Skip to main content
Header
Kilobyte
September 12, 2024
Respondido

Mudar o modo de funcionamento dos Deco de Access Point para modo router.

• September 12, 2024
  • 8 comentários
  • 169 visualizações

Olá
Tenho uma rede com três dispositivos Deco X50 configurados como Access Point, mas gostaria de usá-los como routers e desativar o da NOS usando este ultimo só como modem. Como posso fazer essa alteração?
O meu router da Nos é o Fast5657_GPON

Melhor resposta por Guimas

Desativar o da NOS, não se desativa. O que pode fazer é entrar na página do router da NOS e desligar as antenas wifi do router, ficando só a funcionar as entradas de cabo de rede. Depois se precisar de mais configurações veja no manual dos deco

8 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
September 12, 2024

Boa tarde @Joao Merendeiro,

Agradecemos a sua mensagem.

De forma a aceder ao serviço de internet é necessário que o router NOS seja o equipamento principal, encarregue por receber sinal e estabelecer ligação exterior, pelo que não garantimos qualquer outro tipo de instalação como a que refere.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
September 12, 2024

@João H. brigado pela resposta.

Para esclarecer, não pretendo eliminar o router da NOS; quero que ele continue a funcionar como modem. A minha intenção é apenas utilizar o dispositivo Deco X50 como os router principal para a gestão da rede interna.

Agradeço qualquer orientação adicional que possam dar sobre este tipo de configuração.

Obrigado!

Olaf
Super User
Super User
September 12, 2024

Penso que seja necessário ligá-lo através do WPS. Já experimentou?

Guimas
Super User
GuimasSuper UserResposta
Super User
September 12, 2024

Desativar o da NOS, não se desativa. O que pode fazer é entrar na página do router da NOS e desligar as antenas wifi do router, ficando só a funcionar as entradas de cabo de rede. Depois se precisar de mais configurações veja no manual dos deco

Bruno Aleixo
Super User
Super User
September 12, 2024

Tem de ser sempre o DHCP do router NOS a fazer o trabalho, a gestão de rede, no que toca a atribuições de ips é sempre feita pelo router da nos. de resto podes desligar o wi-fi do router como o guimas disse.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Mário P.
Gestor da comunidade
September 13, 2024

Boa tarde, @Joao Merendeiro

O @Olaf, o @Guimas e o @Bruno Aleixo deram uma boa ajuda.

É possível desativar o wi-fi do router, de forma a que aceda à internet através dos extensores de sinal.

Estamos disponíveis para ajudar se surgirem mais questões.

Obrigado.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
September 13, 2024

@Mário P.  Como referi no inicio, eu já uso os dispositivos Deco X50 como Access Point. O meu objetivo era usa-los como router.

João H.
Gestor da comunidade
September 13, 2024

Boa tarde @Joao Merendeiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Para outras soluções além das apresentadas, que requeiram configurações próprias em equipamentos que não os NOS, recomendamos o contacto 16991.

Esta é uma linha disponibilizada em parceria com a pcmedic, para resolução rápida de questões de microinformática.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.