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Mudou o tipo de endereço atribuido quando ligar à rede NOS. Impede a utilização de DDNS


Deixou de ser possível utilizar um servidor de endereços dinâmicos na rede da NOS.

A linha de apoio não consegui explicar-me a situação e causa. Portanto, investiguei o caso.

 

Situação antiga:

Quando o modem G3/4/5 fez ligação à rede NOS um endereço IPv4 público era atribuído.

Normalmente diferia cada vez a ligação foi feita.

Para puder entrar de fora num sistema ligado desta maneira um router atrás do modem, ou o modem, ou um smart-phone ligou para um servidor de dns dinâmico e já o no. IPv4 actual era conhecido e associado com um nome de domínio escolhido.

 

Situação actual:

Quando o modem G3/4/5 faz ligação à rede NOS um endereço na faixa de 100.64.0.0 - 100.127.255.255 é atribuído ao modem ou dispositivo; na Internet não tem significado.

Somente é conhecido pela NOS sendo uma rede interna. Os pacotes de dados IP de muitos clientes NOS acabam num router deles que faz momentaneamente uma tradução de endereço de fonte (o 100.x.x.x) para um endereço na faixa de endereços públicos atribuídos à NOS.

Quando um pacote obtém resposta da Internet a resposta é enviado ao cliente e o nº. IPv4 público já está disponível para ser associado com outro pacote de outro cliente NOS.

Portanto, não mais existe uma associação permanente entre um cliente NOS e um endereço IP público.

Há escassez de nº.s IPv4 e desta maneira a NOS utiliza os nº.s disponíveis de maneira muito mais eficaz.

O sistema é conhecido por 'Carrier Grade NAT'.

 

Se alguém precisa-de entrar num sistema ligado desta maneira, vindo da Internet, não é possível fazê-lo utilizando um servidor ddns para saber o endereço IPv4.

A solução: ter um servidor VPN na internet (VPN: rede privada virtual) e no modem ou dispositivo um 'cliente VPN'.

O cliente VPN faz ligação ao servidor VPN e esta ligação fica aberta e facilita comunicação em dois sentidos.

Não trocar as funções cliente e servidor! O cliente toma a iniciativa de ligação VPN. Iniciativas podem originar do lado do cliente NOS, mas não da Internet.

Sem endereço IP fixo iniciativa vinda da internet não dá.

Logo que existir a VPN uma utilização do VPN possa originar do lado da Internet passando pelo servidor VPN.


6 Comentários

Boa tarde,

 

Não esclareceu se se refere à rede móvel ou à rede fixa. Se for à rede móvel que se refere, foi esclarecido aqui que a situação é reversível pela linha técnica, podendo pedir para voltar a ter um IP público só seu.

trata-se da rede móvel; mas pode ser aplicado em outros tipos de ligação. Ninguém da linha de apoio (falei com no mínimo 4 pessoas que consultaram colegas) tinha conhecimento deste sistema NAT feito na rede NOS. Mencionei os Nºs IP 100.x.x.x que o modem recebeu da rede, mas nada resultou em termos de explicação do lado da NOS. É difícil pedir uma coisa que não conhecem e na altura eu não conheci. Se na altura tivesse tido o conhecimento de hoje teria sido mais fácil.

Os VPN funcionam bem e para mim o problema está resolvido.

@martinus stroomer muito bem. Mas tem aqui outro possível caminho:

 

@CP001 ‘Kanguru XL & VPN’ é exemplário

não é um título que referencia o problema mas si a solução.

@martinus stroomer é um link para um comentário dentro desse tópico que tem a solução para o problema que apresentou. Os links de dentro fórum são apresentados com aquele aspecto.

 

Naquele caso as pessoas ali estão a falar de um VPN server, enquanto que aquilo de que falou no post de abertura é um VPN client. O VPN client funciona sempre, mas o VPN server com base em IP deixou de ser possível usar, e a solução é voltar a pedir à NOS para atribuir um IP público único.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @martinus stroomer,

O @CP001 deu uma boa ajuda.

Para verificarmos a situação, envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

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