Header
Pergunta

Ligação cabo de rede vai abaixo. Como resolver?


Boa noite,
Tenho um powerline ligado ao router, e todos os dias tenho o seguinte problema.
Tenho um cabo de rede que esta ligado ao powerline, que por sua vez, noutra divisao liga a ps3, e todos os dias quando a ligo nao tenho acesso a internet atravez de cabo. So consigo ter internet por cabo quando reenicio o router.
Alguem sabe o que pode ser?

12 Comentários

Reputação 6
Crachá +1
Olá Antunesr,

Já experimentou ligar o powerline noutra porta do router?
Caso tenha adquirido o powerline à pouco tempo, verifique se tem algum update/firmware que possa corrgir a situação.
Resta saber em qual dos módulos do powerline está problema. Caso persista o problema e caso tenha possibilidade, experimentar noutra(s) tomada(s), porque pode ser que essa fase que utiliza tenha interferência que provoca o bloqueio do powerline.
Reputação 7
Crachá +1
Boa noite,
Tenho um powerline ligado ao router, e todos os dias tenho o seguinte problema.
Tenho um cabo de rede que esta ligado ao powerline, que por sua vez, noutra divisao liga a ps3, e todos os dias quando a ligo nao tenho acesso a internet atravez de cabo. So consigo ter internet por cabo quando reenicio o router.
Alguem sabe o que pode ser?


Olá Antunesr,

As sugestões do M. Alexandre são adequadas, mas aconselho a também renovar a "configuração" powerline, nomedamente fazendo um reset aos dois e renovando o "emparelhaento".

Às vezes resolve questões de má ligação e pode ser que ajude.
Reputação 5
Crachá +1
Pelo que li parece que tem muitos problemas e por isso estão classificados como pouco viáveis e não recomendados.
Reputação 7
Crachá +1
Pelo que li parece que tem muitos problemas e por isso estão classificados como pouco viáveis e não recomendados.

Cada caso sendo um caso por causa das circunstâncias que podem limitar a performance do sistema, permito-me não concordar, pois nunca tive problemas complicados com o powerline que sempre me resolveu muitos problemas de ligação que o wifi não consegue.

Por algum motivo já há anos - e agora vejo que até se tornou normal - muitos operadores de internet/tv aconselham e comercializam o powerline para complementar o sistema implementado. Alguns até incluem no pacote fornecido para assegurar a ligação da 2ª box tvHD.

O wifi torna-se mais prático, mas quando não posso ter cabo quase sempre recorro a ligação por powerline. E podem perfeitamente complementar-se com resultados de cobertura acrescidos.
Reputação 5
Crachá +1
Eu não disse problemas complicados mas sim muitos problemas. A powerline faz velocidades destas???
E tem em mente que estou no quarto e o router esta na outra ponta da casa. E sem problemas nenhuns aqui.
Reputação 7
Crachá +1
Só posso dizer que o powerline me garante a velocidade por cabo que tenho no router na rede NOS.

Quando e se tiver mais velocidade na rede possivelmente não fará, pois os meus estão limitados a 1300 (teóricos) e sei que não asseguram a totalidade - como o wifi também não faz.

Claro que para bater routers wifi com essas características ainda não haverá powelines capazes.
O que o teu router não conseguirá - testado por mim com os meus que não sendo dessa norma são bem capazes - é assegurar-me a velocidade em todos os pontos da minha casa por impossibilidade física - linha de vista e obstáculos.

Com o powerline AV2 consigo 120Mbps em todas as minhas tomadas mesmo a cinquenta ou mais metros de distância do router (com uma uma extensão de 25 metros para a tomada) e sabendo que a ligação tem pelo menos duas viagens ao quadro por existirem disjuntores separados...

Resolve, não faz milagres mas também não me custou o que se vê nas tabelas...
E conjugado com um router wifi fracote faz milagres....
Reputação 5
Crachá +1
Mi gusta o teu ping 🙂
Reputação 6
Crachá +1
No seguimento do que o Vaz referiu relativamente à configuração, pode estar a ocorrer conflitos de IP o que faz com a box deixe de ter acesso e fará sentido recuperar a internet quando reinicia o router. Caso saiba como proceder recomendo que atribua IP (interno) fixo ao powerline através da opção DHCP do router e atribua um IP dentro da gama definida. No caso do router da NOS (no meu caso) é na Rede Local>Definições>Distribuição de Endereços IP e definir o inicio e fim da gama (ex. imagem em anexo). No entanto no meu caso o que comanda efectivamente o IP fixo dispositivo a dispositivo é um segundo router Netgear 3700 e o meu powerline é um TP Link WPA 2220. Espero que consiga implementar as ditas configurações.
Reputação 7
Crachá +1
Mi gusta o teu ping :)

Não é famoso ma sé o que há mesmo no router. Não é grandemente afectado pela distância - Já agora nada o prova senão a minha informação mas esses dados foram obtidos no local que relato.

Não vou chatear ninguém por isso porque não me está a perturbar de momento e o que prezo é uma ligação estável com os valores constantes.

Sempre foram e no meu caso os técnicos é que - nas vezes em que acabaram por me trocar o zonhub - insistiam em melhorar o sinal. E fizeram-no.

Pior está quem tem valores ridículos e muitas vezes instáveis de download e acaba por não ter um serviço em condições embora pague por isso.

Acrescento em relação ao que disse acima - e bem - o M. Alexandre, que se o powerline for normal não terá ip para atribuir só os aparelhos que a ele estiverem ligados, uma vez que funciona como uma "tomada" de rede.
Já se incluir um ponto de acesso wifi, como o que ele refere, é outra conversa. Por defeito falo na minha experiência e como não tenho nenhum nem me lembro.

Nota final: se calhar ando distraído com o ping, mas estas voltas ajudam a melhorar. Mesmo assim informo sobre o assunto que em milhares de testes feitos desde que tenho NOS só consegui pings abaixo de 10 em pouco mais de uma dúzia deles apesar de os outros parâmetros estarem no que esperava - salvo avarias. Em parte dessa dúzia o resto estava fraco... Curiosamente estou em fibra (FTTH) da concorrência e o melhor que consigo hoje é ... 10. Vá lá a culpa não é da NOS.
Reputação 7
Crachá +1
Mi gusta o teu ping :)

E agora já te gusta?

Obrigado pela curiosidade despertada para o problema

O local não é o mesmo - meio caminho entre router e local anterior - mas é powerline.
Reputação 6
Crachá +1
Antunesr,

Apenas mais uma ideia pateta mas nunca se sabe. Confirmar se os bornes das tomadas estão bem apertados.
Reputação 7
Crachá +1
Antunesr,

Apenas mais uma ideia pateta mas nunca se sabe. Confirmar se os bornes das tomadas estão bem apertados.


Por vezes as coisas mais simples resolvem problemas destes.

Se for possível até repor as configurações do zonhub - estou a propor, mas também sou contra a necessidade destes recursos para termos o serviço funcional. De qualquer forma como o importante para o utilizador é estar servido e mais vale ir riscando eventuais "fontes" do problema para, não conseguindo solução, pedir o apoio técnico.

Já tive situações em que sem dar por isso cabos de rede aparentemente bons deixaram de trabalhar adequadamente .

Comentário