Header

Medição de velocidades GigaRouter


Reputação 2
  • Megabyte
  • 26 comentários

Como diziam que os 500 Mbps se alcançam com a ligação por cabo, ontem decidi, finalmente, medir a velocidade desligando o wifi e ligando o cabo. Logo de seguida, desliguei o cabo e liguei o wifi.

Curioso, não?

 

 


14 Comentários

Reputação 6
Crachá

Olá, hummmm .. já verificaste se a placa de rede do teu pc permite essas velocidades? Qual é o cabo? 

Reputação 2

O cabo é o que deixaram ligado a UMA. Ainda não consegui ir buscar outro para experimentar. 
A placa de um portátil não tenho a certeza, mas testei com outro que tem GbE 10/100/1000 e foi idêntico 

Reputação 7
Crachá +2

O cabo é o que deixaram ligado a UMA. Ainda não consegui ir buscar outro para experimentar. 
A placa de um portátil não tenho a certeza, mas testei com outro que tem GbE 10/100/1000 e foi idêntico 


A uma é a box não o router. A pergunta da placa de rede não faz sentido senão não tinha dado mais do que 100mbps. Se não está a chegar aos 500mbps por cabo pode falar com o apoio. entretanto deverá chegar-se á conclusão se tem haver com o serviço ou com o pc.

Reputação 2

@Guimas A UMA tem um cabo Ethernet 5e que a liga ao router. Desligo da UMA e ligo no pc, ficando este ligado ao router. 

Reputação 7
Crachá +5

@RuiS  Boa tarde,  as velocidades por WiFi não são garantidas. A velocidade por cabo é até 500Mb. As velocidades que reporta que está a atingir, são invejáveis, qual é o problema ?

Reputação 2

@Jose Rodrigues Já li por aqui várias mensagens a dizer que por cabo se alcançam os 500Mb e, apesar de utilizar exclusivamente Wi-Fi e nunca me ter queixado, resolvi testar. Se a velocidade por Wi-Fi é superior à alcançada ligado por cabo, parece-me haver um problema. Ou não?

Reputação 7
Crachá +2

@Jose Rodrigues Já li por aqui várias mensagens a dizer que por cabo se alcançam os 500Mb e, apesar de utilizar exclusivamente Wi-Fi e nunca me ter queixado, resolvi testar. Se a velocidade por Wi-Fi é superior à alcançada ligado por cabo, parece-me haver um problema. Ou não?


Sim correto. Pode reportar ao apoio e irão ser feitos vários testes

Reputação 7
Crachá +5

@Jose Rodrigues Já li por aqui várias mensagens a dizer que por cabo se alcançam os 500Mb e, apesar de utilizar exclusivamente Wi-Fi e nunca me ter queixado, resolvi testar. Se a velocidade por Wi-Fi é superior à alcançada ligado por cabo, parece-me haver um problema. Ou não?

Problema é quando por WiFi não se atinge nem de perto nem de longe as velocidades que está a conseguir, se está tudo bem, se todos os seus equipamentos funcionam sem restrições, parece-me que ir mexer no router pode até em vez de conseguir os 500Mb por cabo, passar a ter menos por WiFi. Mas, a decisão é sua.

Reputação 2

Claro que se está bem não vale a pena mexer. Até porque não tenho, atualmente, condições para ligação por cabo. 
Mas também é de notar que os 343 Mbps foram conseguidos com o pc a 30 cm do router, em condições normais a velocidade anda por 50 ou 60% disso. 

Reputação 7
Crachá +5

Claro que se está bem não vale a pena mexer. Até porque não tenho, atualmente, condições para ligação por cabo. 
Mas também é de notar que os 343 Mbps foram conseguidos com o pc a 30 cm do router, em condições normais a velocidade anda por 50 ou 60% disso. 

Faça um teste aqui: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx

Reputação 2

Hoje fiz mais uns testes com 2 portáteis diferentes e a coisa mantinha-se igual.

Desliguei o router da corrente e voltei a testar e já consegui números coerentes: 413 Mbps por cabo e 323 Mbps por wifi.

Tudo normal.

 

Reputação 7
Crachá +5

Hoje fiz mais uns testes com 2 portáteis diferentes e a coisa mantinha-se igual.

Desliguei o router da corrente e voltei a testar e já consegui números coerentes: 413 Mbps por cabo e 323 Mbps por wifi.

Tudo normal.

 

normal por WiFi ? Parece-me expepcional. 

Reputação 2

Não tenho termo de comparação.A referência que tenho é a velocidade contratada.

O que seria normal?

 

Reputação 7
Crachá +5

Não tenho termo de comparação.A referência que tenho é a velocidade contratada.

O que seria normal?

 

a velocidade contratada é por cabo de rede ligado ao router. Por WiFi não há velocidades garantidas.

Comentário