Header
Pergunta

Não consigo ter videochamadas sem quebras de sinal


Tenho o pacote Nos de 500/20 Mbps e desde que eu e a minha namorada entramos em Tele trabalho que não conseguimos fazer nenhuma chamada sem quebra de sinal.

A questão curiosa e que em todas as aplicações YouTube, Facebook,etc, tudo funciona sem problema, mas quando fazemos uma videochamada seja pelo Whatssapp ,Zoom, Doxy ou Messenger simplesmente não conseguimos ter uma chamada sem falhas…

Temos medido a velocidade todos os dias:

40/120 Download  15/20 Upload

Isto por Wi-Fi, porque por cabo tudo 5 estrelas.

O nosso trabalho está ligado a area da Saúde Mental e como imaginam não é fácil estar constantemente a pedir ás pessoas para repetirem o que disseram devido à falha do sinal.

Agradeço desde já a vossa atenção

 

Hugo Paulino

 


17 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Hugo Paulino

Vamos ajudá-lo! :blush:

Seria possível dizer-nos qual é o seu Router, por favor?

Obrigada 

Bem-vindo ao Fórum NOS @Hugo Paulino

Vamos ajudá-lo! :blush:

Seria possível dizer-nos qual é o seu Router, por favor?

Obrigada 

Olá Ana.

Obrigado pela sua resposta.

O meu Router é o Giga Router Wi Fi 5.0...que me foi entregue há um mês atrás.

A qualidade de imagem da chamada de video melhorou mas as quebras de sinal continuam..

Mesmo estando ao lado do Router existem quebras.

 

Reputação 1

Os vossos equipamentos WiFi conseguem ligar-se à rede 5Ghz do router? Deverão ter as redes 2.4 e 5 separadas para facilitar a identificação.

Devem preferir a rede 5g para WiFi pois garante melhor estabilidade. 

Vejam se há algum equipamento sem fios por perto que possa fazer interferência (microondas espelhos, etc) e se têm as drivers das placas de rede dos equipamentos atualizadas.

Esse router tem toda a capacidade de vos dar a NET total por WiFi perto do mesmo, mas na rede 5g.

Os vossos equipamentos WiFi conseguem ligar-se à rede 5Ghz do router? Deverão ter as redes 2.4 e 5 separadas para facilitar a identificação.

Devem preferir a rede 5g para WiFi pois garante melhor estabilidade. 

Vejam se há algum equipamento sem fios por perto que possa fazer interferência (microondas espelhos, etc) e se têm as drivers das placas de rede dos equipamentos atualizadas.

Esse router tem toda a capacidade de vos dar a NET total por WiFi perto do mesmo, mas na rede 5g.

pHox, obrigado pelo interesse…

Sim tenho sempre a rede 5 Ghz ligada.

Equipamento ao pe do Router so mesmo a televisão.

Vou ver as placas…

O curioso é que com dados móveis as videochamadas tem menos quebras de sinal.

Reputação 1

Quando fazem o Speedtest que valores de latência têm? Costuma ser o primeiro número a aparecer.

Em 5ghz não se coloca a questão da interferência pois é difícil saturar a banda. De qualquer modo tentem mudar o canal, usando um WiFi analyser vejam se há sobreposição da vossa rede com outra.

As velocidades não são condizentes com as capacidades do router. Uma questão, consegues ver a que velocidade se ligam ao router? Num PC Windows nas propriedades da ligação aparece. Costuma está em mbps. Por cabo medem os 500megas?

Façam uma videochamada entre vocês os dois para ver de o problema acontece à mesma.

Experimentem também ligar outro equipamento de um amigo para testar com o dele.

Quando fazem o Speedtest que valores de latência têm? Costuma ser o primeiro número a aparecer.

Em 5ghz não se coloca a questão da interferência pois é difícil saturar a banda. De qualquer modo tentem mudar o canal, usando um WiFi analyser vejam se há sobreposição da vossa rede com outra.

As velocidades não são condizentes com as capacidades do router. Uma questão, consegues ver a que velocidade se ligam ao router? Num PC Windows nas propriedades da ligação aparece. Costuma está em mbps. Por cabo medem os 500megas?

Façam uma videochamada entre vocês os dois para ver de o problema acontece à mesma.

Experimentem também ligar outro equipamento de um amigo para testar com o dele.

Bom aqui vão os dados..

Latência por cabo             7

Latência por Wi Fi          20 (5Ghz)

Velocidade por cabo      1Gbps 

Velocidade Wi Fi             150 Mbps (5 Ghz)

Já fizemos varias chamadas entre os 2 inclusive encostados ao Router e tem falhas na mesma, embora  se note uma clara melhoria na imagem

No Wi Fi Analyser não sei mudar de canal...e na frequencia 5 ghz não aparece nenhum canal..é normal?

