Header
Respondido

Ligar ZON Hub + Box Iris na mesma tomada



Mostre a primeira mensagem

31 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Tive finalmente a visita de um técnico NOS (mesmo da empresa) depois de muito ter insistido ao longo dos meses por causa deste problema: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/o-power-router-4-0-deixa-de-responder-a-todos-os-servicos-14191

 

(Depois vou responder no tópico sobre o problema em concreto)

 

Aproveitei para, evidentemente, mostrar as ligações de entrada ao técnico, e fizemos uma revisão… ele concordou totalmente que o que foi feito anteriormente não tinha muita lógica, e eis o resultado!

 

 

Agora já posso respirar de alívio! :D Os sinais ficaram melhores (principalmente segundo o técnico, a diferença entre os valores MÍNIMOS e MÁXIMOS - seja lá o que isso for) e realmente uma das tomadas que tinha sido anteriormente substituida pela NOS, estava a degradar completamente o sinal do router… (sempre embirrei com o raio da tomada… fraca qualidade…)

 

Agora até a BOX já funciona na sala… (e neste local nem sequer foi necessário mudar tomadas)

Ok! Bom trabalho.

Mesmo desconhecendo a atenuaçao de cada saida do 4 way TAP (10 dB?), a diferençao é significativa relativamente a anterior configuraçao onde algumas tomadas somavam no minimo 19 dB.

Para quem os dBs possa fazer confusao, fixem este principio; 3 dB corresponde a uma reduçao do sinal em 50%...

Reputação 7
Crachá +2

Ok! Bom trabalho.

Mesmo desconhecendo a atenuaçao de cada saida do 4 way TAP (10 dB?), a diferençao é significativa relativamente a anterior configuraçao onde algumas tomadas somavam no minimo 19 dB.

Para quem os dBs possa fazer confusao, fixem este principio; 3 dB corresponde a uma reduçao do sinal em 50%...

 

Pois… db é uma medida logarítmica…

Mesmo sendo o sinal muito bom nesta zona, a instalação que tinha não fazia sentido actualmente… Não sei se entretanto o sinal diminuiu um pouco (aquela instalação foi feita há bastantes anos). Vamos lá ver agora como se porta.

Só deixo um conselho a quem tem problemas: quando vier um técnico a casa, tenham a certeza que se faz acompanhar de um BOM equipamento de medição (vá… que FUNCIONE!!) e façam uma verificação a toda a instalação...

 

Existem outras formas de verificar se repartindo o sinal (+/- 50% e cada saida) este continua a ser suficiente para cada equipamento, mas o melhor sera mesmo testar.

Um splitter como o da imagem é coisa para custar +/- 3€ nas lojas da especialidade.

Boas! Desculpe voltar a incomodar com o mesmo assunto, não entendo muito bem disto mas pensei dar uma tentativa visto que seria só comprar o dito splitter, instalar e mudar o router para o pé da box. 

Dei um salto a uma loja conhecida ( LM ) e disseram que este splitter iria funcionar, pode me confirmar se será o indicado? Reparei que os valores indicados nas saídas são diferentes

 

Ola @Meida , não incomoda nada.

Isso, como o nome inscrito na etiqueta indica, nao é um splitter mas sim um misturador/separador Satélite - Terrestrial. Tem uma funçao diferente e como pode ver junto de uma das ligações as frequencias de operação para essa saída são para uma instalação de parabólica para Satelite, nao servindo por isso para o que pretende.

Até me custa a acreditar que um estabelecimento comercial / profissionais tivessem dado tal sugestão...

 

e um splitter activo? https://www.castroelectronica.pt/en/product/amplificador-int-2-sadas-tv--ret-act-televes

Comentário