Skip to main content
Header
Respondido

Modo bridge

Boa noite

Tenho o router giga aquele com 3 portas lan… na configuração diz que a porta lan3 e para bridge mode, eu activo e quero apenas que o router da nos forneça o ip publico o resto giro eu no meu router. Ora desliguei o wifi do router da nos e o dhcp porque quero gerir isso tudo no meu router.

Assim que desliguei essas opções todas e coloquei em bridge mode e fiz reboot o router não funciona!

Soluções? A NOS não permite gerir a minha pópria rede usando apenas o router para ip público? Se for o caso começo a pensar em mudar de operadora...

Melhor resposta por João H.

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Manuel Eliseu e também a ajuda do ​@Bruno Aleixo.

A gestão do router NOS é feita através da página nosnet.pt ou App NOS NET. a página aminhanet.nos.pt é a plataforma anterior de gestão do router. Saiba tudo o que pode fazer através da NOS NET:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

9 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 32176 comentários
  • 1 de julho de 2025

Boa tarde ​@Manuel Eliseu,

Agradecemos a sua mensagem.

O seu router poderá não estar configurado para obter IP via WAN automaticamente (DHCP client).

Sugerimos que faça um reset de fábrica ao router NOS e volte a aplicar as configurações, uma de cada vez. Primeiro ativando o modo bridge e garantindo que o seu router mantém serviços, antes de desativar o DHCP e Wi-Fi do router NOS.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 1 de julho de 2025

Boa tarde

Eu já fiz isso.

Resumindo, fiz reset ao router, entrei pela página aminhanet e desativei de novo o dhcp e o wifi.

No router que quero fazer bridge está ligado há porta WAN que vai depois ligar ao router da nos a porta LAN 3 que é a que faz bridge. O que acontece é que depois o router da nos fica sempre a piscar azul e não dá nada e lá tenho de fazer novo reset para voltar tudo de fábrica.

O objectivo como expliquei anteriormente seria apenas o router da nos fornecer o ip público e o outro router faz o resto (DHCP, etc) para um controlo maior da rede interna de casa. O site da nos é muita fraquinho para fazer alterações básicas...

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2466 comentários
  • 1 de julho de 2025

Fizeste como o moderador sugeriu, em ativar o bridge primeiro e só depois de confirmar a ligação desligar o dhcp?

mexeste em mais alguma configuração do router? já agora as configurações não se fazem pela aminhanet.nos.pt mas sim em nosnet.pt. pode ser por isso que está a gerar algum erro no router.

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 1 de julho de 2025

@Bruno Aleixo  Obrigado pela resposta rápida.

Qual é a diferença de um site para o outro? Até no router diz que é esse site para aceder, alias é com esse que eu entro no router (aminhanet.nos)

Qualquer das formas eu vou fazer novamente reset ao router para fábrica. Presumo que a parte de confirmar a ligação seja verificar se existe wifi e internet após reset. Desligar o dhcp e o wifi e fazer reboot ao router. Ligar os cabos e ver se funciona então.

Voltarei a dar feedback

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 1 de julho de 2025

@João H. ​@Bruno Aleixo 

Fiz novamente o reset ao router e fiz enable ao port que faz bridge.

Já funciona e consegui com sucesso o bridge mode com apenas o isp a dar o ip publico.

Obrigado pelas vossas dicas.

Ja agora qual era a diferença entre os dois sites aminhanet.nos e nosnet.pt ?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 32176 comentários
  • Resposta
  • 2 de julho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Manuel Eliseu e também a ajuda do ​@Bruno Aleixo.

A gestão do router NOS é feita através da página nosnet.pt ou App NOS NET. a página aminhanet.nos.pt é a plataforma anterior de gestão do router. Saiba tudo o que pode fazer através da NOS NET:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 2 de julho de 2025

Boa tarde ​@João H. ​@Bruno Aleixo 

Só uma questão de fato consegui por o bridge e tudo a funcionar bem, mas assim que desliguei o router e o cabo da nos que vai para o router para poder o colocar o router noutro sitio, a luz azul continua sempre a piscar mas funciona tudo normal (modo bridge) simplesmente a luz azul está sempre a piscar.

Alguma solução para isto? não quero andar sempre a fazer resets ao router do isp e além do mais se por alguma razão houver avarias etc isto vai acontecer e fico sempre com a luz azul a piscar. Já deixei pelo menos 2h em teste e está igual.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12657 comentários
  • 2 de julho de 2025

Se funciona não mexas mais

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31960 comentários
  • 2 de julho de 2025

Boa noite ​@Manuel Eliseu,

Agradecemos o seu feedback.

A luz azul a piscar pode ter vários significados. 

Como o modo bridge está a funcionar corretamente, a luz a piscar pode ser por o router estar com internet mas sem o Wi-Fi ligado. 

Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

Obrigado,