Todas as outras redes têm canal atribuido, incluindo a minha de 2.4 Ghz.

 

Quando fazem o Speedtest que valores de latência têm? Costuma ser o primeiro número a aparecer.

Em 5ghz não se coloca a questão da interferência pois é difícil saturar a banda. De qualquer modo tentem mudar o canal, usando um WiFi analyser vejam se há sobreposição da vossa rede com outra.

As velocidades não são condizentes com as capacidades do router. Uma questão, consegues ver a que velocidade se ligam ao router? Num PC Windows nas propriedades da ligação aparece. Costuma está em mbps. Por cabo medem os 500megas?

Façam uma videochamada entre vocês os dois para ver de o problema acontece à mesma.

Experimentem também ligar outro equipamento de um amigo para testar com o dele.

No Wi fi Analyser em 5 Ghz fico com os Dbm bem acima das outras frequencias (media de 55 Dbm)  e ninguem esta na frequencia 5Ghz .

So para completar …

Obrigado pela atenção pHox

Reputação 1

Hugo há aí dois valores estranhos, a latência por WiFi deveria ser mais perto dos 10/13 e os dbm da rede em 5g mais perto do router deveriam estar nos 36/40. 

Curiosamente em cima do router é um péssimo sítio para se estar. Habitualmente funcionam melhor a 2 ou 3 metros.

A velocidade de ligação de 150mbps apesar de menor do que o router consegue deveria ser suficiente para streaming sem problemas. 

Os problemas acontecem mesmo que esteja só um a fazer videochamada?

Abre o site do router em aminhanet.nos.pt e na parte de WiFi em monitorização da rede vê o que te indica sobre o canal atual. (Tens 2.4g e 5g)

Vê também no mapa da rede se aparece o equipamento que estás a usar e qual o sinal que indica bem como se estás na norma ac.

Puramente por experiência se estão a usar PCs para as videochamadas desliga o antivírus antes de fazerem uma. E dentro das experiências faz a videochamada ao mesmo tempo que fazes um download mas com velocidade limitada a 20megas.

E dentro do possível tenta com outro equipamento fora do vosso habitual. Idealmente algo recente para tirar as teimas. Esse router em 5g com bom sinal tem capacidade de dar mais que 100 megas com menor latência.

As velocidades que indicas conseguir deveriam ser suficientes. É PC ou telemóvel?

Hugo há aí dois valores estranhos, a latência por WiFi deveria ser mais perto dos 10/13 e os dbm da rede em 5g mais perto do router deveriam estar nos 36/40. 

Curiosamente em cima do router é um péssimo sítio para se estar. Habitualmente funcionam melhor a 2 ou 3 metros.

A velocidade de ligação de 150mbps apesar de menor do que o router consegue deveria ser suficiente para streaming sem problemas. 

Os problemas acontecem mesmo que esteja só um a fazer videochamada?

Abre o site do router em aminhanet.nos.pt e na parte de WiFi em monitorização da rede vê o que te indica sobre o canal atual. (Tens 2.4g e 5g)

Vê também no mapa da rede se aparece o equipamento que estás a usar e qual o sinal que indica bem como se estás na norma ac.

Puramente por experiência se estão a usar PCs para as videochamadas desliga o antivírus antes de fazerem uma. E dentro das experiências faz a videochamada ao mesmo tempo que fazes um download mas com velocidade limitada a 20megas.

E dentro do possível tenta com outro equipamento fora do vosso habitual. Idealmente algo recente para tirar as teimas. Esse router em 5g com bom sinal tem capacidade de dar mais que 100 megas com menor latência.

As velocidades que indicas conseguir deveriam ser suficientes. É PC ou telemóvel?

Desculpa nao ter ja referido mas em relação as velocidades quando digo por Wi Fi é em relaçao aos Telemoveis, tablet ou Pc portatil.

Por cabo tenho outro pc( que nao e portatil).

E sim posso so estar em videochamada e haver quebras, o estranho e isso mesmo so ser em videochamada tudo o resto e 5 estrelas( isto por wifi por cabo nao ha problema).

Vou testar as recomendaçoes que me das e depois dou feedback.

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda,

 

Abraço

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Hugo Paulino e @pHox

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

@Hugo Paulino, agradecemos o seu feedback. O @pHox deu uma boa ajuda!
Para que nos seja possível verificar o estado do seu equipamento, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Hugo há aí dois valores estranhos, a latência por WiFi deveria ser mais perto dos 10/13 e os dbm da rede em 5g mais perto do router deveriam estar nos 36/40. 

