Skip to main content
Header

Net Roaming Canada

A minha esposa esteve recentemente no Canadá e comprámos um pacote de Net Roaming de 5 Gb da NOS durante uma semana. Usou-o enquanto lá esteve e, no ultimo dia da viagem, no regresso a Portugal, perdeu a ligação à internet enquanto ainda estava no Canadá. Presumimos que isto se devia ao facto de o seu pacote de Roaming de 7 dias ter expirado. Para nossa surpresa, no próximo mês fomos cobrados em 62 euros adicionais por quase 4 Mb de roaming de internet no Canadá fora do pacote que compramos!!! Vamos tentar falar com a NOS e saber como foi possível a minha mulher ter utilizado os 4 Mb de dados fora do pacote de Net Roaming de 5 Gb que comprámos. Mas isso é um grande sinal de CUIDADO!!! para todos vós que estão a pensar comprar o Net Roaming de 5 Gb da NOS; também podem ser expostos a este tipo de cobrança inesperada e enorme. É melhor comprar um eSIM entre as muitas aplicações disponíveis para este fim.

June 28, 2025

@Cristian Toma, parece-nos clara a informação, ainda assim, vamos endereçar a sua sugestão para que seja analisada pela equipa. 

Na tentativa de esclarecer, permita-me referir que não houve qualquer alteração na ligação ao operador. Ou seja, pelo que nos indica, terá subscrito o serviço NET Roaming, que permite utilizar dados móveis num país com o qual a NOS tenha acordos, beneficiando de tarifas reduzidas.

Caso não subscreva qualquer serviço ao chegar a um país fora da União Europeia, aplicar-se-ão as regras gerais de roaming, as quais são comunicadas via SMS de boas-vindas.

No caso específico da ativação do serviço NET Roaming, ao invés de ser cobrado por MB conforme as regras gerais, aplicar-se-ão as condições específicas do serviço. Contudo, após esgotar o volume de tráfego incluído ou ultrapassar o número de dias contratados, caso mantenha os dados móveis ativos com o intuito de continuar a navegar, será automaticamente aplicado o tarifário previsto nas regras gerais.

Obrigado, 

10 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 28, 2025

O tempo já não tinha expirado? 

• Autor
  • Kilobyte
  • June 28, 2025

Quando o tempo expirou, a internet da minha esposa foi desligada e permaneceu desligada até ela chegar a Portugal.

• Autor
  • Kilobyte
  • June 28, 2025

Não compreendo como é possível utilizar o roaming de internet pago após a expiração do pacote Net Roaming, sem absolutamente nenhum aviso e sem a nossa aceitação. Isto é absolutamente ultrajante.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 28, 2025

Boa tarde, ​@Cristian Toma

Lamentamos o transtorno. 
No entanto, o Roaming no Canadá está disponível automaticamente, pelo que para não ser cobrado o serviço não poderia aceder aos dados móveis. Conheça as condições do roaming no Canadá em nos.pt

A informação quanto ao funcionamento, cabe ao cliente antes de viajar consultar a informação mas ainda assim, recebe um SMS assim que o cartão NOS se liga a outra rede. 

Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • June 28, 2025

Boa tarde,

Verifiquei o telefone da minha esposa e, de facto, ela recebeu uma primeira mensagem a informar que o pacote de Roaming de Rede tinha terminado. Logo de seguida, uma segunda mensagem a informar que estava perto do limite mensal de roaming e uma terceira a informar que tinha atingido o limite e que a internet seria desligada. Sem nenhum aviso sobre a ligação com outra operadora (paga). Também verifiquei a página de roaming da NOS para o Canadá e não há qualquer menção sobre a disponibilidade automática de roaming no Canadá.
Pagaremos, mas foi uma boa lição para nós (e, espero, para outros) nunca mais utilizar os pacotes de Net Roaming da NOS. Não gostamos de surpresas deste tipo. No futuro vamos usar algo como Saily ou Maya Mobile.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 28, 2025

@Cristian Toma, boa tarde. 

No 1.º SMS ao dar as boas-vindas a NOS refere que as chamadas tem o custo X e os dados móveis Y. E refere ainda como alternativa, que no destino pode subscrever o serviço NET Roaming. 

Quanto à informação, pode confirmar no link que referimos no comentário que antecede o seu, não obstante enviamos-lhe o print: 

Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • June 28, 2025

Boa tarde,

Sim, eu vi isso, mas o nosso entendimento quando compramos o pacote era que o nosso pacote era aquel que estaria disponível automaticamente, e não roaming pago. Não é claro em lado nenhum desta página que se trata de roaming pago.
Acho que isto deveria ficar claro na página para que outras pessoas não se encontrem na mesma situação que nós e tenham este tipo de surpresas desagradáveis.
Além disso, como disse, não havia nenhuma mensagem sobre a nossa mudança para uma operadora paga…

De qualquer forma, obrigado pelas respostas, pelo menos compreendemos de que se trata.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 28, 2025

@Cristian Toma, parece-nos clara a informação, ainda assim, vamos endereçar a sua sugestão para que seja analisada pela equipa. 

Na tentativa de esclarecer, permita-me referir que não houve qualquer alteração na ligação ao operador. Ou seja, pelo que nos indica, terá subscrito o serviço NET Roaming, que permite utilizar dados móveis num país com o qual a NOS tenha acordos, beneficiando de tarifas reduzidas.

Caso não subscreva qualquer serviço ao chegar a um país fora da União Europeia, aplicar-se-ão as regras gerais de roaming, as quais são comunicadas via SMS de boas-vindas.

No caso específico da ativação do serviço NET Roaming, ao invés de ser cobrado por MB conforme as regras gerais, aplicar-se-ão as condições específicas do serviço. Contudo, após esgotar o volume de tráfego incluído ou ultrapassar o número de dias contratados, caso mantenha os dados móveis ativos com o intuito de continuar a navegar, será automaticamente aplicado o tarifário previsto nas regras gerais.

Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • June 28, 2025

Agora, depois de todas as explicações, está claro, mas se tivéssemos de passar pelo mesmo processo sem saber o que sabemos agora, provavelmente cometeríamos o mesmo erro.
Todas as informações que forneceu acima deviam ser disponibilizadas de forma clara a todos os utilizadores na página de roaming, para que não haja mal-entendidos.

Além disso, o utilizador devia ser notificado claramente por SMS quando o pacote expirar e avisado de que os dados de roaming adicionais serão pagos de acordo com as tarifas do país, a menos que um novo pacote seja comprado, não concorda?…

Afinal, tudo o que a minha esposa fez foi enviar uma fotografia no mesmo momento em que recebeu o primeiro SMS. Esta foto custou-lhe 64 euros… Um pouco ridículo, não concorda?

Mas, como disse, no futuro saberemos melhor o que fazer em relação ao roaming. O que está feito, está feito.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 7, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho ​@Cristian Toma.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado