Skip to main content
Header
Pergunta

Não me consigo ligar por cabo ethernet aos sockets da parede

Olá. Tenho 3 sockets de ethernet na parede.

Dois na sala, mesmo ao lado do socket da fibra:

E o terceiro, o mais importante para mim, está no quarto:

Tenho também um painel geral por cima do quadro de electricidade.

Perguntei ao técnico que efectuou a instalação da NOS se ele tinha configurado as ligações para que eu pudesse usar o socket de ethernet do quarto. Ele disse-me que já estava tudo ligado e que quando eu ligasse o cabo ethernet ao quarto, a ligação por cabo ia funcionar.

Pois bem. Ontem recebi vários cabos ethernet para me ligar por cabo. Os cabos funcionam quando me ligo directamente ao router, mas não funcionam quando me ligo algum dos sockets das paredes. Seja na sala, seja no quarto, seja no painel.

Já tentei as seguintes configurações para ter Internet por cabo no quarto:
-  Computador ↔ socket do quarto
-  Computador ↔ cabo ↔ socket quarto + router ↔ cabo ↔ socket sala esquerdo
-  Computador ↔ cabo ↔ socket quarto + router ↔ cabo ↔ socket sala direito
-  Computador ↔ cabo ↔ socket quarto + socket sala esquerdo ↔ cabo ↔ socket sala direito

E na sala:
-  Computador ↔ cabo ↔ socket sala esquerdo
-  Computador ↔ cabo ↔ socket sala direito
-  Computador ↔ cabo ↔ socket sala direito + router ↔ cabo ↔ socket sala esquerdo
​​​​​​​-  Computador ↔ cabo ↔ socket sala esquerdo + router ↔ cabo ↔ socket sala direito

Também experimentei algumas versões com o painel.

Não consigo aceder à Internet a partir dos sockets da parede. Só ligando o computador directamente por cabo ao router, que está na sala e isso é inconveniente para mim porque me quero ligar por cabo no quarto.

O que está a falhar?

Atenciosamente,
Wilson Silva

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

2 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12040 comentários
  • 23 de janeiro de 2025

Não sou perito mas olhando um pouco na google. Não seria sair de uma das entradas LAN do router para um switch ( que fica no “painel”) e do switch sair vários cabos para as várias divisões da casa.

*a ver se aparece ai um técnico para  ajudar*

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28630 comentários
  • 24 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@Wilson Silva,

Agradecemos a sua mensagem e partilha com a comunidade.

Como partilhado pelo ​@Guimas, por norma, a ligação para distribuição de sinal de internet pelos restantes pontos de acesso deveria ser realizada do router diretamente à entrada “IN” do switch (quadro de telecomunicações). 

Contudo, sendo este um tema relacionado com a rede interna da sua residência, sugerimos que contacte um eletricista para maior ajuda sobre o tema.

Obrigado