Curiosamente em cima do router é um péssimo sítio para se estar. Habitualmente funcionam melhor a 2 ou 3 metros.

A velocidade de ligação de 150mbps apesar de menor do que o router consegue deveria ser suficiente para streaming sem problemas. 

Os problemas acontecem mesmo que esteja só um a fazer videochamada?

Abre o site do router em aminhanet.nos.pt e na parte de WiFi em monitorização da rede vê o que te indica sobre o canal atual. (Tens 2.4g e 5g)

Vê também no mapa da rede se aparece o equipamento que estás a usar e qual o sinal que indica bem como se estás na norma ac.

Puramente por experiência se estão a usar PCs para as videochamadas desliga o antivírus antes de fazerem uma. E dentro das experiências faz a videochamada ao mesmo tempo que fazes um download mas com velocidade limitada a 20megas.

E dentro do possível tenta com outro equipamento fora do vosso habitual. Idealmente algo recente para tirar as teimas. Esse router em 5g com bom sinal tem capacidade de dar mais que 100 megas com menor latência.

As velocidades que indicas conseguir deveriam ser suficientes. É PC ou telemóvel?

Desculpa nao ter ja referido mas em relação as velocidades quando digo por Wi Fi é em relaçao aos Telemoveis, tablet ou Pc portatil.

Por cabo tenho outro pc( que nao e portatil).

E sim posso so estar em videochamada e haver quebras, o estranho e isso mesmo so ser em videochamada tudo o resto e 5 estrelas( isto por wifi por cabo nao ha problema).

Vou testar as recomendaçoes que me das e depois dou feedback.

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda,

 

Abraço

Olá pHox, tive algum tempo a espera que me resolvessem uma questão de acesso a area de cliente…

Em relação ao que me sugeriste fui ao aminhanet e penso que esta aqui a informação que me pediste..

E sim os problemas continuam..e sim se for só um aparelho também..

Mais uma vez obrigado pelo interesse..

 

 

Reputação 1

Olá Hugo. Que chato isso ainda não estar resolvido.

As fotos mostram que estás ligado aos 2.4 e não aos 5ghz. E os dbm são fracos para uma ligação na proximidade imediata do router, mesmo em 2.4ghz.

Liga à rede dos 5ghz para confirmar os dbm da ligação nessa banda. Quanto maior o número melhor (será sempre negativo).

Sugiro tentar com um equipamento recente de alguém apenas para despistar se será dos vossos equipamentos em casa. Experimenta um download grande por WiFi e vê a que velocidades estabiliza. Multiplica por 8 a velocidade a que sacas e tens na mesma unidade que os megas que a Nos fornece para comparar. E vê e flutua muito ou se mantém estável.

Se as dificuldades se mantêm é insistir com a visita de um técnico para aferir no local o que se passa. Pode ser o router e pode não ser e infelizmente por aqui não consigo ajudar mais.

Boa sorte e insiste até teres serviço com qualidade.

 

Olá Hugo. Que chato isso ainda não estar resolvido.

As fotos mostram que estás ligado aos 2.4 e não aos 5ghz. E os dbm são fracos para uma ligação na proximidade imediata do router, mesmo em 2.4ghz.

Liga à rede dos 5ghz para confirmar os dbm da ligação nessa banda. Quanto maior o número melhor (será sempre negativo).

Sugiro tentar com um equipamento recente de alguém apenas para despistar se será dos vossos equipamentos em casa. Experimenta um download grande por WiFi e vê a que velocidades estabiliza. Multiplica por 8 a velocidade a que sacas e tens na mesma unidade que os megas que a Nos fornece para comparar. E vê e flutua muito ou se mantém estável.

Se as dificuldades se mantêm é insistir com a visita de um técnico para aferir no local o que se passa. Pode ser o router e pode não ser e infelizmente por aqui não consigo ajudar mais.

Boa sorte e insiste até teres serviço com qualidade.

 

Obrigado pHox, a tua ajuda foi enorme, já estou em contacto com uma colaboradora da NOS e está neste momento a ajudar me também.

 

Mais uma vez obrigado e tudo de bom para ti!

 

Abraço

 

 

Caro Hugo, se ainda não resolveu o problema a 100%, posso tentar ajuda-lo, porque passei pela mesma situação.

Também tenho um giga router,  e apesar das altas velocidades e baixa latência, um outro parametro é mais importante para videochamadas: bufferbloat.
Faça um teste aqui: https://www.dslreports.com/speedtest

Obtive uma classificação de F, depois das modificações que fiz, ficou A+.

