Skip to main content
Header
Respondido

Localização das antenas 4G

• October 18, 2024
  • 7 comentários
  • 1426 visualizações

Bom dia,

Sei que esta questão ja foi colocada, mas pelo que percebi ja tem alguns anos. 

Existe alguma fonte oficial por parte da NOS com a localização das antenas 4G ? Estou com bastante dificuldade em usufruir de velocidades minimamente aceitáveis com o serviço segunda casa. 

Obrigado

Melhor resposta por CP001

Boa tarde, @NAG

Um grupo de entusiastas reuniu informação pública que pode ser acedida com qualquer telemóvel e cruzando informações e olhando para telhados, torres, mastros  que existem por Portugal, num mapa https://umap.openstreetmap.fr/pt-pt/map/antenas-mobile-v21_724717

@João H. divulgo este link, não vejo qualquer inconveniente. Se a NOS achar que esta informação não deve ser pública, diga-me que eu apago este comentário, mas no fundo é informação a que qualquer pessoa pode aceder. O que os autores deste trabalho fizeram foi compilar a informação num mapa.

@NAG no site GEO ANACOM consegue ver um mapa por cores com a cobertura fixa de cada operador, mas também com a cobertura móvel https://geo.anacom.pt/publico/home

Opções do lado direito:

Cobertura (Rede Fixa, Móvel e Satélite)

Rede Móvel

7 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 18, 2024

Boa tarde @NAG,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Lamentamos, contudo não temos acesso a partilhar a informação em causa.

Detalhe-nos, por favor, as dificuldades que sente na utilização do serviço.

Obrigado

CP001
  • Resposta
  • October 18, 2024

Boa tarde, @NAG

Um grupo de entusiastas reuniu informação pública que pode ser acedida com qualquer telemóvel e cruzando informações e olhando para telhados, torres, mastros  que existem por Portugal, num mapa https://umap.openstreetmap.fr/pt-pt/map/antenas-mobile-v21_724717

@João H. divulgo este link, não vejo qualquer inconveniente. Se a NOS achar que esta informação não deve ser pública, diga-me que eu apago este comentário, mas no fundo é informação a que qualquer pessoa pode aceder. O que os autores deste trabalho fizeram foi compilar a informação num mapa.

@NAG no site GEO ANACOM consegue ver um mapa por cores com a cobertura fixa de cada operador, mas também com a cobertura móvel https://geo.anacom.pt/publico/home

Opções do lado direito:

Cobertura (Rede Fixa, Móvel e Satélite)

Rede Móvel

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 18, 2024

Boa tarde @CP001,

Agradecemos a sua mensagem e partilha de mais informações sobre este tema. 

Apesar de não termos informação oficial a transmitir, de momento, estamos a analisar este tema internamente também, para que possamos verificar essa possibilidade.

Ainda assim @NAG partilhe connosco as dificuldades que sente para que possamos partilhar ajuda adicional.

Muito obrigado

• Autor
  • Megabyte
  • October 18, 2024

Muito obrigado a ambos pela resposta. 

Não tinha conhecimento desses dois sites. Muito util. 

Obrigado mais uma vez :)

LMocho
  • Megabyte
  • June 26, 2026

Boa tarde

A NOS tinha uma antena na zona denominada de S. Marcos em Trancoso (antena essa que via de minha casa) que desapareceu. Como houve um incêndio naquela zona no verão passado questiono se a sua retirada se deveu ao incêndio e se é uma remoção temporária. 

Acontece que a força do sinal após a sua remoção não é tão forte como era. 

Agradeço esclarecimentos

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 26, 2026

Boa tarde ​@LMocho,

Agradecemos a sua mensagem.

Pedimos, por favor, que partilhe connosco o código postal completo da zona em que identificou uma degradação da rede móvel.
Verificou esta situação apenas em espaços interiores ou também no exterior.

De momento não temo informações que sejam possíveis partilhar sobre o tema, contudo, vamos ajudar a analisar e endereçar a sua reclamação.

Obrigado

LMocho
  • Megabyte
  • June 27, 2026

6420-231