmente e os repetidores também. Às vezes passam-se dias com tudo normal. Num dia qualquer, sem eu perceber o porquê, alguém começa a reclamar que não tem internet. Quando vou verificar o que se passa vejo que está a aparecer a indicação “rede sem ligação à internet” ou coisa parecida. Já percebi que a falta de rede ocorre com mais frequência nos repetidores mantendo-se as redes do modem a funcionar. Já houve casos em que tive falta de rede num PC ligado por cabo ao modem e aí não havia rede no modem apesar de manter a luz azul. Um dos 3 repetidores até é da NOS (só com 2,4GHz) e já o tenho encontrado com a luz azul a piscar à procura de rede.  

Quando sucede esta anomalia ela verifica-se em todos os repetidores incluindo num antigo 2,4GHz que é da NOS. Desligando e ligando o modem o problema fica solucionado mas, quando está em “dia não”, a cena pode repetir-se várias vezes no mesmo dia. O problema também fica solucionado desligando os repetidores e voltando a ligá-los.

Fazer isto uma vez por mês não custa muito, quando passo um dia a ter que desligar e ligar é de dar em doido…

Se me arranjar solução agradeço.

Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • October 27, 2020

Olá @JAS,

Envie-nos, por favor, uma mensagem com o seu número de cliente através do perfil @Fórum, para podermos ajudar na questão da Internet.

Obrigada