Para resolver este problema usei um router extra. Comprei um router asus (ac51u) por 30 euros, que permite QoS e sqm. Se precisar posso entrar em mais detalhes, mas basicamente estas funções fazem uma gestão “inteligente” do trafego, limitando um pouco as velocidades. Atualmente, em vez de 500 Mbps, escolhi ter 30 Mbps (visto que tambem uso o router como repetidor), mas com uma qualidade excelente de bufferbloat.

A qualidade da internet é muitas vezes falsamente resumida a velocidade e latencia, mas outros parametros (difíceis de medir) importam.

 

Espero que ajude a possibilitar o vosso tele-trabalho, e de outros com o mesmo problema:)

Caro Hugo, se ainda não resolveu o problema a 100%, posso tentar ajuda-lo, porque passei pela mesma situação.

Também tenho um giga router,  e apesar das altas velocidades e baixa latência, um outro parametro é mais importante para videochamadas: bufferbloat.
Faça um teste aqui: https://www.dslreports.com/speedtest

Obtive uma classificação de F, depois das modificações que fiz, ficou A+.

Para resolver este problema usei um router extra. Comprei um router asus (ac51u) por 30 euros, que permite QoS e sqm. Se precisar posso entrar em mais detalhes, mas basicamente estas funções fazem uma gestão “inteligente” do trafego, limitando um pouco as velocidades. Atualmente, em vez de 500 Mbps, escolhi ter 30 Mbps (visto que tambem uso o router como repetidor), mas com uma qualidade excelente de bufferbloat.

A qualidade da internet é muitas vezes falsamente resumida a velocidade e latencia, mas outros parametros (difíceis de medir) importam.

 

Espero que ajude a possibilitar o vosso tele-trabalho, e de outros com o mesmo problema:)

Ola´Sciencefriction!

Agradeço desde já a sua atenção ao meu caso.

Não tinha a noção da importancia do Bufferbloat..sempre a aprender!

Vou ver o site que me recomendou e entretanto dou lhe feedback .

Mais uma vez obrigado pelo interesse..um abraço!

 

Caro Hugo, se ainda não resolveu o problema a 100%, posso tentar ajuda-lo, porque passei pela mesma situação.

Também tenho um giga router,  e apesar das altas velocidades e baixa latência, um outro parametro é mais importante para videochamadas: bufferbloat.
Faça um teste aqui: https://www.dslreports.com/speedtest

Obtive uma classificação de F, depois das modificações que fiz, ficou A+.

Para resolver este problema usei um router extra. Comprei um router asus (ac51u) por 30 euros, que permite QoS e sqm. Se precisar posso entrar em mais detalhes, mas basicamente estas funções fazem uma gestão “inteligente” do trafego, limitando um pouco as velocidades. Atualmente, em vez de 500 Mbps, escolhi ter 30 Mbps (visto que tambem uso o router como repetidor), mas com uma qualidade excelente de bufferbloat.

A qualidade da internet é muitas vezes falsamente resumida a velocidade e latencia, mas outros parametros (difíceis de medir) importam.

 

Espero que ajude a possibilitar o vosso tele-trabalho, e de outros com o mesmo problema:)

Ola´Sciencefriction!

Agradeço desde já a sua atenção ao meu caso.

Não tinha a noção da importancia do Bufferbloat..sempre a aprender!

Vou ver o site que me recomendou e entretanto dou lhe feedback .

Mais uma vez obrigado pelo interesse..um abraço!

 

Bom fui ao : https://www.dslreports.com/speedtest e a mensagem foi que a latência é tão alta que não era possivel  fazer o Bufferbloat testing..545ms era o valor da latência...bem exagerado não é?

Não há hipotese de resolver isto sem investir noutro Router?

A responsabilidade da qualidade do serviço é da NOS  certo?

 

Bom..resumindo e concluindo, agradeço muito a ajuda de todos, pelos vistos A NOS está indiferente ao que se passa na minha situação, desde Abril!!! em telefonemas semanais para resolver uma questão que  afeta o meu trabalho de uma forma que não me permite ter condições minimas para trabalhar…

´Lamento esta falta de contacto com as necessidades do cliente, senti mais atenção e conhecimento aqui no Forum do que por parte dos técnicos da nos...tenho mais que justificação para sair deste contrato e ainda vou querer ser compensado pelo prejuizo que tive..

Nem mais uma palavra com esta empresa que não honra os clientes que tem...o que vai volta!!

 

Um abraço aos que me ajudaram e até um dia

 

Comentário