Skip to main content
Header
Respondido

Limite de velocidade do Router CHITA-Hub5 limitado a 500 Mbps por WiFi

Bom dia,

Há uns tempos migrei de 500/100 para 1000/100 e disseram-me que não era necessário trocar o equipamento CHITA-Hub5 porque este era perfeitamente capaz.
Eu por cabo consigo velocidades acima de 950/100, mas por Wi-Fi-7 não passa dos 500/100. Telefonei para o suporte e a “menina” disse-me que era assim mesmo e que o Wi-Fi 7 não tinha nada a ver com a velocidade, etc. Coisa que não acreditei. Não estou com vontade de comprar um adaptador ethernet para o portátil para obter a velocidade maxima.

Venho, assim, por este meio tentar encontrar ajuda mais especializada do que aquela que encontrei por atendimento telefónico para saber se tenho ou não de pedir a troca de equipamento.

Nota final: Não tenho serviço de fibra óptica.

Melhor resposta por Jorge C

Boa tarde ​@Natros

O router CHITA-Hub5 não suporta 1 Gbps reais por Wi-Fi.

Como pode verificar nas especificações do equipamento no manual, trata-se de um router com Wi-Fi 5, as velocidades por wireless ficam normalmente na ordem dos 400/600 Mbps. 

Mesmo tendo um dispositivo Wi-Fi 7, ficará sempre limitado pelas capacidades do router.

Espero ter esclarecido. 

Obrigado.

10 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 27, 2026

Boa tarde ​@Natros,

Agradecemos a sua mensagem. Para podermos ajudar, sugerimos que faça um diagnóstico ao seu serviço de internet fixa através da my NOS para encontrar a melhor solução. Saiba como em:

Após fazê-lo partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigada

• Autor
  • Megabyte
  • March 27, 2026

Boa tarde,

Não era a resposta que estava à espera. Estava a espera que me dissesse se o equipamento CHITA-Hub5 suporta 1Gbps por WIFI porque por cabo sei que sim?

De qualquer forma fiz o diagnostico que diz não foi encontrado nenhum problema e diz para contactar a linha de apoio.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 27, 2026

Boa tarde ​@Natros

Aqui tem o manual do router Hitron Chita.

A velocidade por cabo de rede segundo o que está descrito aqui é a seguinte: 

É referido também que as ligações efetuadas através de meios wireless (por exemplo, wi-fi): as velocidades dependem das características do equipamento terminal (por exemplo: normas suportadas, número de antenas do equipamento) e ainda das condições de propagação e interferência do sinal em determinada instalação. De salientar que a interferência pode variar ao longo do tempo e é condicionada, por exemplo, por instalações de vizinhos (por exemplo, redes wi-fi) que influenciam a velocidade percebida pelo cliente. 

Obrigado.

• Autor
  • Megabyte
  • March 27, 2026

Boa tarde,

Eu referi inicialmente que não tenho qualquer problema com o cabo de rede. Eu por cabo consigo velocidades acima de 950/100. Tenho um equipamento como wifi-7 e não consigo mais do que 500/100 no teste de velocidade da propria NOS sabendo eu que o wifi-7 consegue velocidades muito superiores a isso.
Mais uma vez pergunto, o CHITA-Hub5 suporta 1Gbps por WIFI ou é necessário trocar de equipamento?
A resposta é simples, ou suporta ou não suporta.
Tenho um colega, com NOS a 1000/100,  e com um iPhone 16 Pro Max e consegue 981Mbps/85Mbps mas não sei que router ele tem.  

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • Resposta
  • March 27, 2026

Boa tarde ​@Natros

Como pode verificar nas especificações do equipamento no manual, trata-se de um router com Wi-Fi 5, as velocidades por wireless ficam normalmente na ordem dos 400/600 Mbps. 

Mesmo tendo um dispositivo Wi-Fi 7, ficará sempre limitado pelas capacidades do router.

Espero ter esclarecido. 

Obrigado.

• Autor
  • Megabyte
  • March 27, 2026

qBoa tarde ​@Natros

Espero ter esclarecido. 

Obrigado.

Finalmente a resposta que eu precisava de saber.
Entretanto fiz umas pequenas pesquisas na Inteligência Artificial que me sugere o “GiGA Router Wi-Fi 6 HFC” que é descrito em 

Sabe-me dizer se é este o equipamento que devo pedir?
Posso contactar a linha e fazer referência a sua resposta porque da primeira vez que liguei para a linha disseram-me que não precisava de trocar?​​​​​​

Obrigado.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 27, 2026

Finalmente a resposta que eu precisava de saber.
Entretanto fiz umas pequenas pesquisas na Inteligência Artificial que me sugere o “GiGA Router Wi-Fi 6 HFC” que é descrito em 

Sabe-me dizer se é este o equipamento que devo pedir?
Posso contactar a linha e fazer referência a sua resposta porque da primeira vez que liguei para a linha disseram-me que não precisava de trocar?​​​​​​

Obrigado.

@Natros o equipamento que refere, teoricamente ultrapassa 1Gbps em Wi-Fi. 

Mas não é garantido o upgrade gratuito a pedido do cliente mesmo tendo contratado 1Gbps. 

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 27, 2026

Boa tarde, ​@Natros 

O ​@Jorge C deu uma boa ajuda sobre esta questão.

Caso pretenda verificar a possibilidade de trocar o router, envie, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número de contribuinte associado ao seu contrato.

Obrigada.

Nenhum operador vai garantir 1gbps ou qualquer outra velocidade via Wi-Fi, a NOS ainda não tem routers com wifi7 então mesmo que o seu telemóvel ou pc tenha não adianta. Aqui no caso pode pedir ( e deve ) a troca para um router com Wi-Fi 6 que deverá ter uma melhoria mas não se esqueça que isso significa que vai ter 1gbps por Wi-Fi. Tanto pode ter como não pode

• Autor
  • Megabyte
  • March 27, 2026

Nenhum operador vai garantir 1gbps ou qualquer outra velocidade via Wi-Fi, a NOS ainda não tem routers com wifi7 então mesmo que o seu telemóvel ou pc tenha não adianta. Aqui no caso pode pedir ( e deve ) a troca para um router com Wi-Fi 6 que deverá ter uma melhoria mas não se esqueça que isso significa que vai ter 1gbps por Wi-Fi. Tanto pode ter como não pode

Tenho esperança que possa melhorar um pouco e se não melhor muito, sempre fico com um equipamento mais recente.

Obrigado pela atenção.